publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

08/05/2017 - 15h37
PRÊMIO CARPRESS > MÍDIA

Saiba por que o Prêmio Carpress não é “só mais uma” láurea

Cinco pontos que diferenciam a nova premiação das demais
Do Carpress
Divulgação Os selos da edição 2017 do Grande Prêmio Carpress e do Prêmio Carpress Os selos da edição 2017 do Grande Prêmio Carpress e do Prêmio Carpress

O mercado automobilístico brasileiro tem dezenas de prêmios – uns mais e outros menos tradicionais. Neste ano ganhou mais um, o Prêmio Carpress. Mas ele não é apenas mais um – e aqui explicamos o porquê.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que essa nova láurea no mercado foi instituída para celebrar os dez anos do site Carpress (http://carpress.uol.com.br), revista eletrônica voltada ao mundo da mobilidade criada em 2006, e que no final do último ano conquistou o registro da marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

A seguir, enumeramos alguns diferenciais do Prêmio Carpress

1) Time de feras: votam na premiação jornalistas selecionadíssimos. Além da equipe fixa do Carpress, o publisher, Luís Perez, e o editor-executivo, Wandick Donett, os jornalistas Alex Ruffo (Speedway e Mega Motor), Antônio Meira Jr. (Correio), Eugênio Augusto Brito (UOL Carros), Flavio Silveira (Motor Show), Giu Brandão (MundoSobreRodas), Jorge Moraes (Auto Motor Nordeste), Marcelo Queiroz (Autópolis) e Ricardo Ribeiro (Agora SP). Pessoas acostumadíssimas a escrever há anos sobre o mercado automobilístico.

2) Número enxuto de categorias: são 12, sendo apenas 10 se excluído o Grande Prêmio Carro Carpress® (eleito entre todos os concorrentes) e o Melhor Carro Escolha da Audiência (voto do internauta). Há também as categorias Melhor Carro (até R$ 109.999), Melhor Carro Premium (inclui importados, a partir de R$ 110.000), Melhor SUV, Melhor Picape, Destaque Saudade Carpress® (para modelos que saíram de linha no período que corresponde à premiação), Destaque Eficiência Energética Carpress® (para modelos que gastam menos), Destaque Tecnologia Carpress® (pode ser motor, tecnologia híbrida etc.), Melhor Comercial/Campanha publicitária (vale TV ou web), Melhor Ação de Vendas e Executivo do Ano Carpress®.

3) Só votamos no produto que conhecemos: tanto os jurados que representam seus respectivos veículos quanto os membros da equipe fixa do site têm a orientação de votar apenas em veículos que tenham de fato avaliado. Aqui vale ressaltar uma regra de ouro: veículos que não tenham sido avaliados por pelo menos um dos membros do Comitê Gestor (Perez ou Donett) estarão automaticamente inelegíveis.

4) Concorrentes não podem patrocinar: não são aceitos apoios de fabricantes de automóveis. “A razão é simples: avaliamos que essa prática pode gerar uma saia-justa em qualquer uma das situações possíveis”, explica Luís Perez. “Quem patrocinou pode ver seu concorrente sendo premiado. E se o patrocinador ganhar, haverá sempre comentários maldosos. Então, montadoras estão vetadas.” A estratégia deu certo: o Grupo ZF, um dos maiores fornecedores de autopeças do mundo, já fechou contrato de patrocínio da primeira edição.

5) Sobriedade com seriedade: não será promovido nenhum evento, por dois motivos. Primeiro, porque dezembro, mês da premiação, é um período suficientemente assoberbado. Segundo, porque eventos são particularmente custosos e dispensá-los é uma forma de promover uma premiação séria do ponto de vista editorial e, ao mesmo tempo, austera.

“Sabemos que premiações existem para depois ser trabalhadas pelos departamentos de marketing das fabricantes. Mas o formato que propusemos nos permitiu até determinadas ‘ousadias’, como instituir um prêmio ‘saudade’, para modelos que saíram de linha no ano da premiação”, diz Perez.

“Por que não definimos o Carpress como um ‘site de carros’ e sim como uma ‘revista eletrônica voltada ao mundo da mobilidade’? Porque avaliamos que, em um futuro não muito distante, automóveis serão um serviço e não um bem, assim como aconteceu com a telefonia. O próprio conceito de propriedade de um veículo está em xeque, com as novas gerações dando de ombros para comprar um carro. Temos de reconhecer quem tem as melhores práticas nesse segmento.”

