O nome da sigla vem exatamente de um pacote de opcionais que a Chevrolet oferecia nos modelos décadas atrás nos Estados Unidos. Por aqui, a Z71 deve representar 10% das vendas da picape.
Esse modelo aventureiro herda as evoluções mecânicas adotadas recentemente em toda linha S10, como a turbina redimensionada e a nova calibração do motor 2.8 Turbo Diesel e da transmissão automática AT6. A tração é ajustada por um seletor eletrônico no console central e dispõe do modo 4x4 com reduzida.
Entre elas, estão os adesivos com desenhos geométricos e uma faixa vermelha que se estendem nas laterais até a tampa traseira, além de apliques plásticos nos para-lamas, estribos laterais integrados com a carroceria e um santantônio tubular exclusivo.
Os cromados dão lugar ao preto, presente nos logotipos, nos retrovisores e nos para-choques.
O conjunto propulsor da S10 Z71 é o mesmo das versões mais sofisticadas, contando inclusive com o exclusivo sistema CPA, que reduz os níveis de ruído e vibração.
O motor 2.8 Turbo Diesel de 200 cv e 51 kgfm de torque vem com as mesmas evoluções aplicadas recentemente à linha de produtos. É o caso da turbina redimensionada e uma calibração de motor e câmbio. Isso melhora a resposta da picape em arrancadas e ultrapassagens, tudo com excelente eficiência energética.
O desempenho é muito bom, seja na cidade, ou em terrenos mais acidentados. Sua direção elétrica é leve e precisa. Sem mudanças no conjunto de amortecedores e suspensões, a nova versão tem o mesmo comportamento dinâmico das demais e se destaca por oferecer bom nível de conforto para quem vai na frente.
Mas como tudo nem sempre é como esperamos, a Chevrolet decidiu "inovar para trás", fazendo um downgrade dos seus já tradicionais produtos de alta qualidade. Conhecida por ter incluído internet a bordo e integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay em seus carros, a marca decidiu deixar de fora esses atrativos na S10 Z71.
A programação eletrônica é igual ao da versão High Country, por isso a Z71 apresenta os mesmos números de performance no asfalto: 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e consumo de combustível de 8,3 km/l na cidade e de 10,6 km/l na estrada, de acordo com o padrão do Inmetro.
A S10 Z71 também vem equipada com seletor eletrônico para ativação da tração 4x4 e da reduzida, além de controle de velocidade para descidas íngremes. O sistema, acionado por um botão no painel, é útil para reduzir escorregamentos em ladeira com piso de baixa aderência.
Vem equipada com os itens de segurança, conveniência e conectividade mais valorizados pelo público-alvo, entre eles seis airbags, acabamento premium dos bancos e MyLink com Android Auto e Apple Car Play.