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29/08/2016 - 20h49
REPORTAGEM > AVALIAÇÃO

Probleminha irrita no HB20S 1.0 Turbo

Com seis velocidades, câmbio é pouco preciso e 3ª entra no lugar da 1ª marcha
Luís Perez
Do Carpress, em São Paulo
Fotos Luís Perez/Carpress/Divulgação O Hyundai HB20S 1.0 Turbo Comfort Style, que custa R$ 56.635 O Hyundai HB20S 1.0 Turbo Comfort Style, que custa R$ 56.635

Respostas rápidas aos comandos do motorista no acelerador, aquele barulhinho (bom) típico de um três-cilindros, extrema agilidade no trânsito urbano, design e nível de equipamentos bastante agradáveis, mas um probleminha chato que citarei mais adiante.

Valeu a pena ficar no pé da Hyundai para testar o HB20S 1.0 Turbo Comfort Style na cidade – o lançamento foi no autódromo de Interlagos –, pois seu comportamento dinâmico é muito interessante. O preço sugerido da versão avaliada é de R$ 56.635.

Mais em conta, no degrau debaixo está a Comfort Plus, por R$ 52.885. A mais, a versão testada traz faróis dianteiros de neblina com projetor, rodas de liga leve aro 15, detalhes de cromo acetinado nas saídas de ar e no freio de mão, mesmo material das maçanetas internas, vidros elétricos dianteiros e traseiros “um toque”, abertura e fechamento das portas por chave canivete, volante com regulagem de altura e profundidade, porta-óculos no console de teto, alças de segurança para passageiros na frente e atrás e luz no porta-malas, entre outros itens.

Seu câmbio é manual de seis velocidades, o que torna a condução muito mais prazerosa. Graças ao torque (força) alto, o motorista não se cansa no troca-troca, uma vez que na cidade muita coisa pode ser feita em terceira marcha.








HB20S vem equipado com motor 1.0 turboalimentado de até 105 cv

Engatar a sexta? Ihhh, esquece! Sexta marcha em uma cidade como São Paulo, cujo prefeito limitou a velocidade da maior parte das ruas a 50 km/h, é uma proeza. Quinta já é difícil. Sexta só na estrada mesmo.

Ah, já está impaciente para saber qual é o tal probleminha chato? Explico: muitas (mas MUITAS) vezes fomos engatar a primeira marcha e acabava entrando a terceira. O engate da marcha inicial, pelo menos na unidade avaliada, era extremamente impreciso.

Apenas com muita força ou dando um tapa para a esquerda é que se conseguia sair de primeira logo de cara. Não foram poucas as vezes em que optamos por sair em segunda, pois a primeira não entrava, e o ótimo motor segurava a onda. Mas não é o ideal. Em uma ocasião acabamos até engatando a ré – a força demandada foi tanta que apertamos o botão que engata a marcha para trás.

O desempenho do veículo equivale a modelos 1.4 e 1.5 (diria talvez até 1.6...). São 98 cv com gasolina a 105 cv (mesma cavalaria do Volkswagen up! TSI) com etanol. Só que o up! pesa de 951 kg a 1.000 kg, dependendo da versão; o HB20S Turbo, 1.053 kg. Chegou no final de abril para posicioná-lo entre as versões 1.0 (de até 80 cv) e 1.6 (de até 128 cv).

Primeiro turbo com tecnologia flex de combustível da Hyundai no mundo, o propulsor o torna 31% mais potente e tem 47% mais torque quando comparado ao 1.0 aspirado. Dados de fábrica dão conta de que a aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 11,2 segundos, com velocidade máxima de 183 km/h – medições com etanol.

No caso do modelo avaliado pelo Carpress, o consumo (com etanol) ficou entre 7 km/l e 8 km/l, sempre rodando (e muito) na cidade. Só um pouco mais pessimista do que os dados divulgados pela Hyundai (8,4 km/l). Na estrada, segundo a marca, subiria para 10,5 km/l. Com gasolina, faria 11,9 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.






Interior traz acabamento muito bom; câmbio é manual de seis marchas

Seu porta-malas não deixa a desejar, embora não seja dos maiores do mercado: 450 litros. O líder na categoria é o Chevrolet Cobalt, com 563 litros, mas também aí é um absurdo de grande. O HB20S traz medidas que garantem bom conforto interno, sem grandes dificuldades para estacionar – 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e 2,50 m de entre-eixos.

Não foi à toa que o HB20 conquistou o Brasil. É um casamento feliz entre design que caiu no gosto dos brasileiros com conjunto mecânico muito bem acertado. Sua última reestilização e o recém-adotado motor 1.0 Turbo, aqui apresentado na carroceria sedã, foi a cereja do bolo.

Trata-se de um automóvel que não aceita diminutivos, como acontece com outros modelos de sua categoria oferecidos no mercado. Não existe “agábevintezinho”. Sim, porque o HB20S é um carrão.

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