Fica evidente em sua elaboração a preocupação com performance com economia e baixas emissões. Compactos e mais leves, os novos motores serão produzidos nas configurações diesel e a gasolina, todos turbinados.
Outra preocupação foi projetar motores configuráveis e flexíveis, com arquitetura comum para a produção de versões diesel e gasolina, proporcionando máxima eficiência de produção, maior possibilidade de variação, melhor qualidade e mais agilidade no fornecimento.
Os novos propulsores deverão ser capazes de equipar modelos de tração traseira, de tração nas quatro rodas ou mesmo ser instalado na parte traseira ou dianteira dos veículos, podendo equipar carros com diferentes tipos de transmissão, tanto automáticas quanto manual, além de sistemas híbridos.
Cerca de 80 kg mais leve em relação aos atuais motores V6, a família Ingenium lança mão de tecnologias reduzem a fricção e os índices de emissões de CO2, além de proporcionar alto desempenho.
Essa família começa a ser produzida no início de 2015 na nova fábrica de motores da empresa em Wolverhampton, Inglaterra. O primeiro motor Ingenium a sair da linha de montagem será um 2.0 conhecido como AJ200D e terá 17% menos fricção interna em relação aos motores utilizados atualmente.