O VW Nivus também quebra o paradigma de ser desenvolvido sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases, ou seja, foi concebido de forma 100% digital.
“Damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo do projeto em dez meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.
A fábrica da Anchieta, que já produz o VW Polo e o VW Virtus em sua Estratégia Modular MQB – um dos mais modernos conceitos para produção de veículos – é a responsável por fabricar o VW Nivus. Investimentos na linha de produção, que estão inseridos no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados, contemplam, principalmente, novas instalações como na área de Armação.
Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados.
Na Estamparia, foi instalada uma nova de prensa "Extra Large" capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto, bem como reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos.
No Laboratório de Protótipo Virtual, localizado na fábrica VW Anchieta, é utilizada tecnologia de ponta para tornar reais os carros, como o VW Nivus, que serão lançados no futuro. A empresa utiliza recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada para otimizar o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo mais eficaz.
Em um projeto 100% digital, não foi necessário fazer um único protótipo físico para desenvolver o VW Nivus, considerando-se o mercado sul-americano e europeu. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos. Foram feitas nove variações virtuais (acabamentos, cores etc.) no VW Nivus, o que proporcionou ao novo veículo mais segurança, pois todas as peças foram testadas previamente.
Com isso só no Laboratório de Protótipo Virtual houve uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores e, em função da tecnologia, foi possível que mais de 70% das simulações ocorressem no Brasil virtualmente.