A saída pode ser uma coincidência com o periíodo turbulento que vive a indústria automobilística,em que a empresa perdeu a liderança de vendas no Brasil. Ou não. Informaremos em breve o novo destino do executivo se irá para outra montadora ou deixará o segmento automotivo.
Ele assumiu a presidência da GM do Brasil em setembro de 2016, um ano complicado para o setor, que busca se reestruturar e liderar novamente as vendas no Brasil, depois da crise de semi-condutores afetar totalmente a produção de veículos.
O diretor financeiro da GM América do Sul, Roberto Martin, conduzirá os negócios interinamente. O presidente da GM Internacional, Steve Kiefer, agradeceu pela liderança de Carlos na América do Sul desde 2013.
O comunicado da GM aponta que: "Carlos tem sido uma força motriz para mudanças, não apenas em nossos negócios mas na indústria automotiva na América do Sul. Sob sua liderança, a GM está realizando um investimento histórico para fornecer veículos globais líderes de mercado e dar seguimento aos mais de 100 anos de sucesso da Chevrolet na região. Além disso, levou a marca Chevrolet à liderança de mercado no Brasil e manteve-a na América do Sul".
Carlos Zarlenga, 46 anos, assumiu o cargo de presidente da General Motors América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai) em 1º de abril de 2019.
Anteriormente, ele atuou como presidente da General Motors (GM) Mercosul – uma operação que integra as atividades da GM no Brasil e na Argentina – desde janeiro de 2017.
Antes disso, Zarlenga foi presidente da GM Brasil (2016) e CFO da GM América do Sul (2013-2016).
Ele também atuou como vice-presidente e diretor financeiro da GM Coréia (2012-2013), além de diretor no conselho da GM Uzbequistão, uma joint venture da GM com o governo uzbeque.
Antes de ingressar na GM, Zarlenga trabalhou por mais de 15 anos na General Electric na Europa, Ásia e Estados Unidos. Entre outras funções, ele foi CFO da General Electric Consumer & Industrial, Europa, Oriente Médio e África.
Zarlenga é um cidadão argentino / espanhol, formado em Economia pela Universidade de Belgrano em Buenos Aires, Argentina. Sob seu comando, a marca atualizou a linha de produtos, com as novas gerações de Onix; Onix Plus; e Tracker.
[tags]
[tags]