Isso tudo é causado por ruas esburacadas, que são um problema para os motoristas. Elas podem causar acidentes e danificar pneus e rodas. Pensando nesse cenário, a Maxion-Wheels desenvolveu, em parceria com a Michelin, uma roda flexível que reduz os danos.
Já em fase final de testes, a roda Roda Flexível Maxion Acorus deverá ser compatível com todos os pneus no mercado. As rodas, assim como pneus e freios, são itens de segurança, cruciais para a condução do veículo.
Merecem a mesma atenção e podem esconder perigos no caso de batidas e buracos ou outras situações de risco. Preste atenção a seguir a algumas recomendações dos especialistas da Maxion Wheels para garantir o funcionamento das rodas.
Dicas de segurança
- Use a pressão correta dos pneus.
- Faça o balanceamento do conjunto de rodas e pneus.
- Garanta uma montagem perfeita da roda no eixo do veículo.
- Use apenas parafusos originais.
- Evite o lubrificante entre os parafusos, roda e cubo: esse é um erro bastante comum, pela dificuldade de identificar o formato do parafuso, que se ajusta ao seu local do assentamento na roda. A não-utilização de parafusos adequados provoca uma concentração de tensão na região de aperto, que pode levar à quebra da roda ou sua perda de torque e soltura.
- Aplique o torque de aperto recomendado nos parafusos que prendem as rodas aos eixos.
- Alterações técnicas: as rodas são projetadas especificamente para cada modelo de veículo, levando em conta várias características, como capacidade de carga; número de parafusos de fixação e diâmetro de distribuição; largura e diâmetro dos pneus a serem usados; in set (distância da face do disco a região mediana do aro; etc). Assim, a alteração do modelo de roda para outras de largura ou diâmetros diferentes dos originais podem levar a vários problemas no veículo, sem contar que são ilegais em alguns casos.
- Evite danos ou deformação da roda: uma roda que sofreu uma pancada em um buraco ou mesmo no meio-fio pode esconder riscos, porque nem sempre vem acompanhado de sinais claros de que existe um problema (como vibração, ruídos etc.). A deformação pode estar do lado de dentro, longe do campo de visão e de difícil identificação. Não atentar em relação ao uso continuado pode levar à trinca da roda com possível perda de pressão e dirigibilidade do veículo.
Rodas fora das especificações podem causar tragédias, como a que vitimou o cantor sertanejo Cristiano Araújo no final de 2016, que estava no auge da carreira. De acordo com a perícia, apenas uma roda defeituosa do Land Rover em que viajava o cantor, tinha 22 polegadas e não era original, tinha dez pontos de soldagem realizados com “material de má qualidade” – a roda esquerda possuía cinco pontos de solda. O rompimento cortou o pneu, que se desprendeu da roda, causando o acidente.