A concorrente que chegou recentemente, a Ford Maverick, a R$ 245.990, com apenas uma versão, e a Montana da GM, com previsão de lançamento para este ano, certamente vão colocar a hegemonia do modelo à prova. Para ajudar os futuros compradores, que desejam ter uma picape média na garagem, avaliamos a Toro na versão Freedom e trazemos as novidades.
De acordo com o ranking de emplacamentos de veículos comerciais da Fenabrave, a Toro vendeu 3. 293 unidades em janeiro, posicionada em segundo lugar, abaixo da sua irmã menor, a Strada, ambas da Fiat. Essa dupla vem liderando já há algum tempo a lista das picapes mais vendidas e esse posto privilegiado foi conquistado pela Stellantis não somente com as picapes, mas também com os SUVs Renegade e Compass da Jeep.
A estratégia vencedora parece ser renovar os modelos constantemente em tecnologia, design, segurança e conforto e abrir uma frente com grande número de versões, nove no caso da Toro, ao gosto do cliente e a contragosto da concorrência.
Essa blindagem (à prova de concorrentes) operada pela Fiat na edição 2022 do modelo inclui atualizações importantes como a estreia do novo motor turbo flex 270, de 185 cavalos e 27,5kgfm de torque com etanol. O novo propulsor faz par com motor 1.8 flex aspirado AT6 e o 2.0 turbo diesel, AT9 e tração 4x4.
As versões são a Endurance 1.8 Flex AT6, Endurance Turbo 270 Flex AT6, Endurance Turbo Diesel AT9 4x4, Freedom Turbo 270 Flex AT6, Freedom Turbo Diesel AT9 4x4, Volcano Turbo 270 Flex AT6, Volcano Turbo Diesel AT9 4x4, Ranch Turbo Diesel AT9 4x4 e Ultra Turbo Diesel AT9 4x4.
O modelo passou a oferecer carregador sem fio para celular, nova central multimídia com tela de até 10,1”e plataforma de serviços conectados que podem ser operados de forma remota pelo celular.
A nova Toro trouxe também novos acessórios como estribos, tapetes, santo antonio, capota rígida de alumínio que pode ter acionamento elétrico. No quesito segurança, o modelo ganhou sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis,
Há ainda faróis Full LED, sistema de iluminação frontal 100% em LED que melhora em 30% a performance dos faróis, e Cluster Full Digital 7’’. Conteúdo de série em todas as versões, o painel de instrumentos 100% digital com tela TFT.
Sobre consumo, a Toro 2022 turboflex faz com gasolina 9,7 km/l em ciclo urbano e 11,6 km/l no rodoviário. Com etanol, registrou 6,8 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada.
ENDURANCE 1.8 FLEX AT6- R$ 128.990
- Cluster Full Digital de 7"
- TC+ (Electronic Locker)
- Leitor de pressão dos pneus (iTPMS)
- Airbags laterais e de cortina
- USB frontal (tipos A e C)
- USB traseiro
- Central multimídia de 7"
- Dois tweeters
- Espelhos externos com tilt down
- Comandos de áudio no volante
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Vidros elétricos
- Travamento elétrico
-Alarme
- Desembaçador traseiro
- Banco do motorista ajustável
- lsofix
- Piloto automático
- DRL (luz diurna) de LED
- Sensor de estacionamento traseiro
- Porta escada
- Repetidor lateral
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder
- Revestimento de caçamba
- Rodas de aço de 16" (Superspoke)
- Luz de iluminação da caçamba
- Lâmpadas traseiras de LED
ENDURANCE TURBO 270 FLEX AT6 - R$ 133.990
Acrescenta em relação à Endurance Flex AT6:
- Motor Turbo Flex de 185 cv (etanol)
ENDURANCE TURBO DIESEL AT9 4x4- R$ 164.990
- Motor turbo diesel de 170 cv
- ESC OFF (4x4 low)
- Transmissão de 9 marchas
- Tração 4x4 com seletor
- Controle eletrônico de descida
- Protetor de cárter
FREEDOM TURBO 270 FLEX AT6 - R$145.190
Acrescenta em relação à Enduran ce:
- Central multimídia de 8,4"
- Paddle shifters
- Câmera de ré
- Volante em couro
- Ar-condicionado digital dual zone
- Para-sol com iluminação
- Apoio de braço frontal
- Tapete
- Faróis full LED
- Roda de liga leve de 17"
- Barras longitudinais no teto
- Farol de neblina
- Capota marítima
- Maçanetas e espelhos na cor do veículo
FREEDOM TURBO DIESEL AT9 4x4 - R$ 179.690
- Motor turbo diesel de 170 cv
- ESC OFF (4x4 low)
- Transmissão de 9 marchas
- Tração 4x4 com seletor
- Controle eletrônico de descida
- Protetor de cárter
VOLCANO TURBO 270 FLEX AT6 - R$159.290
Acrescenta em relação à Freedom:
- Sensor de estacionamento frontal
- TBM +NAV (conectividade)
- Wireless changer
- Airbag de joelhos
- Roda de liga leve de 18"
- Bancos em couro
- Sensores de chuva e crepuscular
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Espelhos externos com tilt down e luz de poça
- Apoia-braço traseiro
- Porta-objeto no banco do passageiro
- Keyless Enter-N'Go
- Assentos com ajuste elétrico
- Maçaneta e moldura da porta cromada
VOLCANO TURBO DIESEL AT9 4x4 - R$ 193.790
- Motor turbo diesel de 170 cv
- ;çESC OFF (4x4 low)
- Transmissão de 9 marchas
- Tração 4x4 com seletor
- Controle eletrônico de descida
- Protetor de cárter
RANCH TURBO DIESEL AT9 4x4 - R$ 201.890
- Central multimídia com tela de 1O,1"
- Grade frontal diferenciada
- ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor : AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
- Espelhos externos cromados
- Moldura lateral da caixa de roda específica
- Barra de proteção para o vidro traseiro
- Barra de proteção cromada
- Santantonio cromado
- Estribo cromado
- Para-barro
- Assentos de couro acabamento específico (marrom)
- Badge externo nas portas da frente
- Badge interno
- Acabamentos interiores escurecidos
- Acabamentos exteriores escurecidos
- Cor e acabamento do painel (marrom)
- Cluster específico (Welcome Movement)
- Tapetes de carpete com bordados
ULTRA TURBO DIESEL AT9 4x4 - R$ 203.890
- Central multimídia de 1O,1"
- Grade frontal diferenciada
- ADAS (Sistema Avançado de Asssistência ao Condutor: AEB (frenagem autônoma de emergência)/ LDW (aviso de mudança de faixa)/ AHB (comutação automática dos faróis)
- Dynamic bed cover (capota rígida)
- Cargo bag
- Moldura lateral da caixa de roda específica
- Nova bitola 1O mm maior
- Santantonio integrado
- Estribo preto
- Rodas de liga leve de 17" + pneus AT plus com escrita branca
- Assentos de couro com acabamento específico (vermelho)
- Badge externo (portas dianteiras)
- Badge interno
- Acabamentos interiores escurecido
- Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat
- Maçaneta da porta na cor externa
- Cor e acabamento do painel (vermelho)
- Bordado nas costas nos bancos dianteiros
- Cluster específico (Welcome movement)
- Tapetes de carpete com bordados