publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade
Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1019

11/06/2021 - 14h22
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

GLA 200 fica mais caro em estratégia de menor risco da Mercedes-Benz

Agora importado, custa R$ 325.900 e vem com mais espaço, novo motor e mais segurança
Do Carpress
Colunista do Carpress
Arquivo Pessoal Foco da Mercedes-Benz agora é trazer SUVs de maior valor agregado como grife Foco da Mercedes-Benz agora é trazer SUVs de maior valor agregado como grife

O setor automotivo nacional está vivendo um momento turbulento com queda nas vendas, falta de peças, cenário que parece “eterno” da Covid-19 e a revoada de algumas marcas importantes. Uma delas é a Mercedes-Benz, sinônimo de luxo e a 8ª marca mais valiosa do mundo - se restrita ao setor automotivo é a segunda colocada -, de acordo com o ranking Brands Global Brands, publicado em 2020.

A explicação para deixar de fabricar veículos no país é o velho argumento do alto custo de produzir no Brasil. Na fábrica de Iracemápolis (SP), a Mercedes-Benz produzia o SUV compacto GLA 200, além do sedã médio Classe C.

O foco agora é trazer de fora veículos de maior valor agregado como os SUV’s, paixão brasileira e global, mesmo com as altas taxas de importação e a subida do dólar, que encarecem o produto para o consumidor. Exemplo disso é o lançamento da segunda geração do GLA 200 AMG Line, que chega em apenas uma versão top para ampliar a oferta de SUVs premium e agora passa a integrar o line-up de oito modelos da marca.

As mudanças incluíram design, ambiente interno, motor e um aumento substancial de preço (R$ 325.900), cerca de R$ 120 mil a mais em relação ao anterior e até aos seus concorrentes. A justificativa é que este vem da Alemanha, enquanto o antigo era produzido aqui no Brasil.

Em nosso test drive, o GLA 200 AMG Line não decepcionou. Recheado de tecnologia, tem itens sofisticados externos e internos que condizem com a imagem de luxo da marca. Como agora é importado, não tem mais a motorização flex 1.6 L.

O novo motor é o turbo 1.3 de quatro cilindros, 163 cv e 25,5 kgfm de torque de 1620 a 4000 rpm.  O novo GLA 200 chega aos 100 km/h em 8,7 segundos. A velocidade máxima controlada é de 210 km/h.

Para trafegar no trânsito de São Paulo, o câmbio automático de sete marchas até poderia ser melhor calibrado, para tornar as saídas mais rápidas.  Na estrada, o motor tem ótimo desempenho, dirigibilidade e direção segura.

É possível escolher a forma de dirigir. Há um seletor de modos de condução, que pode ser escolhido entre Eco, Comfort, Sport e Individual.

Chama a atenção o conjunto de assistência ao motorista, que somente se envolve em um acidente se fizer muita questão. Para oferecer a máxima segurança, dispõe de sensores, câmeras de vídeo, câmeras infravermelho e radares de longo e curto alcance.

A lista de funções inclui assistência ativa de distância, assistente de frenagem, assistente de ponto cego, auxílio à direção evasiva, assistente de desembarque, auxílio para estacionar em marcha ré, entre outros. O modelo ficou mais alto (1.611m), mais largo (1.834m) e com o entre-eixos maior (2.729m). Já o comprimento diminuiu para 4.410m.

A combinação dos ajustes resultou em um ambiente interno mais espaçoso. Com os bancos traseiros rebatidos, o porta-malas oferece uma ampla capacidade de 435 litros.

O GLA 200 vem de fábrica com o pacote AMG esportivo, que engloba itens externos e internos. Destaca-se no conjunto externo grade frontal em estilo diamante, com pins cromados, barras de teto cromado, para-choques exclusivos, rodas AMG de 20” e acabamento cromado nas maçanetas e linhas laterais das janelas.

Em seu interior, encontram-se o volante multifuncional de base achatada, pedais cromados, molduras de acabamento em visual de fibra de carbono. Os bancos são revestidos de material usado na Formula 1, que traz maior aderência. O apoio de braço central é regulável e inclui um porta-objetos com entrada USB.

O modelo apresenta no painel de instrumentos e console central duas telas de alta resolução com 10,25”, com comandos touchscreen, touchpad no volante, console central e porta voz.A central multimídia atende Apple CarPlay e Android Auto.

O GLA 200 também vem de série com acesso sem chaves, assistência de estacionamento e câmera de ré, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas e carregador de celular sem fio.  Há ainda o sistema de comunicação remota com o condutor, que pode ser informado sobre roubo ou colisão e a nova função lava rápido de proteção ao veículo.

Pode ser comprado nas cores Branco Digital, Preto Cosmos, Azul Denim, Prata Iridium, Cinza Montanha, Branco Polar e Preto Noite.

Na questão do consumo, segundo o Inmetro, o SUV faz 10,7 km/l na cidade e 12,8 na estrada, melhor que o antigo GLA 1.6, que fazia 10 e 12,7 respectivamente.

Notícias relacionadas

Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas

Não à toa, publico hoje a matéria sobre dirigir o Sprinter Truck Street. Sendo hoje o Dia Internacional da Mulher, divido com vocês a minha experiência de estar ao volante de um pequeno caminhão. 

Fiat Toro está pronta para enfrentar as novas concorrentes

A Fiat Toro já tem concorrente na área. Com altura, largura e comprimento exclusivos a picape da Fiat reinou plena na passarela até o começo deste ano. Com o figurino enxuto, popularizou o segmento de picapes médias tornando o modelo da Fiat um sucesso de vendas. Mas para enfrentar essa concorrência que já se esperava, a montadora italiana tratou de equipar a cria com novo motor e mais tecnologia, segurança e conforto na linha 2022.

Jeep Renegade veste do 34 ao GG com a mesma elegância

O modelo campeão de vendas entre os SUVs tem o jeitão mais off road entre os seus pares compactos. O Jeep Renegade, do Grupo Stelllantis, tem design forte e imponente. Descende do primeiro Jeep lançado em meio à segunda guerra mundial para o transporte de soldados.  

Captur da Renault desfila com motor mais potente

Sensual, bonito, mais tecnologia, sistemas de segurança, equipamentos e, principalmente, com um motor que não deixas rastros. O SUV compacto Captur 2022 se tornou mais competitivo.

Quem quer um SUV?

Comparativo entre cinco SUVs compactos, Renault Captur, Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker vai além de rankings sobre vendas, emplacamentos, preços, consumo, dimensões, que são muito importantes, claro. Mas a escolha de um carro não depende só de definições exatas. Envolve também o que ele pode significar em termos subjetivos como liberdade, status, estilo de vida, entre outros

Palavras-chave:
  • ela e os carros
  • mercedesbenz
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Ah, essa nova geração
  • Vem aí o novo Eclipse Cross 2023, feito pela Mitsubishi
  • Uso de máscara está liberado inclusive em locais fechados
  • Dezenove condutores são autuados por embriaguez ao volante
  • Citroën começa a fabricar em série seu novo C3
  • Executivo da GM assume novas posições na corporação
  • Sexta e sábado são os Lion Days oferecidos pela Peugeot
  • Porsche inaugura centro mundial de serviços de alta tecnologia
  • Volkswagen mostra pela primeira vez a Kombi elétrica
  • Aston Martin inaugura nova fase da marca no Brasil
  • Fiat confirma Pulse Abarth para o final deste ano
  • Quase 200 mil motoristas precisam renovar CNH até o fim do mês
  • Corra porque está acabando
  • Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas
  • Fiat faz recall do Pulse por conta do sensor de estacionamento
Mais notícias
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2022 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade