Uma das principais novidades do modelo é o sistema de tração integral com vetorização dinâmica de torque para oferecer a maior velocidade em curvas. Seu desempenho é garantido pelo motor 2.3 EcoBoost de 320 cv, compartilhado com o novo Mustang.
Essa tração integral com vetorização dinâmica de torque dá ao Focus RS um novo nível de desempenho e dirigibilidade. O sistema baseado em dois conjuntos de embreagem controlados eletronicamente gerencia a distribuição do torque dianteiro e traseiro e também pode controlar a distribuição de torque em cada roda traseira.
Primeiro modelo da grife RS a ser vendido em todo o mundo, o Focus RS começa a ser produzido no final do ano em Saarlouis, na Alemanha, e deve chegar ao mercado norte-americano no segundo trimestre de 2016. É um dos mais de 12 esportivos que a Ford vai lançar em todo o mundo até 2020.
“Os clientes têm pedido o lançamento do Focus RS nos Estados Unidos há muitos anos”, afirma Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. “Agora podemos dizer que eles estão recebendo um dos modelos RS mais inovadores, potentes e belos de todos os tempos.”
Esportivo da Ford traz o inovador modo drift
O carro traz também suspensão esportiva, com amortecedores ajustáveis, rodas de 19 polegadas e pneus especiais 235/35R19 desenvolvidos pela Michelin. O motorista tem quatro modos de direção para cada condição de pista: normal, esporte, pista e drift.
Um controle ao lado da alavanca de câmbio permite escolher as configurações de tração nas quatro rodas, amortecedor, controle eletrônico de estabilidade, direção e resposta do motor, além do som do escapamento.
Pioneiro na indústria, o modo drift é especialmente calibrado para a tração nas quatro rodas e modifica a distribuição de torque para que o motorista possa ter um sobre-esterço controlado na pista.
O controle de arrancada configura o chassi, o motor e o turbo para a aceleração mais rápida possível. O motorista só precisa selecionar o modo no painel, engatar a primeira marcha, acelerar e liberar a embreagem.