Antes de mais nada, vamos aos preços de cada uma das versões: LX, R$ 105.100; EX, R$ 111.500; EXL, R$ 123.600 e Touring, R$ 148.800. As versões Touring e EXL recebem novas rodas de liga leve de 17 polegadas, com design diferenciado, e novos faróis de neblina em led, com desenho horizontal, similar ao adotado no CR-V. A versão EXL ganha ainda faróis full led, antes disponíveis apenas na Touring, retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva.
A versão EX traz agora retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down (aponta para o meio-fio na marcha à ré, para auxiliar as manobras), além de receber mais dois airbags (de cortina), totalizando seis bolsas infláveis de proteção.
Versão de entrada, a LX ganha uma central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, a mesma adotada na versão EX, que permite a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze e Google Maps, reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis ou de serviços de streaming, além da função de reconhecimento de voz no volante, que permite atender e realizar chamadas, reproduzir músicas, entre outras funcionalidades.
A LX recebe ainda luzes de seta nos retrovisores externos e quatro airbags novos (dois laterais e dois de cortina). Com isso, todas as versões do HR-V 2021 passam a vir com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina).
Sua dianteira traz em todas as versões faróis com luzes diurnas de rodagem em led – com conjunto óptico duplo halógeno nas versões LX e EX, e full LED nas versões EXL e Touring –, enquanto a traseira inclui lanternas com guias em led em todas as variantes.
Versões e preços: LX, R$ 105.100; EX, R$ 111.500; EXL, R$ 123.600 e Touring
De série em todas as versões, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat agrega uma versatilidade ao modelo, com três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros e Long, para o transporte de volumes longos, como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro.
Com os bancos na posição normal, o HR-V oferece 437 litros de porta-malas, nas versões LX, EX e EXL e 393 litros na versão Touring. Todas trazem de itens indispensáveis série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controlador de velocidade e faróis de neblina (halógenos nas versões LX e EX e em LED nas versões EXL e Touring), bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. A linha 2021 agrega também o acendimento automático dos faróis e a regulagem de altura do facho de luz.
A versão EX traz ar-condicionado digital touchscreen, paddle shifts para trocas de marcha no volante, habilitando a simulação de sete velocidades na transmissão CVT, bem como espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré, além de sensores de estacionamento traseiros.
Nas versões EXL e Touring, o HR-V oferece todos os itens da EX e bancos de couro, central multimídia de 7 polegadas com navegador integrado, retrovisor interno fotocrômico e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da grade frontal com acabamento em black piano.
Como em todos os modelos da Honda, a segurança também é prioridade no HR-V. Todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de frenagem de emergência (ESS) e seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina).
Touring
A versão top de linha do HR-V traz equipamentos exclusivos. Além da performance diferenciada, graças à adoção do motor 1.5 Turbo, de 173 cv, combinado à transmissão CVT, o HR-V Touring oferece tecnologias únicas no modelo.
O exclusivo teto solar panorâmico da versão Touring aumenta a sensação de espaço e luminosidade para os ocupantes e agrega um estilo único ao HR-V. Na parte traseira, o logotipo "Turbo" e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam o design.
Por dentro
O interior refinado da família HR-V, reconhecido pela qualidade dos materiais e pela sofisticação, traz um toque adicional de estilo na Touring, recebendo os ocupantes em um ambiente único. Essa versão oferta, de acordo com a cor externa, a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos, laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring.
Equipado com a tecnologia Smart Entry, é possível a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, enquanto o botão de partida torna ainda mais cômoda a operação do veículo. A versão Touring oferece ainda o sistema Honda LaneWatch, tecnologia composta por uma câmera instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelo espelho retrovisor, eliminando pontos cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia, ao acionar a seta, ou ao pressionar um botão na alavanca. Com isso, o condutor tem mais segurança em mudanças de faixa e mais comodidade em manobras.
As versões LX, EX e EXL são equipados com motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol, que é combinado à transmissão CVT - com simulação de sete velocidades e aletas para trocas de marcha no volante, nas versões EX e EXL.
A versão Touring, por sua vez, traz motor 1.5 turbo de quatro cilindros, com calibragem específica para o HR-V, que utiliza turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.
Esse propulsor é acoplado à transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada especificamente para o HR-V Touring, que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor.
Essa transmissão traz algumas características específicas: função Kick Down, que reduz rapidamente a relação de marcha para permitir uma retomada mais eficiente quando o pedal do acelerador é pressionado até o fim do curso e uma modularidade maior da aceleração em médias rotações, bem como a simulação das sete velocidades com o acelerador a plena carga, aumentando a percepção de performance.
O freio motor fornecido pela transmissão CVT do modelo Touring traz simulação de reduções de marcha de forma automática em condições de frenagem brusca, aumentando a eficiência. A Touring inclui ainda calibragem específica para o conjunto de suspensão, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas.
O modelo está disponível nas cores: branco Tafetá (sólido), prata Platinum, cinza Barium, azul Cósmico (metálicos), branco Estelar, preto Cristal e vermelho Mercúrio (perolizados). A versão Touring traz interior cinza para as cores externas branco Estelar, cinza Barium e azul Cósmico. As outras cores trazem interior com acabamento preto.