Em primeiro lugar, vale ressaltar que essa nova láurea no mercado foi instituída para celebrar os dez anos do site Carpress (http://carpress.uol.com.br), revista eletrônica voltada ao mundo da mobilidade criada em 2006, e que no final do último ano conquistou o registro da marca junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A seguir, enumeramos alguns diferenciais do Prêmio Carpress
1) Time de feras: votam na premiação jornalistas selecionadíssimos. Além da equipe fixa do Carpress, o publisher, Luís Perez, e o editor-executivo, Wandick Donett, os jornalistas Alex Ruffo (Speedway e Mega Motor), Antônio Meira Jr. (Correio), Eugênio Augusto Brito (UOL Carros), Flavio Silveira (Motor Show), Giu Brandão (MundoSobreRodas), Jorge Moraes (Auto Motor Nordeste), Marcelo Queiroz (Autópolis) e Ricardo Ribeiro (Agora SP). Pessoas acostumadíssimas a escrever há anos sobre o mercado automobilístico.
2) Número enxuto de categorias: são 12, sendo apenas 10 se excluído o Grande Prêmio Carro Carpress® (eleito entre todos os concorrentes) e o Melhor Carro Escolha da Audiência (voto do internauta). Há também as categorias Melhor Carro (até R$ 109.999), Melhor Carro Premium (inclui importados, a partir de R$ 110.000), Melhor SUV, Melhor Picape, Destaque Saudade Carpress® (para modelos que saíram de linha no período que corresponde à premiação), Destaque Eficiência Energética Carpress® (para modelos que gastam menos), Destaque Tecnologia Carpress® (pode ser motor, tecnologia híbrida etc.), Melhor Comercial/Campanha publicitária (vale TV ou web), Melhor Ação de Vendas e Executivo do Ano Carpress®.
3) Só votamos no produto que conhecemos: tanto os jurados que representam seus respectivos veículos quanto os membros da equipe fixa do site têm a orientação de votar apenas em veículos que tenham de fato avaliado. Aqui vale ressaltar uma regra de ouro: veículos que não tenham sido avaliados por pelo menos um dos membros do Comitê Gestor (Perez ou Donett) estarão automaticamente inelegíveis.
4) Concorrentes não podem patrocinar: não são aceitos apoios de fabricantes de automóveis. “A razão é simples: avaliamos que essa prática pode gerar uma saia-justa em qualquer uma das situações possíveis”, explica Luís Perez. “Quem patrocinou pode ver seu concorrente sendo premiado. E se o patrocinador ganhar, haverá sempre comentários maldosos. Então, montadoras estão vetadas.” A estratégia deu certo: o Grupo ZF, um dos maiores fornecedores de autopeças do mundo, já fechou contrato de patrocínio da primeira edição.
5) Sobriedade com seriedade: não será promovido nenhum evento, por dois motivos. Primeiro, porque dezembro, mês da premiação, é um período suficientemente assoberbado. Segundo, porque eventos são particularmente custosos e dispensá-los é uma forma de promover uma premiação séria do ponto de vista editorial e, ao mesmo tempo, austera.
“Sabemos que premiações existem para depois ser trabalhadas pelos departamentos de marketing das fabricantes. Mas o formato que propusemos nos permitiu até determinadas ‘ousadias’, como instituir um prêmio ‘saudade’, para modelos que saíram de linha no ano da premiação”, diz Perez.
“Por que não definimos o Carpress como um ‘site de carros’ e sim como uma ‘revista eletrônica voltada ao mundo da mobilidade’? Porque avaliamos que, em um futuro não muito distante, automóveis serão um serviço e não um bem, assim como aconteceu com a telefonia. O próprio conceito de propriedade de um veículo está em xeque, com as novas gerações dando de ombros para comprar um carro. Temos de reconhecer quem tem as melhores práticas nesse segmento.”
Confira a seguir a íntegra do regulamento do Prêmio Carpress
PRÊMIO CARPRESS® 2017
Logo após completar dez anos, o que culminou com a obtenção de seu registro de marca, o site Carpress decidiu instituir seu prêmio automobilístico. A ideia é distinguir quem se destacou no setor no ano.
Categorias
Grande Prêmio Carro Carpress®
Melhor Carro [até R$ 109.999]
Melhor Carro Premium (inclui importados) [a partir de R$ 110.000]
Melhor SUV
Melhor Picape
Destaque Saudade Carpress® (para modelos que saíram de linha no período)
Destaque Eficiência Energética Carpress® (para modelos que gastam menos)
Destaque Tecnologia Carpress® (pode ser motor, tecnologia híbrida etc.)
Melhor Comercial/campanha publicitária (vale TV ou web)
Melhor Ação de Vendas
Executivo do ano Carpress®
Melhor Carro Escolha da Audiência (voto pela internet; os jurados não votam)
Regulamento
- Comitê gestor
Formado pelos jornalistas Luís Perez e Wandick Donett.
