publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade
Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1019

13/04/2021 - 12h13
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

Audi E-tron: elétrico mais vendido do Brasil custa mais de meio milhão

SUV entrega mais de 400 km de autonomia, luxo e performance de esportivo
Do Carpress
Colunista do Carpress
Arquivo Pessoal Versão tradicional sai por R$ 551.990, enquanto a cupê custa R$ 591.990 Versão tradicional sai por R$ 551.990, enquanto a cupê custa R$ 591.990

Lançado em abril de 2020, o Audi E-Tron demorou pouco tempo para se tornar o elétrico mais vendido do Brasil. No ano passado, vendeu 183 unidades, 133 com carroceria "tradicional" e 50 com carroceria cupê, como o que testamos em Salvador, que foi lançado apenas em setembro. Dois pontos chamam atenção no modelo: a autonomia de 436 km com uma recarga de energia e o luxo embarcado.

As duas configurações do Audi E-Tron têm um forte apelo estético, mas a opção cupê chama ainda mais atenção. A versão que testamos, na cor azul antigua metálico, atraiu dezenas de olhares por onde passou. A tradicional sai por R$ 551.990, enquanto a cupê custa R$ 591.990. No interior, chama atenção as três telas: o painel de instrumentos digital, uma tela central que espelha Android Auto e Apple Car Play e uma terceira localizada logo abaixo, que permite controlar o ar-condicionado de quatro zonas, sem a necessidade de sair da navegação. 

Entre os itens tecnológicos, controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360° e assistente de direção adaptativo. O veículo também possui suspensão a ar adaptativa, que deixa o SUV mais alto no modo de condução off-road, por exemplo. Outro item muito comentado são as câmeras que substituem os retrovisores, mas trata-se de um opcional que custa R$ 13 mil. 

Conjunto motriz

Apesar do recheio farto, é do conjunto motriz que todos querem saber. Ele é composto por dois motores elétricos que entregam, juntos, 408 cavalos de potência e 67,7 kgfm de torque, ambos imediatos, sem precisar subir os giros como em carros a combustão. Isso faz com que o veículo vá de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, mesmo pesando mais de duas toneladas. A velocidade máxima é limitada a 200 km/h. A tração é integral nas quatro rodas e entra em ação sob demanda. 

As baterias do E-tron ficam no assoalho, o que muda a distribuição de peso do SUV em relação a um carro de motor dianteiro. Mas a mudança é bem-vinda: o modelo é extremamente estável, mesmo em velocidades mais altas. A suspensão a ar faz com que as irregularidades do solo não atrapalhem a vida dos passageiros da cabine. Além disso, o silêncio impera no habitáculo, já que os motores elétricos não têm o tradicional ronco dos a combustão.

Autonomia

O E-tron é capaz de percorrer 436 km com uma recarga de energia. O tempo necessário para carregá-lo por completo depende muito do equipamento. Em uma estação com corrente direta de 150 Kw, por exemplo, são necessários apenas 50 minutos para a carga completa. Em uma tomada industrial de 11 Kw, é preciso esperar cerca de 9 horas, e em uma tomada residencial comum, 60 horas.

O mais comum é que o proprietário compre um carregador doméstico e deixe o elétrico carregando durante a noite. Assim, poderá rodar com tranquilidade durante a semana e até fazer uma viagem, desde que se atente aos pontos de recarga no caminho. Atualmente, shoppings, hotéis, supermercados e até postos de combustível oferecem pontos de recarga grátis - para checar onde estão os carregadores, basta pesquisar em um aplicativo, como o Plug Share.  Espaço para bagagem não vai faltar: o porta-malas possui 600 litros e ainda há mais 60 litros sob o capô.  

Com o conjunto-motriz elétrico, mesmo abastecendo com a energia de casa, é possível economizar até R$ 8.420 de gasolina por ano, se você roda em torno de 2 mil km por mês com o veículo. 

Paula Gama é jornalista especializada no mercado automotivo há cinco anos, Nesse período já testou mais de cem modelos de veículos no Brasil e no exterior. É apaixonada por história e tem como hobby visitar museus que contam a trajetória automotiva pelo mundo.

Notícias relacionadas

Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas

Não à toa, publico hoje a matéria sobre dirigir o Sprinter Truck Street. Sendo hoje o Dia Internacional da Mulher, divido com vocês a minha experiência de estar ao volante de um pequeno caminhão. 

Fiat Toro está pronta para enfrentar as novas concorrentes

A Fiat Toro já tem concorrente na área. Com altura, largura e comprimento exclusivos a picape da Fiat reinou plena na passarela até o começo deste ano. Com o figurino enxuto, popularizou o segmento de picapes médias tornando o modelo da Fiat um sucesso de vendas. Mas para enfrentar essa concorrência que já se esperava, a montadora italiana tratou de equipar a cria com novo motor e mais tecnologia, segurança e conforto na linha 2022.

Jeep Renegade veste do 34 ao GG com a mesma elegância

O modelo campeão de vendas entre os SUVs tem o jeitão mais off road entre os seus pares compactos. O Jeep Renegade, do Grupo Stelllantis, tem design forte e imponente. Descende do primeiro Jeep lançado em meio à segunda guerra mundial para o transporte de soldados.  

Captur da Renault desfila com motor mais potente

Sensual, bonito, mais tecnologia, sistemas de segurança, equipamentos e, principalmente, com um motor que não deixas rastros. O SUV compacto Captur 2022 se tornou mais competitivo.

Quem quer um SUV?

Comparativo entre cinco SUVs compactos, Renault Captur, Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker vai além de rankings sobre vendas, emplacamentos, preços, consumo, dimensões, que são muito importantes, claro. Mas a escolha de um carro não depende só de definições exatas. Envolve também o que ele pode significar em termos subjetivos como liberdade, status, estilo de vida, entre outros

Palavras-chave:
  • audi
  • ela e os carros
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Ah, essa nova geração
  • Vem aí o novo Eclipse Cross 2023, feito pela Mitsubishi
  • Uso de máscara está liberado inclusive em locais fechados
  • Dezenove condutores são autuados por embriaguez ao volante
  • Citroën começa a fabricar em série seu novo C3
  • Executivo da GM assume novas posições na corporação
  • Sexta e sábado são os Lion Days oferecidos pela Peugeot
  • Porsche inaugura centro mundial de serviços de alta tecnologia
  • Volkswagen mostra pela primeira vez a Kombi elétrica
  • Aston Martin inaugura nova fase da marca no Brasil
  • Fiat confirma Pulse Abarth para o final deste ano
  • Quase 200 mil motoristas precisam renovar CNH até o fim do mês
  • Corra porque está acabando
  • Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas
  • Fiat faz recall do Pulse por conta do sensor de estacionamento
Mais notícias
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2022 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade