publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade
Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1019

19/04/2021 - 18h38
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

Trailhawk: mesmo prestes a mudar, esse Compass vale a pena para os aventureiros

Com motor turbodiesel, pneus de uso misto e tração 4x4, é a única versão com o verdadeiro espírito Jeep
Do Carpress
Colunista do Carpress
Divulgação e Arquivo Pessoal Acima - Compass 2022 chega nas próximas semanas com mudanças profundas no interior, motor flex inédito e alterações leves no design; Abaixo - Testamos a versão mais aventureiro em seu habitat natural: a Chapada Diamantina Acima - Compass 2022 chega nas próximas semanas com mudanças profundas no interior, motor flex inédito e alterações leves no design; Abaixo - Testamos a versão mais aventureiro em seu habitat natural: a Chapada Diamantina

Prestes a passar por uma reestilização com troca do ultrapassado motor flex, comprar um Jeep Compass movido a álcool e gasolina não é a melhor opção no momento. No entanto, se você quer aproveitar os descontos e condições especiais em vez de esperar pelas novidades (que deverão ter seus valores reajustados), vai uma dica: opte pela motorização diesel. Entre elas, a que realmente incorpora o espírito aventureiro Jeep é a Trailhawk, e fomos até a Chapada Diamantina (BA), uma das maiores chapadas do Brasil, para provar isso.

 
O nome da versão é a junção de “trail” (trilha) com “hawk” (falcão), o que, segundo a marca, quer dizer algo como “capacidade para ir além”. Essa sempre é a configuração com maior capacidade off-road dos modelos da Jeep, que além de motor diesel e tração 4x4 ajustável para diferentes pisos, também é equipada com pneu de perfil alto e uso misto, capaz de transpor obstáculos na terra e também nas esburacadas estradas do interior do Brasil. Custa R$ 211.990,00.
 
Percorremos quase 1.500 km com o veículo em Salvador e rumo à Chapada Diamantina, mais precisamente ao Vale do Capão, um dos destinos mais roots da chapada, combinando perfeitamente com nosso automóvel. Foram 300 km em trechos urbanos e 1200 km na estrada. Se na cidade o Compass mostra a funcionalidade de todas as suas tecnologias - como sensor de ponto cego, alerta de saída de faixa e os vários sensores de movimentos em volta do SUV -, na estrada prova o valor do seu powertrain.
 
O motor 2.0 turbodiesel entrega 170 cv de potência e 35,7 kgfm e trabalha em conjunto com uma transmissão automática de nove velocidades. Além de força para ultrapassar e agilidade para retomar, o modelo entrega uma excelente autonomia. Fizemos uma média de 13 km com um litro de diesel, que é consideravelmente mais barato do que a gasolina. 
 
Passamos pelas áreas mais esburacadas da estrada sem medo de cortar o pneu e, finalmente, ao chegar no Vale do Capão, agradecemos por estar em um veículo 4x4. Fomos em um período de tempestades noturnas e as estradas de chão tinham crateras imensas, impossíveis de transpor com um carro 4x2, ou sem o pneu adequado. 
 
Durante o dia, sem chuva, encaramos trilhas até chegar às cachoeiras mais famosas, como a Cascata do Rio Preto. Nessa hora, a “capacidade de ir além” da Trailhawk foi, mais uma vez, posta à prova e saiu vitoriosa. Deixamos o Compass o mais perto da cachoeira que um carro poderia chegar, considerando a largura da trilha. O resultado foi uma economia de um quilômetro de caminhada em relação aos motoristas de outros veículos (sem tração 4x4). 
 
Mas ao assumir a casca grossa e se propor a visitar os locais mais ermos, o Jeep Compass comete um grande erro: não possui GPS nativo. O Vale do Capão é um dos muitos destinos do Brasil que não possuem sinal de internet móvel, foram necessárias inúmeras paradas para pedir coordenadas sobre o caminho das cachoeiras. Espero que isso seja atualizado junto com o facelift.
 

Notícias relacionadas

Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas

Não à toa, publico hoje a matéria sobre dirigir o Sprinter Truck Street. Sendo hoje o Dia Internacional da Mulher, divido com vocês a minha experiência de estar ao volante de um pequeno caminhão. 

Fiat Toro está pronta para enfrentar as novas concorrentes

A Fiat Toro já tem concorrente na área. Com altura, largura e comprimento exclusivos a picape da Fiat reinou plena na passarela até o começo deste ano. Com o figurino enxuto, popularizou o segmento de picapes médias tornando o modelo da Fiat um sucesso de vendas. Mas para enfrentar essa concorrência que já se esperava, a montadora italiana tratou de equipar a cria com novo motor e mais tecnologia, segurança e conforto na linha 2022.

Jeep Renegade veste do 34 ao GG com a mesma elegância

O modelo campeão de vendas entre os SUVs tem o jeitão mais off road entre os seus pares compactos. O Jeep Renegade, do Grupo Stelllantis, tem design forte e imponente. Descende do primeiro Jeep lançado em meio à segunda guerra mundial para o transporte de soldados.  

Captur da Renault desfila com motor mais potente

Sensual, bonito, mais tecnologia, sistemas de segurança, equipamentos e, principalmente, com um motor que não deixas rastros. O SUV compacto Captur 2022 se tornou mais competitivo.

Quem quer um SUV?

Comparativo entre cinco SUVs compactos, Renault Captur, Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker vai além de rankings sobre vendas, emplacamentos, preços, consumo, dimensões, que são muito importantes, claro. Mas a escolha de um carro não depende só de definições exatas. Envolve também o que ele pode significar em termos subjetivos como liberdade, status, estilo de vida, entre outros

Palavras-chave:
  • jeep
  • compass
  • ela e os carros
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Ah, essa nova geração
  • Vem aí o novo Eclipse Cross 2023, feito pela Mitsubishi
  • Uso de máscara está liberado inclusive em locais fechados
  • Dezenove condutores são autuados por embriaguez ao volante
  • Citroën começa a fabricar em série seu novo C3
  • Executivo da GM assume novas posições na corporação
  • Sexta e sábado são os Lion Days oferecidos pela Peugeot
  • Porsche inaugura centro mundial de serviços de alta tecnologia
  • Volkswagen mostra pela primeira vez a Kombi elétrica
  • Aston Martin inaugura nova fase da marca no Brasil
  • Fiat confirma Pulse Abarth para o final deste ano
  • Quase 200 mil motoristas precisam renovar CNH até o fim do mês
  • Corra porque está acabando
  • Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas
  • Fiat faz recall do Pulse por conta do sensor de estacionamento
Mais notícias
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2022 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade