Duas novidades já haviam sido anunciadas: o jornalista carioca Luiz Humberto Monteiro Pereira, que acaba de criar a Agência AutoMotrix, e Fernando Lalli, da revista “O Mecânico”, são dois outros reforços.
“O rodízio não é nenhum demérito e já estava previsto no regulamento, formulado no final de 2016”, afirma Luís Perez, publisher do Carpress. Considerado um sucesso em sua primeira edição, ocorreu no final de 2017, o Prêmio Carpress começa a realizar modificações, muitas delas já previstas desde a decisão de realizar a premiação, no final de 2016. Os vencedores de 2018 serão anunciados no final do ano.
O júri é composto por dez jornalistas especializados – fixos, apenas a equipe do Carpress, o publisher, Luís Perez, e o editor-executivo, Wandick Donett – e outros oito convidados.
Renato Maia nasceu em São Bernardo do Campo (SP) em 1991 e aos 15 anos seu mudou para São Paulo. Em 2012 se formou em jornalismo pela FIAM-FAAM, que até então seguiria pela carreira esportiva. No último ano de faculdade decidiu criar um site sobre carros apenas para treinar a forma de escrever.
Renato Maia: mais de 100 mil inscritos em seu canal Falando de Carro
“Como meu pai é do ramo de autopeças, entendia um pouco sobre o assunto. Com o tempo me dei conta que já haviam muitos sites excelentes no ar e então decidi tentar o YouTube. Aprendendo com a audiência, em 2015 o canal começou a ganhar repercussão e hoje com cerca de 1 milhão de views por mês, está presente nos principais lançamentos do setor”, conta.
César Tizo atua na editoria de jornalismo automotivo há mais de dez anos. Começou como colaborador do site Auto Estrada, e, logo em seguida, assumiu o posto de repórter no Carro Online. Migrou para a revista “Carro” logo depois, na qual permaneceu até 2015 como editor-executivo. No mesmo ano lançou o blog de orientação de compra Guru dos Carros e, após uma breve passagem pelo programa Acelerados, tornou-se sócio e diretor de conteúdo do Autoo.
COMO FICA O JÚRI DO PRÊMIO CARPRESS 2018
Luís Perez
Wandick Donnet
Antônio Meira Jr.
César Tizzo
Eugênio Augusto Brito
Fernando Lalli
Giu Brandão
Luiz Humberto Monteiro Pereira
Jorge Moraes
Renato Maia
Dos oito convidados, quatro são rodiziados a cada ano. Nas últimas semanas, já haviam sido anunciadas as presenças de Humberto e Lalli nas vagas de Ricardo Ribeiro e Marcelo Queiroz. “O Humberto já havia sido cobiçado para a primeira edição do prêmio, mas não fechamos a tempo. O Lalli é importante para compor o time por ter uma visão do comportamento do automóvel no pós-venda e não apenas no lançamento”, afirma Perez.
No caso da Agência AutoMotrix, trata-se de uma startup de jornalismo que desenvolve novos modelos de negócios para ajudar veículos de comunicação a gerar valor através de soluções inteligentes em conteúdo automotivo multimídia. Humberto tem 25 anos de experiência no jornalismo automotivo.
Fernando Lalli tem 35 anos. É repórter da revista “O Mecânico” há sete anos e, desde 2017, também repórter da revista “Carro”, ambas da Infini Mídia. Jornalista pela Universidade de Taubaté (SP), tem formação em mecânica automobilística pelo Senai.
Entre 2007 e 2010, colaborou com as revistas “Airborne” e “Imagine” (da TAM pela agência New Content), revista “Tecnologia & Vidro” (Redação Final Editora), além de assinar colunas semanais e mensais sobre automobilismo e música no Jornal Diário de Taubaté e na Revista Vitti.
Os dois novos jurados sucedem Marcelo Queiroz, que havia encerrado as atividades de seu site Autopolis – e curiosamente acaba de anunciar a adesão ao projeto AutoMotrix –, e Ricardo Ribeiro, que deixou a edição do caderno Máquina, do jornal “Agora SP”, para cursar mestrado no exterior. Em seu lugar ficou temporariamente Fernando Pedroso, atual editor do caderno.
“Os dois jornalistas que ora passam o bastão, costumo dizer, é meio como a seleção do Tite – ultraqualificados, todos podem ser titulares. Mas temos a regra do rodízio. De qualquer forma, muito provavelmente eles ou um deles, a depender das circunstâncias, retorne em 2019 e assim por diante.”
Na edição de 2017, o grande destaque da premiação foi a Volkswagen, que levou em cinco categorias. A Chevrolet ganhou com o Equinox o título de Melhor SUV, enquanto a Nissan venceu o de Melhor Picape. Eventuais alterações no regulamento serão divulgados oportunamente.