“Desde o primeiro semestre contamos com o patrocínio do Grupo ZF, o que muito nos honra, além do apoio de mídia das agências Printer Press e Textofinal, que têm nos ajudado com a divulgação”, afirma Luís Perez, publisher do site Carpress.
“Ainda assim, com recursos próprios, decidimos promover um upgrade nos prêmios físicos que serão oferecidos aos ganhadores, modificando o que está desde o início no regulamento, que desde sempre foi pautado pela austeridade nos custos.”
Se antes seriam oferecidos troféus apenas para os vencedores de Grande Prêmio Carro Carpress e Melhor Carro Escolha da Audiência, placas para Melhor Carro (até R$ 109.999), Melhor Carro Premium (a partir de R$ 110.000) Melhor SUV e Melhor Picape e certificados para Destaque Saudade Carpress®, Destaque Eficiência Energética Carpress®, Destaque Tecnologia Carpress®, Melhor Comercial/Campanha publicitária, Melhor Ação de Vendas e Executivo do ano Carpress®, agora haverá apenas troféus e placas, assim divididos: troféus para Grande Prêmio, Escolha da Audiência, Melhor Carro, Melhor Carro Premium, Melhor SUV e Melhor Picape; placas para Executivo do Ano, Destaque Saudade, Destaque Eficiência Energética, Destaque Tecnologia, Melhor Comercial/campanha, Melhor ação de vendas.
Calendário
Outra necessidade que se faz presente é de antecipar o calendário de votação para atender às necessidades industriais criadas com esse upgrade. Assim, a votação que ocorreria nas duas primeiras semanas de dezembro serão antecipadas para a antepenúltima e penúltima semanas de novembro, sem prejuízo para veículos que forem dirigidos pelo Comitê Gestor – o publisher, Luís Perez, e o editor-executivo, Wandick Donett, do Carpress – até 30 de novembro.
Categorias
O Prêmio Carpress tem 12 categorias: Grande Prêmio Carro Carpress®, Melhor Carro (até R$ 109.999), Melhor Carro Premium (inclui importados, a partir de R$ 110.000), Melhor SUV, Melhor Picape, Destaque Saudade Carpress® (para modelos que saíram de linha no período que corresponde à premiação), Destaque Eficiência Energética Carpress® (para modelos que gastam menos), Destaque Tecnologia Carpress® (pode ser motor, tecnologia híbrida etc.), Melhor Comercial/Campanha publicitária (vale TV ou web), Melhor Ação de Vendas, Executivo do ano Carpress® e Melhor Carro Escolha da Audiência (voto do internauta).
Votam na premiação, além dos membros do Comitê Gestor – Luís Perez (publisher do Carpress) e Wandick Donett (editor-executivo do Carpress) –, os jornalistas Alex Ruffo (Speedway e Mega Motor), Antônio Meira Jr. (Correio), Eugênio Augusto Brito (UOL Carros), Flavio Silveira (Motor Show), Giu Brandão (MundoSobreRodas), Jorge Moraes (Auto Motor Nordeste), Marcelo Queiroz (Autopolis), Ricardo Ribeiro (Agora SP), em veículos lançados até 25 de julho e, agora, Fernando Pedroso (Agora SP), em veículos lançados após essa data.
“Automóveis que não tenham sido avaliados por pelo menos um dos membros do Comitê Gestor estarão automaticamente inelegíveis”, afirma Perez. “É uma forma de valorizar o veículo, que faz uma cobertura seletiva do setor, publicando o que de mais importante acontece para a vida prática do leitor.”
Segundo ele, no início da semana foi enviada aos departamentos de Comunicação das fabricantes uma mensagem pedindo a compilação de dados do primeiro semestre. “Acompanhamos todos os lançamentos, mas executivos, práticas e ações de venda podem passar despercebidos”, finaliza.
A edição 2017 do Prêmio Carpress é patrocinada pelo Grupo ZF, um dos maiores fornecedores do setor automotivo no mundo. De origem alemã, a ZF é líder global em drivelines e tecnologias de chassis, além de segurança ativa e passiva. A companhia tem aproximadamente 137 mil colaboradores ao redor do mundo em cerca de 230 plantas em 40 países. Também tem como media partners as agências Printer Press e Textofinal.