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16/05/2022 - 13h59
OPINIÃO > ELA E OS CARROS

Pulse da Fiat é bem competitivo no mar de SUVs

Pacote de tecnologia, conforto e segurança faz do SUV da Fiat um veículo de muito bom custo-benefício
Bete Carriço
Colunista do Carpress
Crédito Foto:Luis Perez Ao volante, o que se nota de primeira é a agilidade com a qual transito pelas ruas da cidade e a ótima estabilidade na estrada Ao volante, o que se nota de primeira é a agilidade com a qual transito pelas ruas da cidade e a ótima estabilidade na estrada

Na mesma época em que o primeiro SUV da Fiat foi lançado, o Pulse, uma amiga estava procurando um carro para comprar. No dia do lançamento, quando as informações foram divulgadas para a imprensa e publicadas logo a seguir, sugeri a ela o SUV que chegava com um ótimo custo-benefício. Cheguei atrasada, o filho que mora nos EUA já havia ligado muito entusiasmado recomendando a compra.

Ela acabou se apaixonando por outro, já com alguns anos de vida, vai entender as razões do coração. Conto essa história, para ilustrar o impacto da chegada do Pulse ao mercado. Cercado de muita curiosidade pela imprensa especializada, causou uma boa impressão pelo amplo pacote de tecnologias, conectividade e de segurança já na versão de entrada. Uma receita quase infalível de sucesso.

Versão de entrada Drive 1.3 Flex e a Drive1.3 Flex Automática

Versão de entrada: com quatro airbags, alerta de cinto de segurança para o motorista e passageiros, ar-condicionado automático,  central multimídia com tela de 8,4” touchscreen, Apple Carplay e Android Auto, comando de voz, bluetooth, duas USB tipo A e C, chave canivete, computador de bordo (consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso, faróis em LED, função follow me home, assistente de partida em rampa, piloto automático, retrovisores externos com regulagem elétrica, vidros elétricos  com função one touch e antiesmagamento, monitoramento de pressão de pneus

A versão avaliada Drive 1.3 Flex automática traz mais câmbio automático de sete velocidades, console central de apoio ao braço, modo Sport com acionamento por botão no volante

Em um projeto de marketing bem delineado e de aproximação com o consumidor, a apresentação do modelo aconteceu antecipadamente na final do BBB 21, antes mesmo do seu lançamento e início das vendas. O nome do carro, Pulse, também foi escolhido por uma votação com a participações de mais de 380 mil pessoas.

Mas é preciso dirigir para saber como se comporta na estrada, nas ruas da cidade, se é confortável para todos os passageiros, entre outros itens. Dirigi pelo Carpress e Portal Auto Mulher 1o Pulse na versão Drive 1.3 CVT Flex (R$ 101.442) e conto aqui o que achei.

Na direção, o que se nota de primeira é a agilidade com a qual transitou pelas ruas de São Paulo e a ótima estabilidade na estrada, apesar da direção leve.

Motorização

A versão avaliada recebeu o motor 1.3 CVT Flex, com desempenho já conhecido em outros carros da Fiat, e não o Turbo 200 Flex Automática, o mesmo da picape Toro, que equipa as versões Drive Turbo, Audace e Impetus. 

O Turbo 200 Flex gera 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), e torque de 200 Nm (20,4 kgfm), entre 1750 rpm e 3500 rpm, independente do combustível. O motor 1.3 Firefly gera 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 134 Nm (13 ,7 kgfm) a 4.000 rpm.

Segundo a montadora italiana, esse desempenho ágil e estável é decorrente de diversas tecnologias totalmente desenvolvidas no Brasil nas áreas de suspensão, direção, carroceria e isolamento acústico e de vibrações. O Fiat Pulse utiliza uma suspensão inédita, desenvolvida especialmente para o modelo. O conjunto é composto pelo sistema McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras, ambos dotados com uma nova geometria.

Na frente, uma travessa plana de maior rigidez favorece uma performance dinâmica superior e contribui para mais proteção em colisões. Nela ficam conectadas as novas molas e amortecedores, capazes de absorver irregularidades do solo ao mesmo tempo em que otimizam a estabilidade do Pulse nas curvas.

