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07/08/2017 - 16h46
UM MÊS COM... > SUBCOMPACTO

Volkswagen up! adentra garagem do Carpress para o teste de 30 dias

Testamos modelo que chega aos 100 km/h em 9,5s em situações da “vida real”
Do Carpress
Luís Perez/Carpress O up! na versão Connect, que começa a passar pela seção “Um mês com...” O up! na versão Connect, que começa a passar pela seção “Um mês com...”

Lançado em 2014, o Volkswagen up! ganhou neste ano seu primeiro “banho de loja” – aliás, foi muito mais do que isso... O subcompacto é um “case” de mercado: chegou completamente incompreendido, sua estratégia de comunicação (publicidade, talvez...) ganhou uma correção de rota e agora mostra suas reais qualidades.

Aliás, é digno de nota: a marca alemã, em meio a grandes reduções das frotas de imprensa e pulverização dos meios de comunicação, ofereceu desta vez um exemplar do modelo para o canal “Um mês com...” do Carpress. Pelas duas razões supracitadas, fazia tempo que nenhum veículo dava as caras por ela.

O up! é um caso exemplar de reformulação “de meia vida” que ouviu os maiores clamores de seu consumidor. A versão que avaliamos a partir desta segunda (7) é a Connect, equipada com motor TSI de 101 cv com gasolina a 105 cv com etanol. Vamos contar o dia a dia desse teste!

Obseração: os posts são colocados em ordem inversa, como em um blog. Ou seja, os mais recentes aparecem primeiro.

20º dia - 26/8/2017


Comprovando o “ser bom de reparo”

por Luís Perez


Falamos sobre o fato de o up! ser bom de reparo, mas não explicamos tecnicamente. Vamos lá. O modelo conquistou índice 10 no CAR Group 2017, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma batida. O CAR Group é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

O CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com off-set de 40% na dianteira esquerda contra uma barreira rígida a um ângulo de 10 graus. As mesmas condições são aplicadas para o impacto da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do Research Council for Automobile Repairs.

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O índice serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros.
20º dia - 26/8/2017

19º dia - 25/8/2017

Pico de 22,7 km/
l

por Wandick Donett


Pronto! Eis que o computador de bordo do up! abastecido com gasolina marca impressionantes 22,7 km/l em um percurso entre São Bernardo do Campo (SP) e a Fazenda Capuava, onde diversas marcas realizam eventos de trabalho. Foram 144 quilômetros percorridos nesse percurso.


18º dia - 24/8/2017

Largando o osso


por Wandick Donett


Dia de fazer o publisher do Carpress, Luís Perez, largar o osso (sim, ele ama o up!) largar um pouco o osso e pegar o up! para ir a um evento de trabalho em Indaiatuba (SP) e experimentar o carrinho, que impressiona. Sim, na estrada ele passa absoluta segurança pela agilidade e é preciso ter muita atenção para não levar uma multa por excesso de velocidade. No post de amanhã eu conto como foi o consumo.

17º dia - 23/8/2017

Banco dianteiro inteiriço e traseiro com encosto central


por Luís Perez


Os bancos dianteiros inteiriços chamam a atenção pela modernidade. Muita gente que entra no carro estranha à primeira vista, mas, logo depois, o acham moderno. O encosto de cabeça não é separado. Outro detalhe: há quem pense que o up! só tem quatro lugares, mas é um engano. Tanto é que existe encosto de cabeça central no banco traseiro.

16º dia - 22/8/2017

Sem raspar...


por Luís Perez


Digna de nota é a altura livre do solo do up!, que não deixa o carro raspar em lombadas e valetas. A unidade testada não raspou em nenhuma ocasião. Aliás, o meu up! pessoal, em mais de 5.000 quilômetros rodados, também não raspou nenhuma vez. Nota dez!

15º dia - 21/8/2017

Torque à prova de cansaço


por Luís Perez


O up! com motor TSI surpreende pela agilidade com que se sai das mais diversas situações limite no trânsito. Os outros carros não botam fé no quão rápido ele vai sair ou retomar. E seu torque (força) permite que na maior parte do tempo ele possa permanecer em terceira marcha, fazendo com que o condutor não se canse cambiando.


14º dia - 20/8/2017

Mais itens de série


por Luís Perez


Na linha 2018, a versão avaliada passa a vir de série com iluminação ambiente no painel na versão TSI, além de volante multifuncional com acabamento de couro, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve de 14 polegadas, espelhos retrovisores externos com luzes de seta integradas e função tilt down do lado direito (o espelho aponta para o meio-fio), sensor de estacionamento traseiro (park pilot) e para-sol com espelho do lado do motorista e do passageiro.

