O modelo oferece sete lugares, bancos dianteiros ajustáveis e capacidade de carga interna de até 1.680 litros. Produzido na fábrica de Aguascalientes, no México, traz design robusto e muita versatilidade.
“O GLB 200 Launch Edition oferece toda tecnologia mais atual do portfólio da Mercedes-Benz. Atualmente, um em cada três modelos de automóveis da marca é um SUV. A demanda por esse tipo de veículo tem sido notável em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. Esse automóvel é um dos veículos mais importantes do ano para a nossa marca, desenvolvido para superar todas as expectativas dentro desse segmento”, afirma Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e MBC América Latina & Caribe.
Para que o GLB ofereça o máximo de conforto no espaço urbano, o novo SUV traz soluções inteligentes para o dia a dia na cidade. A suspensão, além de robusta, é confortável e garante um alto nível de estabilidade. Além disso, a direção com assistência elétrica é leve nas manobras e precisa quando necessário. E a combinação motor-transmissão prima tanto pela rápida resposta aos comandos do motorista quanto pela eficiência no consumo.
Os sistemas de segurança e de assistência à condução são de última geração, associando-se às qualidades de construção e materiais que posicionam os veículos da Mercedes-Benz entre os mais seguros do mundo.
Com generosas proporções, firmeza nas curvas e design robusto, o novo GLB é um SUV versátil e um espaçoso veículo para a família: é o primeiro Mercedes-Benz neste segmento disponível com sete lugares. Os dois assentos na terceira fila podem ser usados por pessoas com até 1,68 metro de altura. O novo membro da família conta ainda com um eficiente motor de quatro cilindros, com sistema de desativação de cilindros quando necessário, visando melhor consumo de combustível, e sistemas de assistência à direção com apoio cooperativo ao motorista.
Com um entre-eixos de 2,83 m, o GLB oferece um espaço generoso. A altura para cabeça na primeira fila de assentos é de 1,07 m, a melhor neste segmento. Além disso, o espaço para as pernas na configuração para cinco pessoas é especialmente confortável.
A capacidade do porta-malas, variando entre 130 e 1.680 litros, é equivalente à de uma perua. A inclinação dos encostos é ajustável em vários estágios, o que permite que o compartimento de bagagem possa ser aumentado, para uso mais versátil.
Detalhes de conforto na terceira fileira incluem dois porta-copos entre os bancos, assim como dois porta-objetos com interior emborrachado à esquerda e à direita da forração do compartimento de bagagem. Os bancos podem ser rebatidos de forma a ficarem nivelados com o assoalho do porta-malas, para ampliar a capacidade de bagagem. Além disso, a segunda fila, pode ser rebatida total ou parcialmente, na proporção 40:20:40.
A concepção moderna e funcional do interior do Mercedes-Benz GLB faz com que o automóvel mantenha uma conexão com o espírito off-road. O painel de instrumentos consiste em uma única peça, que tem recortes ópticos nas áreas do motorista e do passageiro da frente. O condutor fica em frente a um cockpit formado por uma tela panorâmica, com controles e display executados por meio do MBUX (Mercedes-Benz User Experience).
Traseira, painel e vista a partir da terceira fileira de bancos
Um novo item é o elemento tubular característico com aparência de alumínio que arremata a parte inferior do painel de instrumentos e abriga as três saídas de ar centrais redondas. Elas criam uma impressão de robustez, força e um certo ar de diversão ao apoio do painel. Abaixo das saídas de ar fica o painel de controle do ar-condicionado de duas zonas, nas quais as teclas dão a impressão de terem sido usinadas a partir de um cilindro de alumínio sólido.
A personalidade do interior também se manifesta no console central. Elementos tubulares parecendo usinados dão uma aparência de solidez ao design dos componentes e controles. Nas portas, o espírito SUV é ressaltado pela alça horizontal, uma peça robusta incrustrada na estrutura do painel da porta, que lembra um tubo de alumínio usinado.
O GLB traz faróis de led e faróis de neblina. Eles distribuem a luz com maior amplitude que os faróis principais, iluminando melhor as áreas periféricas. Sua posição baixa no para-choque dianteiro reduz o risco de provocar ofuscamento.
Os sistemas de assistências trazem a última geração dessa tecnologia para o GLB: Assistente de distância DISTRONIC, Assistente de frenagem, Assistente de manutenção e mudança de faixa, Assistente de ponto cego, Assistente de direção e o Assistente Ativo de Estacionamento com sensores PARKTRONIC.
Com uma suspensão conforto, o GLB tem na frente torres de suspensão McPherson e, na traseira, um eixo multilink com molas de compressão com isolamento acústico e vibracional.
O modelo também apresenta o sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Entre as principais vantagens da tecnologia, vale destacar o poderoso computador, telas e gráficos brilhantes, mostradores individualizáveis e controle vocal que pode ser ativado com a chamada "Ei, Mercedes".
O motor a gasolina com quatro cilindros do novo GLB foi completamente atualizado para o lançamento da série de modelos compactos. Em comparação com a geração anterior, ele se caracteriza pela potência significativamente maior (163 cv), eficiência elevada e menores emissões.
Compacto e leve, o motor que equipa o GLB 200 Launch Edition recebe a designação M 282 e tem 1,33 litro de cilindrada. O novo motor traz a tecnologia de desativação de dois cilindros, dependendo da necessidade, ocorrendo de forma automática, por exemplo, quando o condutor pressiona mais o acelerador, ou ao chegar a um trecho de subida, o motor reage imediatamente, trabalhando com os quatro cilindros. Isso traz uma economia de combustível significante.
Otimizando a eficiência e agilidade do motor, o GLB conta com a transmissão 7G-DCT de dupla embreagem, com sete velocidades. Ela se caracteriza pela rapidez nas trocas de marchas na aceleração e pode ser utilizada por meio dos shift paddles posicionados junto ao volante nos modos: Eco, Comfort, Sport e Individual, que permite configurar os vários parâmetros de acordo com a necessidade do condutor.
A transmissão conta com duas bombas de óleo, uma mecânica e outra elétrica. Esta última é acionada quando o motor é desligado através da função Start/Stop, mantendo a pressão hidráulica para um acionamento imediato quando o motor for religado, permitindo uma arrancada imediata.
É esperada uma venda de 200 unidades mensais. Também virão outras versões do modelo.