Assim o hatch venceu pela segunda vez seguida o Prêmio Maior Valor de Revenda - Autos, da agência AutoInforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação. No ano passado, o hatch da Chevrolet também faturou a primeira colocação no ranking geral, com 8,5% de depreciação.
Outros 13 veículos foram contemplados pelo prêmio, cada um integrando uma categoria: Volkswagen up! (Entrada, 8,3%), Volkswagen Golf (Hatch Médio, 10%), Fiat 500 (Hatch Premium, 12,6%), Chevrolet Spin (Minivan, 11,9%), Honda New Fit (Monovolume, 11,1%), Fiat Palio Weekend (Perua, 12,7%), Fiat Strada (Picape Pequena, 11,2%), Toyota Hilux (Picape Média, 13,2%), Hyundai HB20S (Sedã Pequeno, 9,6%), Toyota Corolla (Sedã Médio, 11,4%), Ford Fusion (Sedã Grande, 12,8%), Ford EcoSport (Utilitário Esportivo Pequeno, 13,2%) e Honda CR-V (Utilitário Esportivo Grande, 12%), além do próprio Chevrolet Onix na categoria Hatch.
A partir desta edição, a categoria Comercial foi transferida para o Maior Valor de Revenda - Veículos Comerciais. No ano passado, venceu o Renault Master. A pesquisa considerou os 140 modelos e versões zero-quilômetro mais vendidos.
Além das marcas e modelos vencedores desta segunda edição do Maior Valor de Revenda - Autos, foram analisados modelos das marcas Audi, Chery, Citroën, JAC, Jeep, Kia Motors, Land Rover, Lifan, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.
“Dez modelos vencedores melhoraram suas posições em relação à primeira edição do prêmio, com índices de depreciação ainda menores. São os casos de Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Chevrolet Spin, Honda New Fit, Fiat Palio Weekend, Toyota Hilux, Hyundai HB20S, Toyota Corolla e Ford Fusion”, afirma Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da AutoInforme.
“Três modelos, embora tenham faturado a primeira colocação em suas respectivas categorias, obtiveram notas inferiores às do ano passado, como Fiat 500, Ford EcoSport e Honda CR-V. Na categoria Hatch deste ano, os sete primeiros colocados tiveram índices de depreciação menores que o campeão geral de 2014.”
Segundo ele, a depreciação depende de vários fatores – tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda e à sua aceitação no mercado.