publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

18/01/2016 - 16h00
REPORTAGEM > MERCADO PREMIUM

Mercedes anuncia ter mais carros vendidos “para clientes”

Anúncio de jornais em página dupla questiona a primeira posição da Audi
Luís Perez
do Carpress, em São Paulo
Fotos Reprodução Anúncio de página dupla publicado pela Mercedes-Benz no sábado (16) Anúncio de página dupla publicado pela Mercedes-Benz no sábado (16)

No dia 6 de janeiro, o Carpress publicou reportagem em que mostrou que, na disputa entre as marcas alemãs de carros premium, as vendas da Audi superaram as da Mercedes-Benz em apenas 14 automóveis – 17.539, contra 17.525 unidades.

No sábado (16), a Mercedes-Benz estampou em página dupla nos principais jornais brasileiros anúncio em que diz: “Mercedes-Benz. A marca premium número 1 na preferência dos brasileiros. A Mercedes-Benz foi a marca premium mais vendida para clientes no Brasil”.

Ao lado da expressão “mais vendida”, havia um asterisco. Logo abaixo esclarecia: “Considerando-se os automóveis emplacados somente para consumidores”. Em outras palavras, segundo o anúncio da Mercedes, a vantagem da Audi só se deu porque a marca teria faturado veículos em nome de pessoas jurídicas.

No dia 5 de janeiro, a Audi divulgou um press release afirmando ter fechado 2015 na liderança. “Empresa registrou quase 2.300 emplacamentos em dezembro, marco inédito no segmento premium”, dizia.


Detalhe do anúncio, em que a Mercedes esclarece ter sido a marca mais vendida "somente para consumidores"

Nesse mesmo material, havia uma afirmação de Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil: “Estamos extremamente felizes em terminar o ano na liderança, conquistando um recorde histórico de vendas e dando sequência a um ano de bastante sucesso para a Audi no país. Apesar da crise, crescemos mais de 40% em 2015. Isso mostra que nossa estratégia tem sido acertada, e seguiremos por esse caminho neste novo ano que acaba de começar”.

Dois dias depois foi a vez de a Mercedes divulgar seu balanço anual, sob o título: “Mercedes-Benz Automóveis encerra 2015 com 47% de aumento nas vendas e o maior crescimento entre as marcas premium”. Em seu press release, a Mercedes não fala em liderança no mercado premium como um todo, mas afirma que a marca obteve a liderança dos segmentos com diversos modelos.

Diz: “A Mercedes-Benz do Brasil encerrou 2015 com resultados expressivos nas vendas de automóveis premium. Entre janeiro e dezembro, a marca registrou 17.525 unidades emplacadas, impactando no maior crescimento entre as marcas do segmento, com 47%, comparado ao fechamento de 2014. Além disso, os modelos Classe A, Classe B, Classe C, CLA, CLS, Classe E, Classe G/GL, Classe S e SL foram líderes de venda em seus respectivos segmentos”.

“É um objetivo internacional da Audi ser uma marca líder do segmento premium”, diz Christian Marxen, gerente de Comunicação da Audi do Brasil, que não comenta o anúncio da concorrente.

Em resposta a nossos questionamentos, a Mercedes não informa quantos veículos foram vendidos para pessoas físicas e quantos para pessoas jurídicas. “A escolha se a documentação do automóvel será pessoa jurídica ou física é do cliente, de acordo com sua necessidade. Normalmente os clientes de compra jurídica não colocam na documentação do veículo o nome do proprietário por recursos financeiros ou jurídicos”, diz Dirlei Dias, gerente de Vendas e Marketing Automóveis da Mercedes-Benz.

A marca nega ter insinuado em seu anúncio que a Audi teria emplacado carros em nome de pessoas jurídicas (no caso, concessionários) para alcançar a liderança. “Nosso anúncio representa a venda para clientes finais dentro do portfólio da marca. Dos 17.525 automóveis vendidos somente 3,5% são automóveis destinados aos executivos de nossa empresa, que depois de um ano de utilização são vendidos ao próprio executivo ou ao mercado”, afirma o executivo.

Na terceira colocação entre as marcas premium, aparece a BMW, com 15.830 unidades vendidas, sendo 1.627 em dezembro.

Notícias relacionadas

GLA 200 fica mais caro em estratégia de menor risco da Mercedes-Benz

O setor automotivo nacional está vivendo um momento turbulento com queda nas vendas, falta de peças, cenário que parece “eterno” da Covid-19 e a revoada de algumas marcas importantes. Uma delas é a Mercedes-Benz, sinônimo de luxo e a 8ª marca mais valiosa do mundo - se restrita ao setor automotivo é a segunda colocada -, de acordo com o ranking Brands Global Brands, publicado em 2020.

Audi do Brasil adota trabalho remoto como política permanente

A Audi do Brasil adota trabalho remoto como política permanente. A empresa recebeu a certificação do Great Place to Work Brasil como um excelente lugar para trabalhar. Esta foi a primeira vez que a fabricante alemã aplicou a pesquisa de clima organizacional do GPTW e, logo no primeiro ano, os colaboradores reconheceram que a companhia possui um ambiente de trabalho cada vez melhor.

Chegam os novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback

A Audi iniciou nesta segunda (10) a pré-venda das novas gerações do Audi A3 Sedan e do Audi A3 Sportback – as primeiras unidades estão previstas para desembarcar no país em setembro já como ano-modelo 2022.

Audi E-tron: elétrico mais vendido do Brasil custa mais de meio milhão

Lançado em abril de 2020, o Audi E-Tron demorou pouco tempo para se tornar o elétrico mais vendido do Brasil. No ano passado, vendeu 183 unidades, 133 com carroceria "tradicional" e 50 com carroceria cupê, como o que testamos em Salvador, que foi lançado apenas em setembro. Dois pontos chamam atenção no modelo: a autonomia de 436 km com uma recarga de energia e o luxo embarcado.

Audi A4 2021 está mais recheado

Renovado, com mais recursos eletrônicos, o A4 avançou no design e na tecnologia. O sedã, carro mais vendido da Audi no mundo com mais de 7 milhões de unidades, traz quase todos os aperfeiçoamentos do Sportback. A reportagem do Carpress testou o novo Audi A4 Sedan, que ganhou pacote recheado de equipamentos, com destaque para o Audi Phone Box Light, que carrega o celular por indução, park assist e controle de cruzeiro adaptativo.

Palavras-chave:
  • audi
  • mercedesbenz
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Volkswagen lança Novo Jetta GLI em evento esportivo
  • Detalhes convergem harmonicamente e garantem ótimo desempenho ao C200 AMG Line
  • Hyundai lança Creta N Line global, primeiro no Brasil
  • Novo Peugeot 208 1.0 estreia com motor Fiat
  • Equinox 2023 traz nova versão esportiva RS
  • Toyota traz de volta o Camry, agora em versão híbrida
  • Pulse da Fiat é bem competitivo no mar de SUVs
  • S10 Z71 é meio rústica em conectividade, mas agrada em visual aventureiro
  • Ah, essa nova geração
  • Vem aí o novo Eclipse Cross 2023, feito pela Mitsubishi
  • Uso de máscara está liberado inclusive em locais fechados
  • Dezenove condutores são autuados por embriaguez ao volante
  • Citroën começa a fabricar em série seu novo C3
  • Executivo da GM assume novas posições na corporação
  • Sexta e sábado são os Lion Days oferecidos pela Peugeot
Mais notícias
publicidade

Mais Lidas

  • Volkswagen lança Novo Jetta GLI em evento esportivo
Leia mais
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2022 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade