A prova começa às 10h35, no Autódromo Internacional de Pinhais, na região da Grande Curitiba. O grid tem 32 veículos confirmados, número superior ao da abertura de 2015, quando o torneio levou 31 modelos à pista.
Na parte técnica, a categoria CLA 45 AMG Cup estreará em Curitiba um novo composto de pneus. De consistência mais dura, eles apresentam maior resistência à abrasão e foram projetados para aumentar segurança e estabilidade. A tendência com essa mudança é que, em 2016, as disputas na divisão AMG sejam mais acirradas.
A categoria C 250 Cup ajustou as regras do lastro de sucesso, peso extra imposto aos pilotos de acordo com os resultados na pista. Agora a regra valerá apenas da segunda à sétima etapas, quando o vencedor levará 50 kg extras, compensando o resultado da prova anterior.
Sem o lastro na corrida final, a decisão da C 250 Cup ficará mais competitiva. Outra novidade na categoria são as pastilhas de freio da marca Fras-le, que já equipam modelos de outras categorias do automobilismo nacional e agora estarão presentes nos automóveis Mercedes.
A pré-temporada já foi bastante agitada em termos de formação de novas parcerias entre pilotos e equipes. Na CLA 45 AMG Cup, uma das novidades envolve o paulista Arnaldo Diniz Filho, que passa a contar com o apoio técnico da WCR Racing, equipe do atual campeão, o gaúcho Fernando Júnior. O atual vice-campeão, Adriano Rabelo, permanece na estrutura da Cordova Motorsports, equipe sediada justamente em Curitiba.
Outro reforço anunciado na CLA 45 AMG Cup é o paulista Thiago Viana, que passa a defender a Sambaíba Centerbus Racing Team. Em 2015, ele disputou as duas últimas etapas da competição e agora passa a ser piloto regular do time Sambaíba. O gaúcho Roger Sandoval, que ano passado competiu pela WCR, transferiu-se para a Mottin Racing e terá como companheiro de equipe o conterrâneo Fernando Fortes, antes na Sul Racing. Já o também gaúcho Luiz Carlos Ribeiro deixa a Mottin para assinar com a OuroCar.
Neto De Nigris, vice-campeão da CLA 45 AMG Cup Master, deixou a equipe Europamotors e agora correrá na L3 Motorsport como companheiro de equipe do americanense Claudio Dahruj, que em 2015 defendeu a VB Motorsport.
As novidades na categoria C 250 Cup incluem também estreantes no grid. Sérgio Kuba será parceiro do também paulistano Carlos Alberto Guilherme, que fez sua primeira corrida na sétima etapa de 2015. Eles competirão pela equipe Sambaíba Centerbus Racing Team.
Natural de Birigui (SP), Fabio Escorpioni pilotará pela primeira vez o carro número 55 da equipe Ensite Racing Team, que até 2015 se chamava Della Via Racing. Já o curitibano André Varassin faz sua estreia na C 250 Cup e aumenta a participação de sua família no grid, que já compete na divisão AMG por meio da dupla Paulo e Lorenzo Varassin, respectivamente pai e irmão de André.
Atual campeão da C 250 Cup, Peter Michel Gottschalk optou pela renovação com a Paioli Racing. O time paulista também continua com a dupla formada pelo pai do campeão, Peter Gottschalk Jr., e Marcos Paioli. No ano passado, Gottschalk e Paioli foram campeões da classe C 250 Cup Master.
As atividades de pista começam nesta sexta (4) com o primeiro treino livre da C 250 Cup, às 14h50, seguido pela CLA 45 AMG Cup, às 16h. No sábado as duas categorias vão juntas à pista para uma sessão de uma hora, com início às 10h40. No treino classificatório, as duas classes marcam tempo separadas: a CLA 45 AMG Cup define o grid às 15h15 e a C 250 Cup conhecerá seu pole position a partir das 15h45. A temporada é exibida na TV pelo canal Band Sports.
Calendário Mercedes-Benz Challenge 2016
1ª etapa - Curitiba (PR) - 6 de março
2ª etapa - Goiânia (GO) - 22 de maio
3ª etapa - Tarumã (RS) - 26 de junho
4ª etapa - Cascavel (PR) - 17 de julho
5ª etapa - Interlagos (SP) - 11 de setembro
6ª etapa - Goiânia (GO) - 6 de novembro
7ª etapa - Curvelo (MG) - 20 de novembro
8ª etapa - Interlagos (SP) - 11 de dezembro