13º dia - 19/8/2017

Muito espaço


por Luís Perez


Certa vez, dirigindo para a Uber, já voltando para a casa em um domingo à noite, é solicitada uma corrida. Três pessoas com três malas vão para a Rodoviária do Tietê. A sensação é que a bagagem não vai caber no up!. Mas o modelo tinha sistema s.a.v.e., o sistema de ajuste variável de espaço. Tiro a prateleira que simula o fundo falso e o porta-malas é ajustado para todo seu potencial de 285 litros. Cabem duas malas ali, mais uma no banco dianteiro, enquanto os três passageiros viajam no banco da frente. Mas nem sempre botam fé no up!. Certa vez uma corrida foi cancelada. Vou ver para onde: Aeroporto de Guarulhos... Ah, detalhe chato: a unidade testada não tem o item de série, mas tem sim o espaço total para bagagem, claro.


12º dia - 18/8/2017

Ditando regras


por Luís Perez


Já há alguns anos os veículos da Volkswagen vêm ensinando ao motorista como dirigir de forma mais eficiente. Mesmo o up! lançado em 2014 traz indicador de trocas de marcha, aperfeiçoado no 2018. O aplicativo do novo traz o Think Blue Trainer, dispositivo de monitoramento e auxílio ao motorista para uma condução mais eficiente que funciona de forma complementar ao indicador de troca de marchas. Esse sistema mostra na tela do celular um gráfico que se modifica na medida em que o veículo consome mais ou menos combustível. Quanto mais econômico, mais elementos azuis aparecem. Outra função é mostrar as principais funções do computador de bordo do veículo, como consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média, distância percorrida e tempo de viagem, tudo podendo ser visualizado na tela central do instrumento combinado ou pelo celular.

11º dia - 17/8/2017

Agora direto no celular


por Luís Perez


O up! aprendeu com os próprios erros... O sistema maps & more anterior anterior foi um dos aspectos mais criticados no modelo lançado em 2014, não só pelo Carpress, mas por praticamente todos os veículos especializados que o testaram. Esta como um daqueles navegadores portáteis que começaram a ser lançados em 2006. Até que a Volks se rendeu aos aplicativos de celular com o sistema Composition Phone, que, por meio do aplicativo maps + more, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS, instalado no smartphone, permite a conectividade entre rádio, carro e telefone celular. Com tela colorida de 5 polegadas, traz ainda entradas auxiliar e SD card e USB capaz de carregar a bateria do celular, posicionada no suporte de celular. Há um suporte integrado ao painel, facílimo de usar...

10º dia - 16/8/2017

Perda total


por Luís Perez


O up! é um carro extremamente seguro. Antes do meu ano-modelo 2016-2016, tive um 2015-2016 e sofri um acidente em que bati em outros dois outros carros parados. O seguro indenizou e comprei outro igualzinho, mas 2016-2016. Não sofri absolutamente nenhum arranhão, apesar da violência da batida, que causou perda total no meu up! e em um dos dois outros carros em que bati. Célula de sobrevivência dez, com abertura de airbags.

9º dia - 15/8/2017

Palheta de cores


por Luís Perez


Leitores perguntam quantas unidades do up! testadas serão ofertadas ao mercado. Curiosamente fiz essa mesma pergunta na prévia de apresentação do modelo. A resposta é que não há um número definido de unidades. A outra questão são as cores oferecidas. Resposta: além da azul Lagoon, que está sendo oferecida, a laranja Habanero, que é uma novidade na linha up!, bem como a prata Sírius.

8º dia - 14/8/2017

Saídas de ar centrais


por Luís Perez


Duas coisas que sempre achei chatas no meu up! 2016-2016 e que foram solucionadas na linha 2018 é a falta de comandos no volante. Agora existe uma série de funcionalidades para computador de bordo e sistema de som. Outra coisa foi a já  citada dificuldade de leitura dos dados do hodômetro e do computador de bordo. Muito, muito pequenos para ler. Absolutamente resolvido. Mas vale ressaltar que o modelo, lançado no Brasil em fevereiro de 2014, não teve uma mudança de geração e sim uma reformulação de meia-vida agora no primeiro semestre de 2017. Ou seja, não poderia ser muito custosa. Portanto, ficou de fora algo que acho chato o up!, que é a falta de difusores circulares de ar-condicionado no centro do painel. Há apenas saídas de ar para o para-brisa. Algo a pensar para o futuro.