Confira a seguir a íntegra do regulamento do Prêmio Carpress

 

PRÊMIO CARPRESS® 2017

 

Logo após completar dez anos, o que culminou com a obtenção de seu registro de marca, o site Carpress decidiu instituir seu prêmio automobilístico. A ideia é distinguir quem se destacou no setor no ano.

 

Categorias

 

Grande Prêmio Carro Carpress®

 

Melhor Carro [até R$ 109.999]

 

Melhor Carro Premium (inclui importados) [a partir de R$ 110.000]

 

Melhor SUV

 

Melhor Picape

 

Destaque Saudade Carpress® (para modelos que saíram de linha no período)

 

Destaque Eficiência Energética Carpress® (para modelos que gastam menos)

 

Destaque Tecnologia Carpress® (pode ser motor, tecnologia híbrida etc.)

 

Melhor Comercial/campanha publicitária (vale TV ou web)

 

Melhor Ação de Vendas

 

Executivo do ano Carpress®

 

Melhor Carro Escolha da Audiência (voto pela internet; os jurados não votam)

 

Regulamento

 

- Comitê gestor

 

Formado pelos jornalistas Luís Perez e Wandick Donett.

 

- Júri

Luís Perez (Carpress)

Wandick Donett (Carpress)

Alex Ruffo (Speedway e Mega Motor)

Antônio Meira Jr. (Correio)

Eugênio Augusto Brito (UOL Carros)

Flavio Silveira (Motor Show)

Giu Brandão (MundoSobreRodas)

Jorge Moraes (Auto Motor Nordeste)

Marcelo Queiroz (Autópolis)

Ricardo Ribeiro (Agora SP)

 

Os jurados são profissionais de comunicação que atuam no segmento automobilístico em órgãos representativos tanto no que diz respeito aos veículos quanto geograficamente.

 

O prêmio tem como um dos objetivos cobrir todo o território nacional. O convite pode ser transferido a outro profissional do mesmo grupo de comunicação, desde que aprovado pelo Comitê Gestor.

 

Os nomes dos jurados só serão modificados em caso de força maior, com a devida divulgação, para que as empresas possam trabalhar sua comunicação junto a eles. Nunca serão feitas mudanças sem motivo de última hora.

 

- Veículos/motores e tecnologias elegíveis

Podem concorrer produtos apresentados de 30/11 do ano anterior a 1º/12 do ano da premiação. Casos especiais serão submetidos ao Comitê Gestor. A listagem será coordenada pelo Comitê Gestor ao longo do ano.

 

- Eleição

A eleição se dará em dois turnos. Para a edição 1, todos os veículos concorrem em rodada promovida entre 1º e 6/12. Daí sairão três finalistas, cuja eleição se dará entre 7 e 10/12. Os vencedores serão anunciados no dia 12 de dezembro de 2017, uma terça-feira.

 

Para ser elegíveis, os veículos devem ter preços públicos sugeridos finais já divulgados.

 

Para votar no modelo, o jornalista obrigatoriamente tem de tê-lo avaliado, seja no evento de lançamento, seja em comodato posterior, mais detido, preferencialmente neste último.

 

Veículos que não tenham sido avaliados por pelo menos um dos membros do Comitê Gestor estão automaticamente inelegíveis.

 

O voto deve levar mais em conta o produto final e menos o contexto histórico em que o modelo está inserido. Exemplo: o motor 1.0 TSI da Volkswagen não é mais importante do que o 1.0 EcoBoost porque é oferecido em maior escala, enquanto segundo é mais uma oferta de imagem de marca. Os dois devem ser levados em conta igualmente pelo jurado, uma vez que são igualmente oferecidos ao público. Isso é uma sugestão, estando os jurados livres para votar de acordo com suas convicções.

 

- Empate

Em caso de empate, o Comitê Gestor indicará o finalista, com base em critérios objetivos, como projeto mais representativo.

