Depois de algum tempo nadando em um oceano sujo de dificuldades e lançado num período turbulento de economia na pandemia, o carro surpreendeu pelas inovações e design. É, sem dúvida, o mais bonito da categoria de compactos. Vem importado da Argentina e possui diversos atrativos de tecnologia, que o faz alcançar uma dirigibilidade de muito prazer.
A versão que testamos em Carpress é a Griffe, top de linha, equipada com motor 1.6 de 16 válvulas e câmbio automático de seis marchas. Custa nada menos que R$ 98.890. Com opcionais, pode chegar a R$ 100.780, um valor que pode ser considerado alto para um compacto.
A versão de entrada, que é a Like Pack 1.6 MT, pode ser encontrada a partir de R$ 76.990. Há uma versão elétrica europeia, 208 E-GT, prometida para o Brasil para este ano. Mas pode ser que antes chegue o seu irmãozinho, o novo Citroen C3, derivada da mesma plataforma do atual Peugeot 208.
Mas voltemos ao que já existe por aqui. O Peugeot 208 é um carro bem gostoso de dirigir, é difícil não se encantar por ele. Única crítica é o já antigo motor de 16 válvulas flex.
Quando abastecido com gasolina entrega 115 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 15,4 kgfm a 4.000 rpm. Já com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 15,47 kgfm a 4.750 rpm.
Num mundo em que quase todos os carros estão optando por motores turbo, é uma pena que ainda seja propulsor aspirado. Se você não se importar com isso, tem aqui uma série de itens para alegrar seu humor com o carro, que chama atenção nas ruas.
Com volante esportivo menor que os tradicionais e uma direção leve com assistência elétrica, rodamos tranquilo em trechos urbanos e rodoviários. As trocas de marchas são muito rápidas e precisas.
A versão Griffe conta com i-Cockpit 3D, bancos com ótimo acabamento central em couro alcântara, carregamento de smartphone por indução, roda 16 diamantada, acesso e partida sem chave e volante em couro. Há sensores de chuva e crepuscular, faróis full-LED, retrovisor preto brilhante, aerofólio preto brilhantes, câmera 180°, alerta de saída de faixa, frenagem de emergência automática, alerta de colisão e detector de fadiga.
Também conta com assistência de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade e sensor de estacionamento traseiro. Acrescenta teto solar panorâmico, ar condicionado digital e câmera de ré.
A grade vem com detalhes cromados, 4 airbags, controlador e regulador de velocidade, vidros e travas elétricas, central multimídia com tela de 7 polegadas, espelhamento de smartphones com Apple Carplay e Android Auto, 2 tomadas USB dianteiras e controles de som no volante.
O consumo do Peugeot 208 1.6 Griffe, quando abastecido com etanol, chega a 8,1 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada. Já para a versão abastecida com gasolina, o consumo é 11,7 km/l em trechos urbanos ou 13 km/l em rodovias.