O Pulse também chega com uma transmissão automática inédita, de sete marchas, desenvolvida recentemente.  Ela está presente nas duas motorizações, a Turbo 200 e a 1.3 Firefly e possui três modos de direção, automática, manual e esportiva, que pode ser acionada no volante. A configuração 1.3 Firefly pode receber a transmissão automática e também a caixa manual de cinco marchas.

 

Drive 1.3 Flex manual – R$ 92.448

Drive Turbo 200 AT Flex -R$ 110.918

Audace Turbo 200 AT Flex – R$ 116. 678

Impetus Turbo 200 AT Flex – R$ 129.596

 

O novo SUV da Fiat com ainda recursos como o TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade do Pulse superar obstáculos. Além disso, o TC+ conta ainda com o ABS Off-Road, que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência em pisos como terra, barro e areia.

Sistemas de segurança

Alerta de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência (monitora a proximidade do carro da frente e em caso de aproximação, não havendo reação do motorista, os freios são acionados automaticamente), controle de estabilidade e tração de série em todas as versões, indicação de frenagem de emergência, airbags laterais de série em todas as versões, desativação de farol alto automática, aciona farol alto em caso de baixa luminosidade.

Conforto e Redução de Ruídos na Cabine

O Pulse é um SUV espaçoso para o motorista e passageiro do banco da frente. Já para os passageiros da parte de trás pode haver algum incomodo caso tenham altura maior que 1.70m.

Há um bom espaço para itens funcionais e de conforto, como o dispensado para os 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que somados chegam a 25,1 litros de volume para guardar chaves, carteiras, copos e garrafas em diversos nichos, que incluem três conectores USB (sendo um do tipo C) e opção de carregador de celular por indução.

O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que pode ser ampliada com o rebatimento do banco traseiro. Os encostos podem ser baixados na proporção 60/40, ajustando-se à quantidade de passageiros a bordo.

 A fixação do motor e do câmbio é por meio de buchas especiais que garantem o máximo de absorção de vibração e ruído, o que torna o ambiente na cabine mais silencioso.  Os cuidados com esses componentes permitiram uma redução de vibrações de até 32% no volante e de 7% no trilho do banco em relação ao seu principal concorrente.

Design e Conforto

Quando vi de perto o Fiat Pulse pela primeira vez, foi em uma concessionária da marca. Me chamou a atenção o design elegante, característica da marca.  Há quem identifique o Pulse com um o Argo de proporções maiores. Existem semelhanças, mas não chegam a tirar a personalidade novo modelo.

O SUV da Fiat é fruto do trabalho de profissionais de áreas diversas no Design South América da Stellantis, no Polo Automotivo de Betim. Como diz o slogan, o carro é feito por brasileiros para brasileiros.

A dianteira tem para-choque elevado que amplia o ângulo de entrada (20,5º). A grade frontal estampa o logo da marca, a Fiat Flag, no canto inferior direito.  Possui friso, que pode variar conforme a versão - cromado na top linha. Abaixo fica uma segunda entrada de ar, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED.

Possui arcos em torno dos paralamas, rack longitudinal no teto e acabamento sob os vidros. As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões.

Na traseira as lanternas tridimensionais em LED têm perfil elevado. O para-choque traseiro exclusivo de otimiza o ângulo de saída (31,5º) do Pulse, enquanto os elementos escurecidos somam-se a um friso prateado na parte inferior.

O Pulse estreia duas cores novas e exclusivas, Azul Amalfi e Cinza Strato (versão avaliada), que podem ser combinadas com teto bicolor, preto ou cinza na lmpetus, e preto como item opcional nas demais, com exceção da versão de entrada.

Conectividade e Tecnologia

A central multimídia é equipamento de série disponível em duas versões, com tela flutuante de 8,4 polegadas e de 1O,1 polegadas sensíveis ao toque. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay e recebem a Connect Me, plataforma de serviços conectados da marca e controlados pelo celular.

É possível abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzinas, aquecer ou resfriar a cabine com comando de voz. O sistema multimídia também oferece navegador GPS e câmera de ré.

O painel de 7” é 100% digital e pode mostrar diferentes informações de acordo com as preferências do motorista. A chave presencial permite abrir as portas e ligar o motor. Possui sensores de estacionamento e câmera.

Comutação automática de faróis, que reduzem a intensidade da luz do farol alto quando outro carro estiver à frente ou na direção ao veículo.

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