Ficou mais robusto, fortão, ganhou eficientes controles de tração e estabilidade, assim como o assistente de partida em rampa, muito útil em cidades de difíceis ladeiras. E recebeu uma central multimídia um pouco mais avançada, com pareamento de celular via Android Auto e Apple CarPlay. Maior novidade mesmo é o lançamento da inédita versão LX, com um ótimo custo-benefício para o consumidor.
Vamos ao que todo mundo quer saber, quando aparece um novo carro:
Preços:
LX - R$ 83.400,00
EX – R$ 90.300,00
EXL - R$ 94.700,00
Pois é, um pouco salgado, né, considerando que a competição é grande com modelos de outras montadoras. Mas a fama da Honda em ser bem considerada por ter carros que não quebram, quase nunca, baixíssima manutenção, a transforma em grife de desejo.
Responsável por 22% das vendas de SUVs da Honda, na linha 2021, o WR-V ganha um design ainda mais robusto. Na dianteira, o veículo traz uma nova grade dianteira, com desenho horizontal e área cromada mais estreita, valorizando o logotipo da Honda ao centro.
A versão testada pelo Carpress em cerca de 7 horas de um dia de semana foi a EXL. Essa versão, top de linha, traz novidades em iluminação. Os faróis receberam design renovado e tecnologia de LED, que amplia a luminosidade e reforça o visual frontal do WR-V. Os faróis de neblina, em todas as versões, ganham uma nova moldura, mais robusta, com lâmpadas em LED na EX e EXL. Todas as versões trazem luzes diurnas de rodagem em LED.
O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, com a mesma base do Honda Fit. Os clientes, em geral, gostam desta motorização, porque traz um excelente desempenho e economia de combustível. Com etanol, gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm – quando abastecido com gasolina, são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgfm a 4.800 rpm.
Na média de uma estrada plana, a 110 km/h, manteve o giro em confortáveis 2500 rpm, ótimo para o consumo. Por falar em consumo, conseguimos rodar em cidade e rodovia gastando 11,8 km/l, em média, com combustível gasolina. Pelo tempo de teste drive aberto pela Honda, não foi possível aferir o consumo médio a etanol.
A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando aceleração linear. Nas versões EX e EXL, o SUV traz Paddle Shifts para trocas de marchas, permitindo um maior controle do motorista em todas as condições.
O SUV traz rodas de 16 polegadas, com um novo acabamento escurecido (nas versões EX e EXL), bem como uma nova cor para a carroceria, o Azul Cósmico Metálico. No interior, o WR-V também tem novidades na linha 2021. Em todas as versões, o SUV traz bancos com revestimentos de alta qualidade, que valorizam o conforto interno.
As versões LX e EX, equipadas com bancos em tecido, recebem uma nova padronagem de alta qualidade e relevo, enquanto a EXL, que possui bancos em couro, trazem novas costuras na cor preta. O painel ganha atualizações pontuais nas cores aplicadas, com a utilização de friso do volante e molduras do painel em black piano, com detalhes cromados, aumentando o refinamento interno do modelo.
Na traseira, o WR-V também apresenta importantes mudanças. Um novo para-choque – com 67 mm a mais no comprimento – complementa o visual robusto. O modelo recebe ainda novas lanternas que reforçam as linhas do SUV, e iluminação em LED (nas versões EX e EXL). O friso superior da placa, antes cromado, agora segue a cor da carroceria.
O WR-V traz de série, em todas as versões, uma das grandes inovações da marca, o sistema de bancos Magic Seat. Ele permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. A versatilidade e ergonomia do modelo é complementada com a adoção de regulagem de altura e profundidade do volante, bem como do ajuste de altura do banco do motorista.
Na lista de equipamentos, desde a versão LX, o WR-V é equipado com ar-condicionado, uma ótima e confortável direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores elétricos com setas integradas. O SUV traz ainda imobilizador, sistema de áudio com conexão Bluetooth e câmera de ré integrada, além de tapetes em carpete.
A versão EX possui ar-condicionado digital e automático touchscreen, que torna mais prático e eficiente o controle da temperatura interna, e central multimídia touchscreen de 7 polegadas, com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Traz ainda o apoio de braço no console central, painel bluemeter, volante revestido em couro e controle de cruzeiro.
Na linha 2021, a versão EX também incorpora outras novidades, como os paddle shifts para trocas sequenciais de marchas, sensores de estacionamento traseiros e sistema de áudio com dois tweeters adicionais aos quatro alto-falantes.
Além de todos os itens acima, a versão EXL testada pelo Carpress possui ainda bancos revestidos em couro, navegador GPS integrado ao sistema multimídia, retrovisores eletricamente rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiros e espelho interno fotocrômico.
A linha 2021 marca a introdução de aprimoramentos em segurança, com a adoção dos controles de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em aclive (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS) em todas as versões, como equipamento de série. O modelo também traz sensor crepuscular, para o acendimento automático dos faróis, com regulagem de altura do facho.
Todas as versões do WR-V trazem airbags frontais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACETM (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas, garantindo a máxima proteção nas eventuais situações de colisão. A versão EX oferece ainda os airbags laterais, enquanto a EXL oferece seis airbags, com a adição dos laterais do tipo cortina.
O conjunto dinâmico do WR-V foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade de um modelo compacto.
A suspensão exclusiva adota amortecedores com batente hidráulico e haste do amortecedor reforçada, barra estabilizadora robusta, projetada para minimizar a rolagem da carroceria, garantindo estabilidade mesmo com uma altura do solo mais elevada.
O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no HR-V e traz alta rigidez para o aumento do conforto e dirigibilidade. A caixa de direção EPS (Electric Power Steering), é eletricamente assistida, desenvolvida especificamente para o WR-V, permitindo um raio de manobra de apenas 5,3 metros.
O WR-V 2021 é comercializado no Brasil em três versões - LX, EX e EXL – nas seguintes cores: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas), Preto Cristal, Branco Estelar e Vermelho Mercúrio (perolizadas), além da nova cor Azul Cósmico Metálico. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
[tags]