- Júri
Luís Perez (Carpress)
Wandick Donett (Carpress)
Alex Ruffo (Speedway e Mega Motor)
Antônio Meira Jr. (Correio)
Eugênio Augusto Brito (UOL Carros)
Flavio Silveira (Motor Show)
Giu Brandão (MundoSobreRodas)
Jorge Moraes (Auto Motor Nordeste)
Marcelo Queiroz (Autópolis)
Ricardo Ribeiro (Agora SP)
Os jurados são profissionais de comunicação que atuam no segmento automobilístico em órgãos representativos tanto no que diz respeito aos veículos quanto geograficamente.
O prêmio tem como um dos objetivos cobrir todo o território nacional. O convite pode ser transferido a outro profissional do mesmo grupo de comunicação, desde que aprovado pelo Comitê Gestor.
Os nomes dos jurados só serão modificados em caso de força maior, com a devida divulgação, para que as empresas possam trabalhar sua comunicação junto a eles. Nunca serão feitas mudanças sem motivo de última hora.
- Veículos/motores e tecnologias elegíveis
Podem concorrer produtos apresentados de 30/11 do ano anterior a 1º/12 do ano da premiação. Casos especiais serão submetidos ao Comitê Gestor. A listagem será coordenada pelo Comitê Gestor ao longo do ano.
- Eleição
A eleição se dará em dois turnos. Para a edição 1, todos os veículos concorrem em rodada promovida entre 1º e 6/12. Daí sairão três finalistas, cuja eleição se dará entre 7 e 10/12. Os vencedores serão anunciados no dia 12 de dezembro de 2017, uma terça-feira.
Para ser elegíveis, os veículos devem ter preços públicos sugeridos finais já divulgados.
Para votar no modelo, o jornalista obrigatoriamente tem de tê-lo avaliado, seja no evento de lançamento, seja em comodato posterior, mais detido, preferencialmente neste último.
Veículos que não tenham sido avaliados por pelo menos um dos membros do Comitê Gestor estão automaticamente inelegíveis.
O voto deve levar mais em conta o produto final e menos o contexto histórico em que o modelo está inserido. Exemplo: o motor 1.0 TSI da Volkswagen não é mais importante do que o 1.0 EcoBoost porque é oferecido em maior escala, enquanto segundo é mais uma oferta de imagem de marca. Os dois devem ser levados em conta igualmente pelo jurado, uma vez que são igualmente oferecidos ao público. Isso é uma sugestão, estando os jurados livres para votar de acordo com suas convicções.
- Empate
Em caso de empate, o Comitê Gestor indicará o finalista, com base em critérios objetivos, como projeto mais representativo.
- Premiação
Grande Prêmio Carro Carpress® - troféu
Melhor Carro [até R$ 109.999] – placa
Melhor Carro Premium (inclui importados) [a partir de R$ 110.000] – placa
Melhor SUV – placa
Melhor Picape – placa
Destaque Saudade Carpress® (para modelos que saíram de linha no período) – certificado
Destaque Eficiência Energética Carpress® (para modelos que gastam menos) – certificado
Destaque Tecnologia Carpress® (pode ser motor, tecnologia híbrida etc.) – certificado
Melhor Comercial/Campanha publicitária (vale TV ou web) – certificado
Melhor Ação de Vendas – certificado
Executivo do Ano Carpress® - placa
Melhor Carro Escolha da Audiência (voto pela internet; os jurados não votam) – troféu
- Entrega dos prêmios
Não haverá uma cerimônia única, com festa, buffet ou evento do gênero. Nossa percepção é que dezembro já é um mês assoberbado demais, tanto para jornalistas quanto para as empresas. Então os prêmios serão anunciados e entregues em mãos, com produção de imagens ao lado de representantes das marcas e, sempre que possível, do produto premiado.
Apoio de mídia 1
Os jurados têm liberdade total para divulgar o prêmio em seus veículos, o que é desejável, mas não obrigatório.
Apoio de mídia 2
Temos um calendário de divulgação do prêmio, de posse do Comitê Gestor, que prevê pelo menos uma notícia quinzenal sobre as novidades.
No site Carpress, foi criado um link específico para concentrar as informações: http://carpress.uol.com.br/premio-carpress.
Estamos fechando parceria com duas das mais renomadas e tradicionais agências de comunicação do setor automotivo para divulgar informações sobre a premiação: Printer Press e Textofinal.
Redes sociais
Nas redes sociais, o prêmio deverá ser divulgado com as seguintes hashtags:
#carrocarpress
#premiocarpress2017
#1ºpremiocarpress
#grandepremiocarrocarpress
#melhorcarro
#melhorsuv
#melhorpicape
#carpressescolhadaaudiência
#carpressjuriqualificado
#escolhaqualificada
#sóosmelhores
Patrocínio
Patrocinadores são bem-vindos (e estamos trabalhando em sua captação). No entanto, não serão aceitos patrocinadores entre as fabricantes de automóveis.
Demais questões
Datas, premiação e outros temas ligados à iniciativa podem ser modificadas a qualquer tempo pelo Comitê Gestor, o que será devidamente comunicado ao grupo.