As novidade é o início do rodiziamento dos jurados, movimento já previsto no regulamento. O júri é composto por dez jornalistas especializados – fixos, apenas a equipe do Carpress, o publisher, Luís Perez, e o editor-executivo, Wandick Donett – e outros oito convidados.
Desses oito convidados, quatro são rodiziados a cada ano. Duas novidades já podem ser anunciadas: o jornalista carioca Luiz Humberto Monteiro Pereira, que acaba de criar a Agência AutoMotrix, e Fernando Lalli, da revista “O Mecânico”.
“O Humberto já havia sido cobiçado para a primeira edição do prêmio, mas não fechamos a tempo. O Lalli é importante para compor o time por ter uma visão do comportamento do automóvel no pós-venda e não apenas no lançamento”, afirma Perez.
No caso da Agência AutoMotrix, trata-se de uma startup de jornalismo que desenvolve novos modelos de negócios para ajudar veículos de comunicação a gerar valor através de soluções inteligentes em conteúdo automotivo multimídia. Humberto tem 25 anos de experiência no jornalismo automotivo.
Fernando Lalli tem 35 anos. É repórter da revista “O Mecânico” há sete anos e, desde 2017, também repórter da revista “Carro”, ambas da Infini Mídia. Jornalista pela Universidade de Taubaté (SP), tem formação em mecânica automobilística pelo Senai.
Entre 2007 e 2010, colaborou com as revistas “Airborne” e “Imagine” (da TAM pela agência New Content), revista “Tecnologia & Vidro” (Redação Final Editora), além de assinar colunas semanais e mensais sobre automobilismo e música no Jornal Diário de Taubaté e na Revista Vitti.
Os dois novos jurados sucedem Marcelo Queiroz, que havia encerrado as atividades de seu site Autopolis – e curiosamente acaba de anunciar a adesão ao projeto AutoMotrix –, e Ricardo Ribeiro, que deixou a edição do caderno Máquina, do jornal “Agora SP”, para cursar mestrado no exterior. Em seu lugar ficou temporariamente Fernando Pedroso, atual editor do caderno.
“Os dois jornalistas que ora passam o bastão, costumo dizer, é meio como a seleção do Tite – ultraqualificados, todos podem ser titulares. Mas temos a regra do rodízio. De qualquer forma, muito provavelmente eles ou um deles, a depender das circunstâncias, retorne em 2019 e assim por diante.”
Na edição de 2017, o grande destaque da premiação foi a Volkswagen, que levou em cinco categorias. A Chevrolet ganhou com o Equinox o título de Melhor SUV, enquanto a Nissan venceu o de Melhor Picape.
Mais alterações no júri e o regulamento completo do Prêmio Carpress 2018 serão divulgados oportunamente.