A marca japonesa é a primeira empresa da indústria automobilística mundial a desenvolver esse tipo de veículo. Um dos grandes empecilhos de veículos movidos a tecnologias limpas – no caso, motor a combustão e baterias elétricas –, a autonomia do modelo é superior a 600 quilômetros com 30 litros de etanol.
O protótipo que foi dirigido pelo Carpress nas imediações do Estádio do Pacaembu (região central de São Paulo) é abastecido 100% com etanol para carregar uma bateria de 24kWh. O Brasil foi escolhido como pioneiro dos testes por ser um dos principais produtores de etanol no mundo.
Segundo a marca, os testes (feitos em dois veículos equipados com SOFC) demonstraram que a tecnologia se adapta bem ao uso cotidiano e ao combustível brasileiro. Essa tecnologia traz uma Célula de Combustível e-Bio com um gerador de potência movido por meio de uma SOFC que se utiliza da reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade.
e-NV200 que dirigimos nas imediações do Estádio do Pacaembu; acima, detalhe da pilha SOFC
“É usado como base o NV200, que é produzido na Espanha”, explica Ricardo Abe, gerente de engenharia da Nissan do Brasil. O protótipo com a célula de combustível faz parte do compromisso da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões zero e novas tecnologias automotivas, incluindo sistemas de condução autônoma e conectividade. É da Nissan o carro emissão zero mais vendido do mundo, o Leaf, que tem mais de 275 mil unidades comercializadas.
A pesquisa e o desenvolvimento da Célula de Combustível e-Bio foi anunciada pela Nissan em junho do ano passado, em Yokohama, no Japão, mas o veículo foi mostrado mundialmente em agosto, na véspera da abertura dos Jogos Rio 2016. O motor funciona 100% com etanol ou água misturada ao etanol.
Combustíveis bioetanol são provenientes principalmente da cana de açúcar e do milho. A Célula de Combustível e-Bio oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia e pode utilizar uma infraestrutura que já existe. Dados apresentados pela Nissan mostram que o custo por quilômetro rodado do e-Bio é de R$ 0,10, enquanto com o motor a combustão é de R$ 0,30.
A Nissan realiza uma programação para a imprensa no Estádio do Pacaembu, que abriga o Museu do Futebol, por conta de ser patrocinadora oficial da UEFA Champions League.