A montadora americana desistiu de produzir no Brasil, mas não abriu mão do mercado nacional de modelos de maior valor agregado como os SUVs. E, no caso do Territory, vieram com funções ajustadas para o mercado brasileiro.
O design chama a atenção pela sintonia das formas. O teto é pintado de preto, tem capô alto, traseira curta e as caixas de roda projetadas para fora.
A versão testada foi a Titanium e o primeiro ponto que agrada é a direção leve, porém segura, do carro. É prazeroso dirigir o Territory. Geralmente SUVs médios são um pouco mais pesados ao dirigir, exigindo empenho do motor.
Tem boa resposta de aceleração e retomadas de velocidade. No caso do modelo da Ford, o propulsor turbo 1.5 Eco Boost GTDI à gasolina, de 150 cv a 5.300 rpm, cumpre bem a tarefa. E tem torque máximo de 22,9 kgfm de força, disponível entre 1.500 e 4.400 rpm.
A transmissão é automática CVT de 8 marchas com a opção manual. De acordo com a Ford, ambos foram calibrados para o modo de dirigir do brasileiro.
As médias de consumo do SUV abastecido com gasolina são 9,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Produzido em Xiaolan, na China, o modelo é encontrado em duas versões: SEL (R$ 179.900) e Titanium (R$ 197.900).
Ao entrar no modelo da versão mais top, Titanium, encontramos um espaço amplo e aconchegante graças às medidas amplas do entre-eixos de 2,716m, largura de 1,936m e ao comprimento de 4,580 m. Do assento ao teto, mede 1,006m, na parte da frente, e 1m nos bancos de trás.
Possui acabamento com apliques em textura de madeira. A luz ambiente disponível em sete cores é um convite ao relaxamento. Os bancos têm revestimento claro e podem aquecer ou esfriar – função limitada aos bancos da frente.
De série, vem com teto solar panorâmico e console elevado. O painel de instrumentos é digital com tela de 10” e resolução de 1920 x 720. Há ainda carregamento sem fio para celular.
De acordo com a montadora, a central multimídia também foi desenvolvida para o Brasil e América do Sul. Tem tela touch com 10,1” e permite personalizar o modo de exibição.
Para os portadores de celular da Apple, oferece conexão sem fio para o aplicativo Apple Car Play. Ou então, com cabo USB para Android Auto.
Possui modem embarcado que permite comunicação remota com o carro para travar e destravar portas, dar partida e acionar o ar-condicionado, checar pressão dos pneus e nível de combustível, entre outras. Para isso, é preciso instalar aplicativo da Ford que é disponibilizado gratuitamente por um ano.
O conjunto de segurança é semelhante ao dos concorrentes. O motorista dispõe de sistemas de assistência e equipamentos, como os seis airbags, conjunto de quatro câmeras para visibilidade de 360º, controles de estabilidade e pressão, assistente de partida em rampa, sistema de monitoramento de pressão de pneus, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, piloto automático com Stop & Go, alerta de mudança de faixa, de colisão frontal com frenagem automática, de ponto cego e função automática de estacionamento..
[tags]