Desde 1960 nunca os resultados alcançados pelo setor, em vendas de cotas e negócios contratados foram tão altos, mostra o anuário 2019 do Sistema de Consórcios, publicado pela Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio).
O aumento na procura por consórcios impacta em outros setores da economia. Em todo o ano passado, os brasileiros contrataram R$ 106 bilhões em créditos. Isso quer dizer que, nos próximos anos, mediante contemplação, eles serão responsáveis por injetar recursos bilionários no mercado, segundo a entidade.
Essa tendência reflete o interesse cada vez maior em planejar o consumo e adquirir bens por meio do autofinanciamento e de todas as qualidades que os consórcios oferecem. Um número que prova esse interesse é os 7,128 milhões de participantes ativos contabilizados em dezembro de 2018.
O Sudeste é líder em todos os indicadores (vendas, participantes ativos e contemplações) do Sistema de Consórcios: 38,5%, seguida pelo Nordeste, com 26,1%, e pelo Sul, com 14,9%.