No caso do Fox, o objetivo foi deixá-lo mais moderno, atraente e sofisticado. Agora o modelo traz ESC (controle eletrônico de estabilidade), novo motor 1.6 MSI e câmbio manual de seis velocidades.
Além disso, dependendo da versão, o carro vem com sistema park pilot (sensores de estacionamento dianteiro e traseiro), easy trunk (sistema elétrico de abertura elétrica da tampa do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen), easy drive (direção com assistência elétrica) e faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light).
Muitas fotos na galeria!
Há também EDS (bloqueio eletrônico do diferencial), HHC (controle de assistência de partida em rampa), sistema de navegação embutido no painel RNS315, controle de tração, entre outros itens.
Para ficar com a “family face” do Golf, o Fox ganhou faróis mais inclinados e uma linha cromada horizontal que divide a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis.
Novo Fox ganhou dianteira e traseira muito semelhantes às do Golf
Atrás as lanternas estão maiores, horizontalizadas, “invadindo” a tampa do porta-malas, que ficou mais limpa sem a abertura por chave, pois o modelo ganhou sistema de abertura elétrica pelo logotipo Volkswagen.
São quatro versões, quatro motores e três transmissões. O novo Fox recebe a nomenclatura global da Volkswagen. Assim o modelo passa a ser oferecido em quatro configurações: Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion.
Preços
Trendline: R$ 35.900 (1.0) e R$ 39.800 (1.6)
Bluemotion: R$ 37.690
Comfortline: R$ 38.190 (1.0), R$ 41.490 (1.6 manual) e R$ 44.590 (1.6 I-Motion)
Highline: R$ 48.490 (1.6 manual) e R$ 51.790 (1.6 I-Motion)
Essas versões contam com três configurações de câmbio e quatro opções de motorização, com um total de oito combinações possíveis. O Fox Trendline, versão de entrada, e Comfortline, intermediária, podem ser equipados com os motores 1.0 TEC e 1.6 MSI.
Novidade é a chegada do novo motor 1.6 MSI, da família EA211, na linha Fox. Com até 120 cv (etanol), o novo motor 1.6 MSI está disponível para a versão Highline. Esse motor conta com quatro válvulas por cilindro, sistema de partida a frio aquecida (que dispensa o tanquinho de gasolina), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando válvulas integrado à tampa do cabeçote.
Além da nova motorização, o Fox Highline traz ainda a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.
O Fox Highline traz de série a transmissão manual de seis velocidades, tornando-se o primeiro modelo Volkswagen produzido no Brasil com esse recurso exclusivo no segmento. O novo câmbio mantém as relações de primeira a quinta marchas da transmissão de cinco velocidades, mas com a relação do diferencial mais curta (passando de 4,188:1 para 4,357:1). Também foi repaginado o Fox BlueMotion com motor 1.0 de três cilindros.
Desde a versão de entrada Trendline, o Fox traz de série direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento central, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, seis alto-falantes, antena de teto e faróis duplos.
Saveiro Cabine Dupla
No caso da picape compacta, a novidade é a versão cabine dupla, com capacidade para cinco ocupantes. A configuração chega em três versões (Trendline, Highline e Cross) e com duas opções de motores.
A linha passa a vir com sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6 MSI com potências de 104 cv (gasolina) e 120 cv (etanol).
A Saveiro Cabine Dupla marca também a estreia da versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados. A linha traz como novidades freio a disco nas quatro rodas e três apoios de cabeça no banco traseiro de série em todas as versões, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios ABS com função off-road e controle de partida em rampa.
Saveiro Cabine Dupla tem capacidade para cinco ocupantes
Na nova configuração, da coluna B (ou seja, das portas) para trás, a carroceria é toda nova. A Saveiro Cabine Dupla tem o teto elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro. Foi desenvolvido também um novo rack para o teto.
Segundo a Volkswagen, o habitáculo da Saveiro Cabine Dupla tem 1.339 milímetros de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o da Fiat Strada Cabine Dupla. O modelo tem ainda 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro.
Preços
Trendline: R$ 47.490
Highline: R$ 52.720
Cross: R$ 59.990
O modelo oferece ainda mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e o dianteiro em relação à picape da Fiat. Na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado, e uma saída de 12 volts adicional e, entre os bancos dianteiros, um porta-latas.
Os vidros laterais traseiros são basculantes, para permitir ventilação. Outro recurso presente no modelo é o desembaçador do vidro traseiro (item de série para todas as versões Cabine Dupla), inédito no segmento.
A Saveiro Cabine Dupla tem caçamba com de 1.106 mm de comprimento no assoalho – medida 17% maior do que o da Strada Cabine Dupla. Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga. Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm entre-eixos de 2,75 metros e caçamba capaz de acomodar 580 litros.
Detalhes internos procuram proporcionar maior comodidade
Na versão Trendline, a Saveiro Cabine Dupla traz de série freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). Há também o Comfort Blinker, que possibilita que com um leve toque o motorista indique a direção a que pretende ir sem acioná-la completamente.
Até então inédita, a versão Highline traz friso lateral cromado, ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa dégradé, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas e sensores de estacionamento traseiros.
Completa de série, a versão Cross é equipada com volante multifuncional de couro, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home. De série há ESC e ABS off-road, que estreia o segmento.
Ativado pelo botão off-road no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma “pequena cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem em condições de “piso solto”.
Sistema de assistência à frenagem, controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial e controle de assistência de partida em rampa são outros equipamentos eletrônicos presentes no novo modelo. A Saveiro Cross Cabine Dupla vem com o novo motor 1.6 MSI, da família EA211 de até 120 cv.
Carpress dirige os dois modelos nesta terça (19) e traz as impressões ao dirigir.