publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

07/08/2019 - 08h05
NOTÍCIAS > SEGURANÇA

Você sabia que airbag tem prazo de validade?

Ainda são poucos os veículos vendidos com airbags laterais e de cortina
Daniel Dias
Da Agência Automotrix
Divulgação Item é obrigatório no Brasil desde janeiro de 2014 Item é obrigatório no Brasil desde janeiro de 2014

Na indústria automotiva brasileira exigidos por lei em veículos produzidos a partir de janeiro de 2014, os airbags frontais (do motorista e do passageiro da frente) são legítimos salva vidas.

Porém poucos modelos fabricados no Brasil contam com as adicionais bolsas de segurança laterais, as chamadas de cortina, que surgiram na década de 90 e funcionam como um complemento do cinto de segurança.

Assim como as demais bolsas infláveis, as de cortina são fundamentais para reduzir os riscos de ferimento em caso de colisão. O airbag “comum” tem um sensor com acelerômetro calibrado para acionar o dispositivo em caso de desaceleração maior que 20 km/h em um curto espaço de tempo.

O inflador é uma substância química chamada de azida de sódio, convertida em nitrogênio quando a centelha elétrica é deflagrada. As bolsas são feitas de nylon e recebem uma camada de talco, com função de evitar que suas dobras se grudem.

Os airbags de cortina, ou laterais, protegem o tronco dos ocupantes em colisões geradas pela invasão das colunas “B” (as centrais do veículo). Com isso, ombros, costelas, braços e cabeça ficam menos expostos em batidas que deformam a lateral do carro.

Os airbags em geral não precisam de manutenção periódica, devendo o motorista ficar atento a uma luz de alerta no painel do veículo de informação desse item. O prazo de validade dos airbags é de dez anos. Depois disso, o inflador tem de ser substituído e as bolsas devem passar por uma revisão.

Notícias relacionadas

Ford cria programa de realidade virtual para aumentar empatia

A Ford criou uma experiência de realidade virtual para promover a empatia entre motoristas e ciclistas e aumentar a segurança no trânsito. chamado WheelSwap (“Troca de Direção”), o programa está sendo realizado na Europa em parceria com empresas frotistas. Ele foi desenvolvido junto com a agência londrina Happy Finish e já ganhou seis prêmios, incluindo o European Excellence Awards.

Há uma década a Mercedes-Benz convida motorista a um cafezinho

Acaba de completar uma década a tecnologia que sugere uma pausa no volante por cansaço do motorista. A sugestão é feita quando  aparece uma xícara de café no painel.

Entidade alerta sobre uso de fone em bikes ou patinetes

Se você ouve música enquanto usa a bike ou o patinete no trânsito, é preciso pensar duas vezes. Ao conduzir qualquer veículo, sobretudo em vias movimentadas, audição, visão e atenção devem estar voltadas para o que ocorre ao redor. A dica é do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) Brasil.

Volvo faz primeiro teste do mundo de colisão de capacete de ciclista

A Volvo se uniu à POC, principal marca sueca de esportes e segurança, para realizar uma série de testes de colisão de capacetes de bicicleta contra carros. A iniciativa faz parte de um novo projeto de pesquisa que visa proteger os ciclistas. A parceria é o mais recente exemplo da posição de liderança da fabricante sueca no desenvolvimento de tecnologias de proteção e de sua ambição em melhorar a segurança no trânsito para todos.

ZF diz cooperar com agência de segurança nos EUA em caso de airbag

A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration, ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, está expandindo uma sonda em airbags potencialmente defeituosos para 12,3 milhões de veículos. O defeito pode estar relacionado a até oito mortes, de acordo com a Associated Press. Questionada pelo Carpress, a A ZF divulgou uma nota em que afirmou estar "comprometida com a segurança dos veículos automotores e está trabalhando em cooperação com a NHTSA e nossos clientes na investigação".

Palavras-chave:
  • airbag
  • segurança
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Em apresentação online, Nissan diz que novo Kicks chega em março
  • Fim de uma era: Civic Si sai de linha em todo o mundo
  • Lista de SUVs mais vendidos no mundo é bem diferente da do Brasil. Confira
  • Jaguar I-Pace: elétrico com desempenho de esportivo e autonomia de carro comum
  • Testamos o Jeep mais vendido do Brasil
  • Volkswagen do Brasil anuncia duas promoções na área de Comunicação
  • Cruze clássico fica mais "esportivão"
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
Mais notícias
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade