Foi dirigindo, ouvindo muita bobagem - algumas chegaram a ser ofensivas - e levando fechadas e manobras de intimidação que resolvi lançar um veículo de comunicação automotivo feminino, o Portal Auto Mulher. E assim como muitas outras mulheres, amo dirigir, principalmente, a condução da minha vida.
Sabia que não ia ser fácil, mas me surpreendi, foi muito mais difícil do que imaginava. O mundo automotivo sabe que a mulher tem a palavra final na compra do carro familiar. Sabe que um grande percentual compra o veículo com o seu próprio dinheiro.
Sabe também que muitas empreendedoras usam o carro para trabalhar. Mas não tem coragem de assumir em público. E foi exatamente o que a Chevrolet fez na propaganda do SUV Tracker. Empoderou a mulher que dirige um carro.
Sei que muitas irão dizer: mas isso é o mínimo que teriam que fazer. Sim, o mínimo, mas foram poucas as iniciativas que o setor automotivo fez até hoje. Tímidas até então. A Chevrolet ousou, foi além, colocando em evidência o tema do preconceito contra mulheres que dirigem no trânsito. O reconhecimento do valor da mulher é um exemplo que precisa ser seguido e temos de falar sobre ele.
Em uma peça publicitária para a TV e redes sociais, mulheres de variadas profissões citam o que ouvem todos os dias no trânsito: “Vai pilotar fogão”, “Dona Maria, vai pra casa” e por aí vai. Todas elas sorriem com ironia ao repetir essas frases, incluindo a Chef Paola Carosella pilotando – diga-se de passagem, com maestria - um fogão. (veja o vídeo)
A campanha Restart foi criada pela agência WMcCann, com a produção e direção feitas por mulheres. A ideia foi evidenciar como o SUV Tracker acompanha essas mulheres em suas lutas diárias.
A empresa se manifestou por estar orgulhosa das conquistas até agora e informa ter o compromisso de se tornar a empresa mais diversa e inclusiva do mundo.
"Nosso objetivo é que outras mulheres vejam as conquistas das nossas "pilotas" e enxerguem as infinitas possibilidades que têm para ressignificar preconceitos e assumir o controle de suas vidas porque, simplesmente, elas podem", diz Paula Saiani, Gerente de Marketing de Conteúdo na General Motors América do Sul.
Os seis filmes digitais foram criados a partir dos principais pontos de interesse do target, com base em pesquisas conduzidas pela Isobar, e mostram o dia a dia de diversas mulheres. Há no roteiro uma engenheira de desenvolvimento de tecnologia da montadora, uma esposa de aluguel com habilidades para obras e reformas, uma designer que comanda tendências de moda e uma equipe de style, uma empresária de uma grande indústria, uma personal trainer e dona de uma rede de academias e, por fim, uma influencer que faz de tudo um pouco botando o pé na estrada.
Olha aí a nossa força! É exatamente isso, mulheres pilotam o que quiserem. Estamos onde queremos e decidirmos estar: na condução da nossa própria vida. Que venham mais iniciativas tão bem vindas como essa.