A associação também atua na intervenção de relações institucionais pelos interesses e direitos dos moradores. A nova sede de 235 m² tem uma cozinha industrial completa, voltada para formações profissionalizantes para as mulheres da comunidade da Borda do Campo.
O espaço conta ainda com uma sala equipada com computadores e duas máquinas de costura, que serão utilizadas para cursos, oficinas e formações. Outra área da nova sede é o salão de eventos, que contribuirá com a geração de renda por meio da locação.
A decisão de investimento foi tomada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas necessidades, rede de serviços, tendências e oportunidades.
“Em 2018 a Renault ouviu nossas necessidades e hoje estamos vendo a concretização deste sonho, que é a nova sede da Amarb. Aqui vamos realizar cursos e ações que vão ajudar no desenvolvimento da nossa comunidade”, afirma Beatriz Fontana, presidente da Amarb.
“Acreditamos que o caminho para transformar a vida das pessoas e a sociedade onde elas estão inseridas é dar oportunidades. Procuramos fazer isso em conjunto com a comunidade, ouvindo sempre suas reais necessidades e ambições. Por isso, a inauguração desta obra é tão importante.”, diz Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da Renault do Brasil.
Esse projeto faz parte do eixo Inclusão, em que o Instituto Renault promove o desenvolvimento social por meio de ações planejadas e centradas no progresso das pessoas e da comunidade. O evento de inauguração contou com a presença do secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais, Irapuan Cortes, representando o prefeito Toninho Fenelon e da primeira dama do estado do Paraná, Luciana Saito Massa.
“A Amarb tem papel fundamental na comunidade da Borda do Campo e em São José dos Pinhais. Tenho certeza de que este novo espaço trará mais oportunidades de formação, geração de renda e novas perspectivas de futuro para os que vivem aqui”, ressalta Irapuan Cortes, Secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais.
“Fico muito feliz em ver um projeto transformador como este tomando forma. O investimento social privado tem um grande alcance e é essencial para transformar a comunidade, a cidade e o Estado. A Renault sempre foi parceira do Governo do Paraná e essa parceria faz com que possamos somar esforços e alcançar cada vez mais pessoas”, afirma Luciana Saito Massa, primeira dama do estado do Paraná.
A Associação dos Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo foi constituída em sete de julho de 2015, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social da comunidade local. Em mais de cinco anos de atuação, a Amarb já realizou ações que geraram oportunidade de inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade social:
Ações solidárias: realizadas em casos emergenciais, como arrecadação de doações. A mais recente foi o trabalho de distribuição de donativos arrecadados pelos colaboradores da Renault do Brasil na campanha #MobilizaRenault, lançada pelo Instituto Renault. Foram mais 40 toneladas de alimentos e itens de higiene arrecadados, e grande parte deste volume foi destinado à Amarb, que teve a função de distribuição entre as famílias desassistidas da região.
Eventos e atividades
Formação profissional em confeitaria: aplicada por professores voluntários da comunidade, também conta com parcerias com o Senai e a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
Formação profissional em costura: voltada para as mulheres da comunidade, estimulando o empreendedorismo feminino.
Projetos apoiados pelo Instituto Renault em São José dos Pinhais.
Além da Amarb, outros cinco projetos são apoiados na região:
Associação Borda Viva: tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade por meio da geração de renda para as famílias e segurança alimentar das crianças, desde 2005.
CMEI Árvore dos Sapatos e CMEI Borda Viva: ambos são centros municipais de educação infantil, em que a gestão é feita pelo município. Cada um deles atende 210 crianças por dia com idade de zero a seis anos, desde 2010.
Lar Mãe Maria: um espaço de acolhimento de crianças e adolescentes que em função de maus tratos, foram retirados de suas famílias. São 55 crianças e adolescentes acolhidos na casa, desde 2019.
Geração Futuro: iniciado em 2019, o programa educacional de capacitação profissional para jovens que querem ingressar no mercado de trabalho e que também conta com o apoio da prefeitura de São José dos Pinhais. Da primeira turma de alunos formados, 18 já foram contratados ou ingressaram em estágios em diversas empresas da região. A segunda turma acontece de forma online.