No sábado (16), um anúncio de sobrecapa do jornal Folha de S.Paulo publicado pela Audi do Brasil já trazia o Prêmio Carpress como um dos destaques ao lado dos principais do segmento – a marca alemã venceu com o modelo A5 Sportback na categoria Melhor Carro Premium.
Selo do Carpress (ainda na Folha) é o 2º, ao lado do de Carro Premium, da Autoesporte
O grande destaque da premiação foi da Volkswagen, que, em material divulgado à imprensa na segunda (18), trazia como título: “Volkswagen é a maior vencedora no Prêmio Carpress 2017”, levando em cinco categorias. A Chevrolet ganhou com o Equinox o título de Melhor SUV, enquanto a Nissan venceu o de Melhor Picape.
O Prêmio Carpress segue lembrado por sites de fabricantes. A Renault incluiu o selo ao lado de grandes do setor ao lembrar os prêmios vencidos pelo compacto Kwid nas categorias Melhor Comercial e Melhor Ação de Vendas – nesta última, o único voto unânime dos jurados.
“A repercussão tem sido a melhor possível. Figurar ao lado de selos altamente respeitados é o resultado de uma série de decisões acertadas tomadas lá atrás”, afirma Luís Perez, publisher do Carpress. “Entre elas, ter um júri pequeno e altamente qualificado, além de um número enxuto de categorias.”
Quem votou
Na edição 2017 do Prêmio Carpress, votaram dez especialistas: Perez (publisher do Carpress) e Wandick Donett (editor-executivo do Carpress), sendo os dois também designados membros do Comitê Gestor, mais oito jornalistas atuantes no segmento: Alex Ruffo (Speedway e Mega Motor), Antônio Meira Jr. (Correio), Eugênio Augusto Brito (UOL Carros), Flavio Silveira (Motor Show), Giu Brandão (MundoSobreRodas), Jorge Moraes (Auto Motor Nordeste), Marcelo Queiroz (Autopolis) e Ricardo Ribeiro (Agora SP), este último sucedido a partir de agosto por Fernando Pedroso, do mesmo veículo, em razão do desligamento de Ribeiro para cursar mestrado no exterior.
Como funcionou a votação
O Comitê Gestor compilou lançamentos de modelos e versões ao longo do ano, no período compreendido entre 1º de dezembro de 2016 e 30 de novembro de 2017. Os jurados foram orientados a só votar em automóveis que dirigiram. Automóveis que não foram avaliados por pelo menos um dos membros do Comitê Gestor tornavam-se automaticamente inelegíveis.
Patrocínio
Desde abril de 2017, o Grupo ZF anunciou patrocínio à primeira edição do Prêmio Carpress. Um dos maiores fornecedores do setor automotivo no mundo, o Grupo ZF é líder global em drivelines e tecnologias de chassis, além de segurança ativa e passiva.
A companhia tem aproximadamente 137 mil colaboradores ao redor do mundo em cerca de 230 plantas em 40 países. Em 2016 alcançou vendas aproximadamente € 35 bilhões e investe anualmente cerca de 5% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento, garantindo sucesso contínuo por meio do design e engenharia de tecnologias inovadoras.
Reproduções do site da Renault do Brasil, com menções ao Prêmio Carpress
O regulamento do prêmio prevê desde o início que não seria aceito patrocínio direto de fabricantes de automóveis. Já estão sendo iniciadas conversações com vistas a formatos e patrocínio para o Prêmio Carpress 2018.