Olhos que se irritam com o teor de sal do novo Bolt, que desembarca no país a R$ 175 mil, em outubro. Será oferecido só na versão top premier, recheado de tecnologia.
“O Bolt EV revolucionou o mundo por ser o primeiro carro 100% elétrico a combinar preço e autonomia semelhantes ao de um carro médio a combustão igualmente bem equipado”, jura Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM Mercosul.
“No Brasil, o Bolt EV simboliza para nós o início da era da eletrificação. É o primeiro grande passo para um horizonte mais sustentável, seguro e conectado, alinhado com a visão de futuro da General Motors de zero emissão, zero acidente e zero congestionamento.” De pensar que a Coca-Cola tirou o “Zero” de suas embalagens...
Design contemporâneo chama a atenção por onde passa
Mas as necessidades básicas não param por aí. É preciso que se haja uma democratização da eletrificação, que envolve vários elementos importantes, como infraestrutura, custo dos veículos, políticas públicas e o reconhecimento dos benefícios proporcionados pela tecnologia ante veículos convencionais e híbridos.
O Bolt EV é capaz de rodar 383 quilômetros com uma carga pelo padrão norte-americano EPA – os números podem variar nos padrões europeus de teste. O modelo traz ainda um sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para ampliar sua autonomia e garantir tranquilidade ao usuário em viagens mais longas.
Vista da cabine do motorista: energia é regenerativa
A recarga das baterias é feita em tomadas e há opções que combinam com diferentes necessidades de deslocamento do usuário. No caso de um carregador semirrápido, uma hora garante 40 quilômetros de autonomia.
Em carregadores rápidos, encontrados em eletropostos, bastam 30 minutos para transitar mais 145 quilômetros. Vale ressaltar que o brasileiro roda, em média, 40 quilômetros em seus deslocamentos diários. Na ponta do lápis, o custo estimado por quilômetro rodado do Bolt é cerca de quatro vezes inferior ao de um modelo do mesmo porte movido a gasolina.
O Bolt EV ainda oferece 203 cv de potência com um alto torque (força) de 36,7 kgfm disponíveis de maneira imediata. Arrancadas de 0 a 100 km/h podem ser feitas na casa dos 6,5 segundos. Entre as principais tecnologias embarcadas no modelo, estão o sistema regenerativo dos freios, visão panorâmica de estacionamento e Driver Information Center customizável com tela de 10,2 poleadas, no qual é possível acompanhar o desempenho energético do veículo.
É esperar, pra ver, pra crer. O Bolt EV é um dos 11 lançamentos da Chevrolet previstos para este ano.