 

- Premiação

Grande Prêmio Carro Carpress® - troféu

Melhor Carro [até R$ 109.999] – placa

Melhor Carro Premium (inclui importados) [a partir de R$ 110.000] – placa

Melhor SUV – placa

Melhor Picape – placa

Destaque Saudade Carpress® (para modelos que saíram de linha no período) – certificado

Destaque Eficiência Energética Carpress® (para modelos que gastam menos) – certificado

Destaque Tecnologia Carpress® (pode ser motor, tecnologia híbrida etc.) – certificado

Melhor Comercial/Campanha publicitária (vale TV ou web) – certificado

Melhor Ação de Vendas – certificado

Executivo do Ano Carpress® - placa

Melhor Carro Escolha da Audiência (voto pela internet; os jurados não votam) – troféu

 

- Entrega dos prêmios

Não haverá uma cerimônia única, com festa, buffet ou evento do gênero. Nossa percepção é que dezembro já é um mês assoberbado demais, tanto para jornalistas quanto para as empresas. Então os prêmios serão anunciados e entregues em mãos, com produção de imagens ao lado de representantes das marcas e, sempre que possível, do produto premiado.

 

Apoio de mídia 1

Os jurados têm liberdade total para divulgar o prêmio em seus veículos, o que é desejável, mas não obrigatório.

 

Apoio de mídia 2

Temos um calendário de divulgação do prêmio, de posse do Comitê Gestor, que prevê pelo menos uma notícia quinzenal sobre as novidades.

 

No site Carpress, foi criado um link específico para concentrar as informações: http://carpress.uol.com.br/premio-carpress.

 

Estamos fechando parceria com duas das mais renomadas e tradicionais agências de comunicação do setor automotivo para divulgar informações sobre a premiação: Printer Press e Textofinal.

 

Redes sociais

Nas redes sociais, o prêmio deverá ser divulgado com as seguintes hashtags:

#carrocarpress

#premiocarpress2017

#1ºpremiocarpress

#grandepremiocarrocarpress

#melhorcarro

#melhorsuv

#melhorpicape

#carpressescolhadaaudiência

#carpressjuriqualificado

#escolhaqualificada

#sóosmelhores

 

Patrocínio

Patrocinadores são bem-vindos (e estamos trabalhando em sua captação). No entanto, não serão aceitos patrocinadores entre as fabricantes de automóveis.

 

Demais questões

Datas, premiação e outros temas ligados à iniciativa podem ser modificadas a qualquer tempo pelo Comitê Gestor, o que será devidamente comunicado ao grupo.

Notícias relacionadas

Promovido desde 2017, Prêmio Carpress é suspenso em 2020

Promovido desde 2017, o Prêmio Carpress teve sua edição 2020 suspensa. A razão é a pandemia do novo Coronavírus, que inviabilizou o cumprimento de boa parte do regulamento da premiação neste ano.

Corolla híbrido leva um terço dos prêmios no Prêmio Carpress 2019

Um fenômeno. Assim pode ser classificado o Toyota Corolla híbrido. O modelo que permite rodar com etanol, gasolina e eletricidade abocanhou um terços do Prêmio Carpress 2019. A láurea é concedida a partir de votação de dez jornalistas qualificados de diversas plataformas nos quatro cantos do país.

Caoa é eleito Executivo do Ano 2019 no Prêmio Carpress

Chairman da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, foi eleito o Executivo do Ano no Prêmio Carpress 2019, desbancando nomes de peso de montadoras tradicionais, como Volkswagen, General Motors, Fiat, Nissan e Grupo PSA. Foi eleito por um colegiado qualificado, composto por dez jornalistas de várias plataformas de todo o país.

Toyota Corolla híbrido é grande vencedor do Prêmio Carpress 2019

O Toyota Corolla na versão Altis Hybrid é o vencedor do Grande Prêmio Carpress 2019, que divulga os ganhadores em suas 12 categorias. É a terceira edição do prêmio, que neste ano contou com o apoio do Grupo Printer de Comunicação (na confecção de troféus). O modelo levou ainda como Melhor Carro Premium.

O jurado que também lida com o carro “usadinho”

Quando Fernando Lalli foi nomeado jurado do Prêmio Carpress, a ideia era que houvesse alguém que lidasse com o carro com alguns anos de uso – não apenas com os novos que nos apresentam. Segue aí o que pensa nosso jurado, que vota pela segunda vez.

Palavras-chave:
  • prêmio carpress
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
  • Indício de fim de linha, Volkswagen up! chega na versão única Xtreme
  • Uma década atrás, Ford prometia SUV derivado da Ranger
  • Série especial do Audi Q3 chega em janeiro por R$ 255.990
  • Ford cria traje com refletores para promover segurança de ciclistas
  • Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz
  • Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo
  • Volkswagen Taos é apresentado pela primeira vez no Brasil
Mais notícias
publicidade
publicidade

Mais Lidas

  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
Leia mais
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade