Há 19 anos nos Estados Unidos, o sistema tem mais de 7 milhões de usuários no mundo. Seu funcionamento é intuitivo. Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas, envio de destino ao GPS do veículo e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas).
Também é possível acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica. A comunicação entre os ocupantes e o atendente ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos alto-falantes e microfones do sistema do carro.
O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou se ele se envolveu em um acidente que resultou na abertura de airbags. Profissionais de atendimento fazem então a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio de autoridades.
Sistema funciona ao toque de um botão e pode chamar socorro de forma autônoma
É possível ainda, pelo sistema, comandar funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas. Há ainda a possibilidade de se programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a localização exata e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar um determinado limite – recursos útil quando o automóvel é cedido a terceiros.
Por aqui
Para o Brasil, foram desenvolvidos alguns serviços customizados para atender às demandas do mercado local. Entre os mais relevantes, estão o que possibilita ao motorista fazer consultas na internet por meio do concierge e o que alerta para a circulação em área de rodízio em São Paulo. São mais de 20 opções de serviços à disposição no país.
No Cruze 2016 (tanto sedã quanto hatch), a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Depois o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e autorizar a ativação.
“O OnStar de certa forma humaniza o automóvel, principalmente porque cria uma forte interação com o usuário e a percepção de que ele nunca está sozinho. Isso muda a experiência que a pessoa tem ao dirigir”, diz Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul.
Além do OnStar, o Cruze 2016 estreia duas novas opções de cor: cinza Graphite e bege Pepper Dust, as duas metálicas. O modelo também passa a adotar a transmissão automática adaptativa de seis velocidades de série em todas as versões.