publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade
Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 1019

08/02/2021 - 08h42
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

Fim de uma era: Civic Si sai de linha em todo o mundo

Os fãs do modelo terão que partir para o mercado de usados para ter seus 208 cv na garagem
Do Carpress
Colunista do Carpress
Arquivo pessoal Paula Gama ao lado do Civic Si de última geração importada para o Brasil Paula Gama ao lado do Civic Si de última geração importada para o Brasil

De certo a falta de insumos para a produção de automóveis causada pela pandemia mudou a estratégia da Honda com o Civic Si. A versão esportiva e cupê do sedã médio foi atualizada no ano passado, mas na última semana a montadora confirmou que ele não será mais vendido em todo mundo.

O último lote importado para o Brasil já foi comercializado e não há previsão de o modelo voltar ao mercado, mas continua sendo uma boa opção de esportivo para quem deseja comprar um usado.

Estava testando a versão 2021 do esportivo quando a decisão foi confirmada. O último valor do Si no Brasil foi de R$ 189 mil, mas um concessionário informou que se a importação fosse feita, com a alta do dólar e a falta de matéria-prima, o preço subiria para R$ 220 mil. A notícia é dura para os fãs do modelo, mas o sonho ainda pode ser alcançado no mercado de usados.

O que o Si tem

Vou chamá-lo somente pelo sobrenome Si porque é importante esquecer tudo o que você sabe sobre o sedã Civic para entender esse modelo. Para começar, o cupê esportivo possui apenas duas portas bem grandes e pesadas. O conforto de todos os passageiros não é o foco, e sim a performance.

O conjunto motriz é formado por um motor 1.5 turbo que entrega 208 cv de potência e 26,5 kgfm de torque a 2.100 rpm, capazes de levá-lo de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. O câmbio é raiz manual de seis velocidades com engate bem justo. O resultado honra a promessa do esportivo.

Ao acelerar, os giros sobem rápido e preciso estar atento às mudanças de marcha. O ronco do motor invade a cabine com o novo Active Sound Control, ativado no modo Sport, que deixa o cupê ainda mais “nervoso”. As respostas ficam mais rápidas, a suspensão mais dura e a direção mais direta.

Fizemos um percurso no Centro Administrativo da Bahia (CAB), um circuito de rua que foi palco da Stock Car em Salvador durante alguns anos. Foi gostoso ver o desempenho do Si nas curvas, o carro é grudado no chão, instigando o condutor a acelerar mais e mais. Uma pena ter que ficar atenta ao velocímetro, já que extrapolar a velocidade no CAB só era permitido nos tempos de Stock.

Se o desempenho do Si merece muitos elogios, a central multimídia poderia ser melhor. Há opções mais intuitivas, modernas e rápidas no mercado. Outra solução encontrada pela Honda não agrada: o “alerta” de ponto cego. Diferente das outras marcas, que utilizam luzes nos retrovisores para avisar que há um veículo no ponto cego, a Honda inovou e colocou uma câmera no retrovisor direito para mostrar o trânsito lá fora.

Mas há muitos problemas: primeiro, só funciona para um lado; segundo, não há nenhum alerta, o motorista tem que procurar veículos em um possível ponto cego e, terceiro, toda vez que você dá seta a tela da central sai de onde está para exibir a imagem da câmera, o que atrapalha muito a utilização do Waze, por exemplo. 

Conectividade à parte, o Si é um carro que fará falta, assim como o Volkswagen Golf GTI, que também saiu de linha no Brasil há algum tempo. O ícone da Honda é capaz de arrancar muitos sorrisos dos amantes de esportivos, e segue sendo uma boa opção no mercado de usados.

Paula Gama é jornalista especializada no mercado automotivo há cinco anos, Nesse período já testou mais de cem modelos de veículos no Brasil e no exterior. É apaixonada por história e tem como hobby visitar museus que contam a trajetória automotiva pelo mundo.

Notícias relacionadas

Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas

Não à toa, publico hoje a matéria sobre dirigir o Sprinter Truck Street. Sendo hoje o Dia Internacional da Mulher, divido com vocês a minha experiência de estar ao volante de um pequeno caminhão. 

Fiat Toro está pronta para enfrentar as novas concorrentes

A Fiat Toro já tem concorrente na área. Com altura, largura e comprimento exclusivos a picape da Fiat reinou plena na passarela até o começo deste ano. Com o figurino enxuto, popularizou o segmento de picapes médias tornando o modelo da Fiat um sucesso de vendas. Mas para enfrentar essa concorrência que já se esperava, a montadora italiana tratou de equipar a cria com novo motor e mais tecnologia, segurança e conforto na linha 2022.

Jeep Renegade veste do 34 ao GG com a mesma elegância

O modelo campeão de vendas entre os SUVs tem o jeitão mais off road entre os seus pares compactos. O Jeep Renegade, do Grupo Stelllantis, tem design forte e imponente. Descende do primeiro Jeep lançado em meio à segunda guerra mundial para o transporte de soldados.  

Captur da Renault desfila com motor mais potente

Sensual, bonito, mais tecnologia, sistemas de segurança, equipamentos e, principalmente, com um motor que não deixas rastros. O SUV compacto Captur 2022 se tornou mais competitivo.

Quem quer um SUV?

Comparativo entre cinco SUVs compactos, Renault Captur, Nissan Kicks, Honda HR-V, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker vai além de rankings sobre vendas, emplacamentos, preços, consumo, dimensões, que são muito importantes, claro. Mas a escolha de um carro não depende só de definições exatas. Envolve também o que ele pode significar em termos subjetivos como liberdade, status, estilo de vida, entre outros

Palavras-chave:
  • ela e os carros
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Ah, essa nova geração
  • Vem aí o novo Eclipse Cross 2023, feito pela Mitsubishi
  • Uso de máscara está liberado inclusive em locais fechados
  • Dezenove condutores são autuados por embriaguez ao volante
  • Citroën começa a fabricar em série seu novo C3
  • Executivo da GM assume novas posições na corporação
  • Sexta e sábado são os Lion Days oferecidos pela Peugeot
  • Porsche inaugura centro mundial de serviços de alta tecnologia
  • Volkswagen mostra pela primeira vez a Kombi elétrica
  • Aston Martin inaugura nova fase da marca no Brasil
  • Fiat confirma Pulse Abarth para o final deste ano
  • Quase 200 mil motoristas precisam renovar CNH até o fim do mês
  • Corra porque está acabando
  • Sprinter Truck Street, um caminhão urbano também para elas
  • Fiat faz recall do Pulse por conta do sensor de estacionamento
Mais notícias
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2022 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade