Quem gosta de picape e não faz muito uso destes veículos para trabalho geralmente dá um valor altamente considerável ao visual, tecnologia e robustez para a compra. Com muitas escolhas possíveis (S10, Hilux, Amarok, Ranger, Frontier, L200, Toro, Strada, Saveiro), na maioria das vezes a decisão é tomada por detalhes. E para isso, confiança, mercado e o próprio design valem votos para eleger a sua favorita para a compra.
Com isso em mente, a reportagem do Carpress foi testar a S10 High Country, a picape de versão top de linha da Chevrolet. E o novo visual mais imponente e a internet a bordo são detalhes preciosos para convencer novos clientes. Além disso, há de se lembrar que no universo automotivo, o agronegócio é o setor que mais cresce na economia, e a forte ligação da Chevrolet S10 com o campo ganha ainda mais relevância.
Mas nada adianta visual e tecnologia se não tiver motor confiável para os desafios do mundão off-road. Na linha 2021, temos a adoção de uma nova turbina, a mesma que equipa a picape Chevrolet Colorado norte-americana. A vantagem do componente é que ele conta com uma estrutura otimizada que deixa as acelerações mais progressivas. De fato, sentimos uma picape muito mais esperta e divertida de guiar, dentro do motor bem equilibrado de 200 cv e torque de 51 kgfm. A sensação é de agilidade em arrancadas e ultrapassagens. A aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado com transmissão automática (AT6).
Sendo uma das picapes preferidas do produtor rural chega à linha 2021 com uma série de recursos inovadores que agregam produtividade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo. O sinal ‘limpinho” de internet, que funciona mesmo e pega bem até em estradas com serras fechadas e muitas curvas é até 12 vezes mais estável que o de um smartphone. É bem preciso e se torna o principal diferencial do Wi-Fi nativo da Nova S10, capaz de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal – isto se traduz em maior velocidade de transmissão de dados, ótimo para estrada, quando em geral temos sinal mais fraco.
A Nova S10 incorpora também a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play. Esta é a primeira aplicação deste recurso em um modelo da marca no país. A nova frente segue o estilo da mais atual linha de utilitários globais da Chevrolet. Agora existe uma clara diferenciação entre a versão topo de linha High Country e as demais versões, numa ação inédita na linha para reforçar o aspecto de exclusividade.
Nessa nova S10 High Country, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez aparece deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia. Todo esse conjunto se harmoniza com os faróis com LED e com o para-choque.
Falando de parachoques, a peça também passou por atualização. Conta com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, que foi projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos, resultando num ângulo de ataque passou de 27 para 29 graus.
Outro elemento relevante para picapes off-road que foi melhorado é o conjunto de faróis auxiliares. As luzes agora ficam em posição mais elevada, proporcionando maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como em trechos de mato crescido.
Na lateral, a S10 High Country chama a atenção pelas novas rodas esportivas de aro 18. Ela combina as bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante. Outro aspecto lateral marcante é o santo Antonio envolvente, que traz mais volume para a caçamba (1.329 litros), a maior da categoria.
Na parte traseira, a picape equipada com câmera de ré projeta agora imagens de alta definição e conta com a função de engate. Traz linhas linha-guia específica e zoom para facilitar a operação. Outro recurso interessante deste sistema é que o usuário consegue acionar temporariamente a câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque
A picape já era muito bem equipada nos anos anteriores. Ficou ainda mais agora. Oferecia alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa e controle eletrônico avançado de estabilidade e tração. Na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.
Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta. A S10 utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência. A Nova S10 vem agora equipada de série com 6 airbags em todas as configurações. Até então, este era um item exclusivo dessa versão High Country.
A Nova S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4). Além de sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas Cinza Topázio e Azul Eclipse.
Sobre o consumo da picape a diesel, conseguimos apurar uma média de 8,8 km/litro na cidade 11,5 km/litro na estrada.