Baseado no Fit, a ideia é ser “o primeiro SUV da Honda”, que em faixas superiores tem ainda o HR-V e o CR-V. Por fora as duas versões trazem visual robusto e que remete a esportividade, baseado no conceito “Wild Armor”. Inclui frente elevada e grade frontal com acabamento em preto brilhante (black piano) que traz a identidade típica da linha de SUVs da Honda, faróis com DRL (luzes de uso diurno em LED), e faróis de neblina.
Seu para-brisa vem com faixa degradê e vidros verdes com proteção UV, além de retrovisores com comandos elétricos e repetidores laterais em LED, nas duas versões. Há ainda rack de teto. Traseira e lateral incluem traços mais horizontais e lanternas que se prolongam pela linha de cintura.
O desenho traz proporções harmônicas, com entre-eixos longo, boa altura de rodagem e conjunto de roda e pneu com grande diâmetro. Ele é complementado pelo friso cromado na tampa traseira e pelo para-choque com molduras fortes. O design é envolvente, com padrões de forma com desenhos trapezoidais replicados em várias partes do SUV, como na grade inferior frontal, nas rodas de 16 polegadas, nas molduras dos para-lamas e em outros pontos.
São 4 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Para enfrentar as irregularidades do piso, tem 20,7 centímetros de vão livre do solo e os ângulos de ataque e saída de 21º e 33º, respectivamente. A suspensão adota amortecedores com batente hidráulico e diâmetro de cilindro reforçado, barra estabilizadora robusta, projetada para minimizar a rolagem da carroceria. O tanque tem 45,3 litros. Seu porta-malas leva 363 litros.
No alto, traseira do modelo, cujas lanternas invadem a tampa; acima, interior
O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. O raio de manobra é de 5,3 metros. Rodas e pneus também foram desenvolvidos especificamente para o WR-V. As rodas de 16 polegadas trazem composto de alumínio com liga diferenciada, que reduz o ruído de rodagem e pneus 195/60.
Seu motor é 1.5 de 115 cv com gasolina e 116 cv com etanol – torque (força) de 15,2 kgfm e 15,3 kgfm, respectivamente. Em termos de consumo, as medições indicaram, com etanol, 8,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada e, com gasolina, 11,7 km/l e 12,4 km/l, respectivamente.
Como em todos os modelos Honda, o WR-V não tem atmosfera simplificada demais. O banco é anatômico, com forrações diferenciadas em preto e prata ou preto e laranja (exclusiva da cor vermelho Mercúrio), com regulagem de altura. O volante traz comandos de som, viva-voz e controlador de velocidade, com revestimento de couro e ajustes de altura e profundidade e assistência elétrica. À frente, o quadro de instrumentos Bluemeter, com computador de bordo multifunções, traz informações claras.
Há também vidros elétricos com função um toque para o motorista, ar-condicionado, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de encostos de cabeça em todas as posições. O banco traseiro traz a possibilidade de fixação de cadeirinhas infantis pelo sistema Isofix. Console central, painel e laterais de portas trazem diversos porta-objetos, além de acabamentos em prata.
O WR-V traz de série o sistema de bancos ULTRa Seat (Utility Long Tall Refresh), que permite diversas configurações de assentos e acomodação de objetos de grandes dimensões. O modo Utility, por exemplo, permite formar uma superfície plana, que amplia o espaço útil para acomodar bagagens, com mais de mil litros.
A versão EX vem com áudio com tela de cinco polegadas em que são projetadas as imagens da câmera de ré, que oferecem três opções de visualização. Esse sistema oferece conectividade via Bluetooth, USB e cabo auxiliar, além de leitor de CD player. No modelo EXL há sistema multimídia de sete polegadas com GPS, navegador de internet via hotspot e conectividade via Bluetooth, cartão SD e duas entradas USB.
Em todas as versões há airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACETM (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas. A versão EXL traz ainda airbags laterais do tipo cortina.
Depois do Brasil, o WR-V será vendido em outros países da América do Sul e Índia. O Carpress realiza o test-drive do WR-V durante toda esta segunda (13) e traz logo mais as impressões. A Honda divulgará o preço sugerido do veículo apenas à noite. O modelo chega às concessionárias no final do mês.
Viagem a convite da Honda