O Civic Si é o cartão de visitas esportivo da marca japonesa, a começar pelo design arrojado e os detalhes esportivos. Mas essa esportividade não está apenas nas aparências externa e interna. Além do motor mais potente, a suspensão foi retrabalhada.
Com dianteira McPherson e traseira Multilink, o componente passou por alterações na geometria e ganhou novos componentes. Atrás as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas.
Tudo para domar o que entrega o motor 2.4 i-VTEC 16V DOHC: 206 cv a 7.000 rpm e torque (força) de 23,9 kgfm a 4.400 rpm. A rotação pode chegar a 7.100 rpm, característica de um propulsor “elástico” capaz de proporcionar uma condução esportiva de fato que, aliás, é confirmada pelo som do sistema de escapamento.
O que não falta à nova geração do Civic Si é visual esportivo
Mas isso não significa alto consumo. Segundo a Honda, o motor foi projetado para oferecer aceleração forte e linear com baixo consumo e emissões reduzidas. No painel uma luz de LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC quando o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão por cilindro.
No painel o sistema shift light informa a aproximação da rotação de potência máxima – na medida em que o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas, vermelhas, sendo que a última indica que o motor está em potência máxima, no limite de suas rotações. O painel ainda mata as saudades de quem teve a geração anterior do Civic, com visualização em “dois andares”.
Associado ao propulsor há um câmbio manual de seis velocidades dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. Há ainda o já conhecido sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade.
Interior também é ousado; porta-malas tem 331 litros
Como no Brasil há poucos carros de configuração cupê (que vem do francês “cortado”, alusão à forma do teto, que tem um “corte” no desenho), o Civic Si (que vem de “sport injection”) é imponente, a começar pela grade com o logo que identifica a versão, passando pelas rodas aro 18 e chegando ao defletor na traseira, que ainda ostenta ponteira de escapamento cromada e difusor de ar no para-choque.
Seu interior é inspirado em carros de competição, com revestimento dos bancos nas cores preto e vermelho, além do painel, que traz componentes que imitam fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha.
Participou da apresentação do modelo o piloto Ricardo Mauricio, campeão da Stock Car. “Achei o carro bem esportivo, mas ao mesmo tempo com muito conforto. Apaixonados por esportivos e câmbio manual vão adorar o novo Civic Si: dirigibilidade incrível, câmbio um espetáculo ao trocar de marchas e um motor bem esperto”, disse Ricardo ao Carpress.
Pois é. O Civic Si está longe de dispensar itens de conforto e conveniência a bordo. O painel ostenta o display de LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do motor.
Controle de estabilidade, ABS, EBD e seis airbags garantem a segurança
No centro do painel está o Display Audio, uma tela de 7 polegadas sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações de MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.
O modelo traz airbags frontais, laterais e de cortina para motorista e passageiro dianteiro. Ainda por dentro, a versão está identificada pelo logo nos tapetes (opcionais), bancos e no volante multifuncional, que inclui os controles do sistema multimídia e do controlador de velocidade.
Em versão única (embora haja uma vasta linha de acessórios), o carro traz teto solar elétrico, manopla e volante de couro e pedais de alumínio. O modelo chega em quatro cores: as sólidas Taffeta White (branco) e Rallye Red (vermelho) e as perolizadas Crystal Black (preto) e Orange Fire (laranja).