publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

15/06/2019 - 12h56
NOTÍCIAS > SEGURANÇA

Volvo faz primeiro teste do mundo de colisão de capacete de ciclista

Parceria objetiva desenvolver tecnologias que melhorem a segurança dos ciclistas
Do Carpress
DIvulgação São os primeiros testes a levarem em consideração situações reais de trânsito São os primeiros testes a levarem em consideração situações reais de trânsito

A Volvo se uniu à POC, principal marca sueca de esportes e segurança, para realizar uma série de testes de colisão de capacetes de bicicleta contra carros. A iniciativa faz parte de um novo projeto de pesquisa que visa proteger os ciclistas. A parceria é o mais recente exemplo da posição de liderança da fabricante sueca no desenvolvimento de tecnologias de proteção e de sua ambição em melhorar a segurança no trânsito para todos.

Acidentes entre bicicletas e veículos podem levar a ferimentos graves ou morte, e é por isso que a Volvo Cars tem uma estratégia clara para evitar essa situação com a ajuda de tecnologias de segurança ativas. Um exemplo concreto dessa estratégia é o City Safety, que utiliza câmeras e radares do carro para detectar ciclistas, avisar o motorista de uma batida iminente e frear o veículo caso seja necessária uma ação adicional.

O projeto de pesquisa Volvo-POC consiste em vários testes de colisão, especialmente projetados nas instalações de pesquisa e segurança da marca em Gotemburgo, na Suécia, e faz parte de uma iniciativa mais ampla para entender os tipos de lesões sofridas por ciclistas em longo prazo.

Durante esses testes, os capacetes de bicicleta da POC são usados por bonecos de teste montados em uma plataforma de onde são lançados em diferentes áreas do capô em um veículo Volvo estático, em diferentes velocidades e ângulos, para várias medições.

Os experimentos são baseados em procedimentos existentes de testes regulatórios para proteção de pedestres. Isso permite que a Volvo Cars e a POC façam uma comparação direta entre usar e não usar capacete.

Os procedimentos atuais de testes de capacetes para ciclistas são bastante rudimentares, envolvendo equipamentos jogados de diferentes alturas em superfícies planas ou inclinadas, e não levam em consideração acidentes entre veículos e bicicletas. O projeto Volvo-POC visa refinar e avançar ainda mais nesses testes.

Os aprendizados da iniciativa ajudarão a POC a tornar seus capacetes mais seguros e eficientes na proteção no caso de um atropelamento. Os testes também fornecerão conhecimentos valiosos para a fabricante sobre esses tipos de acidentes para desenvolvimentos futuros.

“Esse projeto com a POC é um bom exemplo do nosso pioneirismo em segurança", afirma Malin Ekholm, chefe do Centro de Segurança da Volvo Cars e um dos principais engenheiros da área na empresa. “Frequentemente desenvolvemos novos métodos de teste para cenários de tráfego desafiadores. Nosso objetivo não é apenas atender aos requisitos legais ou passar nos testes de classificação. Vamos além das classificações, usando situações reais de tráfego para desenvolver tecnologia que melhore ainda mais a segurança.”

“Assim como a Volvo Cars, a segurança está no centro de nossa missão e impulsiona todas as nossas ideias e inovações", diz Oscar Huss, chefe de desenvolvimento de produto da POC. “Ao trabalhar de perto com líderes científicos no Laboratório POC, nos esforçamos para liderar o caminho na introdução de novas ideias de segurança. Os padrões de certificação são essenciais, mas nunca devem limitar nossa disposição de olhar além de seus parâmetros para encontrar formas melhores e mais inovadoras de reduzir as consequências de acidentes.”

Nos últimos anos, a Volvo se concentrou em proteger também pessoas fora de seus carros. Por exemplo, a fabricante de carros premium lançou o recurso de detecção de pedestres com frenagem automática completa em 2010, além da detecção de ciclistas com freio automático em 2013. As duas tecnologias são padrão em todos os modelos da marca como parte do pacote City Safety, e ajudaram a melhorar a segurança geral do trânsito.

Em uma colaboração anterior, a Volvo Cars e o POC trabalharam em um piloto para conectar capacetes de bicicleta com carros para ajudar a evitar acidentes.

Notícias relacionadas

Volvo XC60 híbrido não vai com a cara de posto de gasolina

Toda vez que avaliamos um carro, podemos ser surpreendidos por algo mais positivo do que esperávamos ou negativo. Dificil imaginar que a Volvo, que é referência em todo o mundo por itens como luxo, tecnologia e segurança errasse a mão desta vez. E assim a reportagem do Carpress resolveu testar o XC60 Recharge Plug-in Hybrid R-Design T8 (R$ 351.950). Além de potência e luxo, podemos conferir boas impressões de conforto e surpresa pelo baixo consumo e autonomia impressionante.

Volvo ultrapassa Mercedes-Benz no segmento premium de automóveis

A Volvo Car Brasil ultrapassou a Mercedes-Benz e chegou à segunda posição em vendas no segmento Premium no acumulado de 2020. É um dia histórico para a marca sueca. No ranking de vendas, os alemães aparecem ainda à frente, mas descontados o número de vendas da Sprinter, que é considerado um comercial-leve, os suecos vencem por 9 carros vendidos a mais.

Volvo apresenta XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design por R$ 245.950

A Volvo Car Brasil apresenta seu mais novo integrante na família de SUVs, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design. O modelo estreia o novo motor híbrido T5, inédito no país. Seu preço é de R$ 245.950.

Volvo dá passo importante para direção segura e autônoma

Para estabelecer novos padrões de segurança automotiva, a Volvo firmou parceria com a empresa de tecnologia Luminar para fornecer a LiDAR, líder no setor para os carros da próxima geração da marca sueca.

Volvo apresenta tour virtual para conhecer seu carro dos sonhos

Como parte de um plano de vendas a distância da Volvo, a marca sueca lança no Brasil uma série de novidades e funcionalidades para facilitar o acesso e conhecimento de sua gama de produtos, especialmente no período da quarentena. “Nossa rede tem aberto diversos canais de comunicação com os clientes, seja pela central telefônica, WhatsApp, contato direto com o vendedor ou chat online. Essas novas ferramentas irão possibilitar ainda mais interação com os consumidores, que poderão ver as opções antes de decidir pela compra”, comenta João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.

Palavras-chave:
  • volvo
  • segurança
  • ciclistas
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Em apresentação online, Nissan diz que novo Kicks chega em março
  • Fim de uma era: Civic Si sai de linha em todo o mundo
  • Lista de SUVs mais vendidos no mundo é bem diferente da do Brasil. Confira
  • Jaguar I-Pace: elétrico com desempenho de esportivo e autonomia de carro comum
  • Testamos o Jeep mais vendido do Brasil
  • Volkswagen do Brasil anuncia duas promoções na área de Comunicação
  • Cruze clássico fica mais "esportivão"
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
Mais notícias
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade