Relevantes novidades mecânicas e tecnológicas deixam esse veículo da Chevrolet mais econômico, ágil e prazeroso de dirigir. O Spin 2022 teve adotado o controle eletrônico de estabilidade e tração como item de série em todas as configurações. A tecnologia reduz sensivelmente o risco de perda de controle do veículo em condições extremas ao limitar a velocidade quando ela se torna incompatível com a trajetória ou a aderência do piso.
Grande, espaçoso, confortável, não se pode negar. O Spin é o veículo mais procurado de seu segmento por familiares, taxistas, pessoas com deficiência por combinar amplo espaço interno, versatilidade e preço acessível. Se pensarmos então em um top de linha, o prazer de dirigir um carro desses melhora ainda. O Spin Activ 7, que testamos pela reportagem do Carpress, simboliza a marca no segmento dos automóveis de família de estilo aventureiro.
Personalidade
Por oferecerem extensa lista de equipamentos, visual diferenciado e até maior capacidade para enfrentar terrenos acidentados, esses veículos caíram no gosto dos brasileiros, que também buscam oportunidades para explorar a natureza. O maior diferencial do modelo Activ está no acabamento exterior, que deixa o Spin mais imponente. Estes novos itens estéticos foram criados também para proporcionar harmonia e dar personalidade ao conjunto.
Na frente, destaca-se o para-choque diferente das demais versões, com vincos pronunciados nas extremidades e aplique na parte inferior em tom fosco escuro. Dessa forma, cria-se um efeito contrastante com a tinta que cobre a carroceria. Os faróis de neblina são envolvidos com molduras em preto brilhante e uma peça plástica alusiva a carros do tipo off-road. Também extensiva a toda a gama estão o novo grafismo do painel de instrumentos e a inédita opção de cor Azul Eclipse para a carroceria.
O Spin Activ 7 caracteriza-se principalmente pelos elementos decorativos da carroceria e pelo interior personalizado. O veículo traz esse design interior e exterior, as tecnologias de conectividade, incluindo OnStar e MyLink e tecnologias de eficiência energética, que os colocam entre os mais econômicos do mercado. Apenas não tem ainda o wi-fi ou o bluetooh para espelhamento de celulares para Android Auto e Apple CarPlay, sendo ainda necessário o cabo USB.
A minivan da Chevrolet ganha também assistente de partida em aclive, muito útil em saídas de semáforos e manobras em planos inclinados. O item funciona com as configurações de câmbio automático e manual, ambos de seis marchas. O alerta de não afivelamento do cinto do passageiro chega para complementar o aviso referente ao do lado do condutor, já existente.
Já o controlador de limite de velocidade está disponível desde as configurações intermediárias. Teclas no volante permitem ao motorista determinar a velocidade máxima que o carro poderia alcançar em acelerações para evitar multas de trânsito, por exemplo.
Em relação a parte mecânica, a principal alteração fica por conta da nova geração da transmissão automática de seis marchas, de funcionamento mais suave e eficiente, em linha com os recentes lançamentos da Chevrolet, como os novos Onix e Tracker. No caso do Spin, a transmissão AT6 foi especialmente recalibrada para trabalhar em harmonia com o motor 1.8 SPE/4 ECO Flex de até 111 cavalos de potência e 17,7 kgfm de torque. A direção é elétrica progressiva.
Esportividade
A cor preta dá o tom tom também para os acabamentos da grade frontal, das molduras centrais inferiores do para-choque dianteiro e traseiro além dos estribos laterais e do rack de teto em formato de “U”. Peças escuras com pintura fosca e outras com cobertura brilhante criam uma combinação com os demais detalhes visuais do veículo e ajudam a acentuar sua esportividade, incluindo as rodas aro 16 com superfície usinada, os faróis com máscara negra e guias de LED.
A versão aventureira Activ vem equipada de série com ar-condicionado, direção elétrica, transmissão automática, câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva com ajuste de intensidade, acendimento automático dos faróis, lanterna de neblina. Vem com rack esportivo, travas de segurança nas portas traseiras, airbag duplo e alarme antifurto. Também oferece os sistemas de fixação ISOFIX e Top Tether, ponto adicional para fixação de cadeirinha infantil.
O Spin Activ está disponível nas configurações de 5 e 7 lugares. Ambas pensadas para quem precisa de um automóvel funcional com amplo espaço para passageiros e carga. O porta-malas pode chegar a 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada - quase o dobro da capacidade de SUVs da concorrência.
Claro que mesmo se tratando de espaço interno grande não são as mil maravilhas. O Spin Activ 7 se ressente do mesmo problema dos veículos criados para ter 7 lugares. O porta-malas mal cabe três ou quatro sacolas de supermercados se estivermos com todos os lugares ocupados. Como uma família de 7 pessoas pode viajar se não há espaço suficiente para acomodar as bagagens de todos? É um problema recorrente em todos os veículos deste porte.
[tags]
[tags]