7º dia - 13/8/2017

Barato de ter e manter


por Luís Perez


O up! que estamos testando é baseado na versão move, que tem preço básico de R$ 48.790. O modelo tem preços que variam de R$ 37.990 (take) a R$ 57.900 (cross). Ou seja, na linha 2018 deixou de ser um carro “popular”. O Gol será o carro de entrada da Volks. O Fox ficará posicionado ao lado do up!, mas para outro público e, no final de setembro, será lançado o Polo, acima de todos. O up! é bom de seguro (paguei aproximadamente R$ 1.500), de reparo e de revenda. Vale a pena conversar com um corretor. Você vai se surpreender.

6º dia - 12/8/2017

Série especial


por Luís Perez


Ah, ainda não contei. A versão que estamos testando, da série especial connect, é oferecida exclusivamente com a motorização TSI. Entre as novidades, estão retrovisor e teto pintados em preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo), interior escurecido, adesivo na soleira das portas, faixa lateral que se refere à versão, roda de liga leve aro 15 diamantada com detalhes em preto brilhante e sistema de som Composition Phone. Em um post futuro falaremos melhor sobre o som...

5º dia - 11/8/2017

Devia ganhar comissão


por Luís Perez


Nos tempos em que dirigi para a Uber com o up!, muita gente se surpreendia com o carrinho. “Este é o up!? Nossa, que espaço interno legal, que banco dianteiro interessante! Acho que vou comprar um!” Tenho certeza de que “vendi” muitos com esse trabalho. Devia até ganhar comissão (risos).  Com o novo, causo muito torcicolo pelas ruas. O carro ganhou a identidade dos demais veículos da Volkswagen. Só ficou estranha a lanterna traseira.

4º dia - 10/8/2017

Vaidade


por Luís Perez


O up! tem duas motorizações. A que estamos testando, que é a mesma que eu tenho, não mudou da versão que comprei no ano passado (TSI de 101 cv com gasolina a 105 cv com etanol) – a outra é MPI de 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol – dá orgulho a quem tem. A Volkswagen deve ter detectado isso em clínicas. Assim, tratou de “espalhar” pelo carro “sinais” da motorização TSI. Uma linha horizontal vermelha a grade frontal e a inscrição “TSI” na coluna B indicam quando o carro é TSI. Antes essa identificação era só na tampa do porta-malas, que era preta. Até a pequena Júlia, 9, já tinha percebido e observado: “up! TSI todo preto não tem a menor graça, né, pai!?”

3º dia - 9/8/2017

Incompreendido


por Luís Perez


O up! é, se não “o”, um dos melhores carros do mercado brasileiro. Demorou para ser compreendido como tal, pois foi apresentado em uma campanha publicitária que não mostrava suas grandes qualidades. É compacto, espaçoso por fora, seguro, bom de seguro etc. Adquiri um no último ano e estou muito feliz. Não preciso de muito para falar bem do modelo. Continua a ser incompreendido. Comprei o modelo para fazer uma experiência dirigindo para a Uber. Concorrentes da empresa, como a Cabify, consideram o carro menor e não o aceitam. Pobre coitadas... 

2º dia - 8/8/2017

Letrinhas (nada) miúdas


por Luís Perez


Até a atual reformulação do up!, um dos pontos que mais irritavam o usuário era a baixíssima visibilidade dos dados do cluster. Números muito pequenos, em um vermelho com fundo preto, foram substituídos por dados maiores, em cor clara. Ou seja, agora a visualização é perfeita.

Confira neste vídeo como ficou


Além disso, o volante que não tinha função alguma permite controlar sistema de som, acessar dados do computador de bordo, bem como atender e desligar um telefonema. Mais um anseio do antigo consumidor do up! que foi plenamente atendido.

1º dia - 7/8/2017

Motorista de aplicativo...


por Luís Perez


Para quem gosta de dirigir, a primeira frase que vem à cabeça após alguns momentos ao volante de um Volkswagen up! TSI é a que abre a canção “All Star”, de Nando Reis: “Estranho seria se eu não me apaixonasse por você...”.

Pois é. Com o perdão da expressão desgastada, sem medo de ser feliz, posso afirmar: o up! é um dos melhores automóveis à venda no Brasil. Não à toa que, após anos sem um carro fixo, foi por ele que optei para seguir adiante, mais de um ano atrás, a ideia de dirigir para um aplicativo de forma “terapêutica” (mais aqui).

O carro entrega agilidade incomum. Neste fim de semana assisti ao filme “Tim Maia”. O cantor, quando fez sucesso, comprou um Chevrolet Camaro 1970. Narrador do filme, o cantor paraguaio Fábio diz: “Esse carro faz 0 a 100 km/h em 8 segundos”. Pois bem, o up! TSI é só 1,5 segundo mais lento! Precisa dizer mais?

Por enquanto o carrinho apenas chegou. Vamos no dia a dia contar aqui por que ele é tão bom!

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