“Quando penso na trajetória da Toyota no Brasil desde o início, me sinto orgulhoso da nossa família Toyota, responsável por essa história de sucesso neste grandioso país”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil e Argentina.
“Ao comemorarmos 60 anos, nossa matriz no Japão está de olho no futuro, por isso, nossa principal mensagem neste momento é Reinventando o Futuro. A Toyota quer ser protagonista da transformação que a indústria automotiva está passando. Novas tecnologias ambientalmente responsáveis, como o sistema híbrido presente no Prius, são apenas o primeiro passo e tenho certeza que o Brasil terá um papel importante em nosso futuro.”
Hoje a empresa mantém quatro fábricas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, cidade também que abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. Além disso, são três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças em Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 5.800 profissionais.
Interior da unidade de São Bernardo do Campo (alto); primeiro lote de Bandeirantes (acima)
Neste ano, a marca trabalha em grandes projetos, sendo o mais importante deles o lançamento do Yaris, modelo que se encaixará entre o compacto Etios e o sedã médio Corolla no portfólio da empresa no Brasil, com início de vendas previsto para o segundo semestre.
Neste ano estreia no Brasil a Toyota Mobility Foundation, iniciativa global de responsabilidade social para a mobilidade. Criada em 2014, a fundação trabalha em parceria com universidades, governos, ONGs, instituições de pesquisa e outras empresas na busca de soluções para a mobilidade em todo o mundo e conta com a expertise da Toyota em tecnologia, segurança e meio ambiente.
Outra iniciativa prevista para 2018 é a introdução da marca Toyota Gazoo Racing no Brasil. Criada em abril de 2015, compreende todas as atividades de esporte a motor da Toyota, herdando a filosofia fundamental da empresa de criar veículos melhores e desenvolver seus recursos humanos por meio do automobilismo e da competição. Compete em diversas categorias pelo mundo, como World Rally Championship (WRC), World Endurance Championship (WEC), Rally Dakar, 24hs de Nürburgring, NASCAR, Super Fórmula Japonesa, entre outras.
Como uma das principais filosofias da Toyota é o suporte às sociedades onde está inserida, em 2018 a empresa pretende iniciar oficialmente o programa de visitas em seus Centros de Visitas localizados em São Bernardo do Campo e Sorocaba, ambos no Estado de São Paulo. Denominada Ecofactory, a unidade do interior de São Paulo é a sede para visitas com foco em questões ambientais.
A fábrica do ABC se prepara para dividir com os participantes uma experiência institucional adquirida nesses 60 anos de atuação no país. O programa de visitas será aberto ao público em geral e será realizado por meio de agendamento prévio.
Como tudo começou
A Toyota iniciou suas operações no Brasil em 23 de janeiro de 1958, com a instalação de um escritório no centro da cidade de São Paulo. Em dezembro desse mesmo ano, também em São Paulo, inaugurou sua primeira linha de montagem, começando desta maneira suas atividades como fabricante de veículos no país.
Cinco meses mais tarde, a Toyota lançou o primeiro veículo Land Cruiser, na modalidade CKD (Complete Knock-Down, ou veículo completamente desmontado), que recebeu o nome de Bandeirante. Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo (SP), onde instalou a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão. A partir de 1962, passou a fabricar o modelo Bandeirante nacional, que durante 40 anos se posicionou como referência no mercado de utilitários.
Em outubro de 1999, a Toyota do Brasil celebrou a produção de 100 mil unidades do utilitário. Em novembro de 2001, com o encerramento da produção da linha Bandeirante, a unidade de São Bernardo do Campo passou a fabricar autopeças.
Com a compra de um novo terreno de 1,5 milhão de metros quadrados na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construção de sua segunda fábrica no país, destinada à produção do Corolla, que teve início em setembro de 1998. Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural da fábrica.
Esse novo aporte marcou o início da produção do novo Corolla, a partir de junho de 2002. Em março de 2017, a unidade fabril comemorou a marca de 1 milhão de Corollas produzidos no Brasil, reflexo do sucesso absoluto do sedã médio mais vendido do país. Outro passo importante para o crescimento da Toyota no Brasil foi a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005.
Bandeirante (alto) saiu de linha em 2001 (alto); Etios é feito em Sorocaba desde 2012
A instalação tornou-se o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento dos utilitários Hilux e SW4 e de peças de reposição produzidas na planta de Zárate (Argentina), por via rodoviária. Ocupando 2,5 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 58 mil metros quadrados, o Centro de Guaíba, além de receber e distribuir os veículos e peças produzidos em Zárate para todo território nacional, executa as operações de checagem e ajuste de montagem, para que estes se adaptem à legislação brasileira.
Em agosto de 2012, mais um marco foi a inauguração de sua terceira unidade fabril, desta vez em Sorocaba (SP), responsável pela produção do compacto Etios em suas versões hatchback e sedã. Resultado de um investimento inicial de US$ 600 milhões, a unidade é um marco na operação brasileira, pois reúne atributos das plantas mais modernas da Toyota em todo o mundo.
A habilidade dos mais de 1.900 profissionais da unidade de Sorocaba permitiu à Toyota realizar melhorias profundas na família Etios. Foram 14 mudanças no produto, desde o seu lançamento, em setembro de 2012, tornando o compacto da marca um sucesso de vendas. No ano passado, o modelo ultrapassou pela primeira vez em sua história a casa das 70 mil unidades vendidas (hatchback e sedã).
Yaris vem aí
Nessa curta história, a unidade que foi inaugurada para produzir 74 mil veículos por ano, foi expandida a partir de janeiro de 2015 e hoje possui capacidade para fabricar 108 mil unidades anualmente. Além disso, está recebendo investimentos adicionais de R$ 1 bilhão para receber equipamentos para a produção do Yaris.
Em 2013, foi lançado o Prius, primeiro automóvel híbrido de produção em massa do mundo, que chegou ao mercado brasileiro com a missão de disseminar o avanço da tecnologia híbrida no País. Desde então, ele se tornou líder isolado em seu segmento, com vendas totais de 3.504 unidades desde seu lançamento.
Em dezembro de 2015, a empresa inaugurou um novo centro de distribuição de veículos, localizado próximo à área portuária de Suape, região metropolitana de Recife (PE). Com investimento inicial de R$ 2,4 milhões e área total de 23 mil metros quadrados, o centro tem capacidade para receber cerca de 40 mil unidades por ano e contribuiu para aprimorar a operação logística da empresa na região Nordeste, atendendo de forma ainda mais eficiente os clientes da região.
Em maio de 2016, a empresa inaugurou sua fábrica de motores na cidade de Porto Feliz (SP), responsável por produzir os modernos, eficientes e duráveis propulsores Dual VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex e gasolina, que equipam o compacto Etios comercializado no Brasil e em diversos países da América Latina.
A linha atual de produtos Toyota vendida no Brasil é composta pelo compacto Etios nas versões hatchback e sedã, pelo sedã médio Corolla, pela Hilux e SW4 e pelos modelos importados do Japão – RAV4, Prius e Camry. A linha Lexus, divisão de luxo da Toyota, é representada no Brasil por meio dos modelos NX300, RX350, CT200h e ES350.