Sua escolha, segundo a Caoa, ocorre próximo ao fim de um ano intenso e marcante para toda indústria automotiva e principalmente para a Caoa que tem como presidente, Mauro Correia, e que, no final do ano passado, anunciou o acordo de cooperação tecnológica e comercial com a Chery, que possibilitou a criação da Caoa Chery, nova montadora 100% nacional, com Marcio Alfonso como CEO.
“Este é um momento muito especial na minha vida, diz Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Formado em Medicina, Carlos Alberto começou suas atividades no segmento automotivo em 1979. Ao adquirir um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB), o “doutor Carlos”, como é mais conhecido, nem chegou a receber o veículo porque a concessionária faliu.
Empreendedor, não hesitou em propor que a revenda lhe fosse repassada para compensar o pagamento feito pelo Landau. Dessa forma, fundou a CAOA, e passou a administrar a concessionária Ford. Em menos de seis anos, a CAOA tornou-se a maior revendedora Ford de toda a América Latina e marcou o início da trajetória de sucesso do empresário no setor automotivo nacional.
Em 1998 a Caoa passou a ser importadora oficial da marca Subaru. No ano seguinte, em 1999, foi a vez da Hyundai, que, contando com a representação da empresa de Carlos Alberto de Oliveira Andrade realizou um trabalho exemplar de reposicionamento da marca e investimentos maciços em Marketing, Vendas, Pós-Venda, entre outros -, permitindo à Hyundai Caoa conquistar altos níveis de vendas no mercado brasileiro.
Em 2007 a Caoa inaugurou a Caoa Montadora de Veículos S/A. O empreendimento de R$ 1,2 bilhão, erguido no Distrito Agroindustrial de Anápolis (GO), foi construído com recursos próprios desse visionário que escolheu o estado de Goiás por sua posição geográfica privilegiada. Com processos produtivos completos, a fábrica da Caoa Montadora, que já completou mais de uma década de atividades, possui altos índices de qualidade e elevado grau de automatização.
No final de 2017 a Caoa, maior conglomerado de distribuição e fabricação de automóveis da América Latina, e a Chery, maior exportadora de veículos chineses, se uniram em acordo histórico de cooperação para lançar a Caoa Chery, nova montadora 100% nacional.
Em quase quatro décadas, a Caoa já superou a marca de 1 milhão de veículos comercializados no Brasil. Atualmente, a empresa está presente em todas as regiões do país.