Mais para carro de passeio do que utilitário esportivo, avaliamos a picapinha na versão Volcano, top de linha, que chega ao mercado por R$ 79.990. A Volcano Cabine Dupla traz motor 1.3 Firefly manual de cinco velocidades.
O modelo oferece motor transversal de quatro cilindros em linha com 101 cv (gasolina) a 109 cv (etanol) de potência. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos com etanol, com velocidade máxima de 168,4 km/h com o mesmo combustível. O consumo na cidade fica em 12,1 km/l (gasolina) e 8,4 km/l (etanol); na estrada, fica em 13,3 km/l com gasolina e 9,4 km/l com etanol.
Em vez de encostar a picapinha, a Fiat decidiu mexer em time que está ganhando e assim o veículo ganhou ares de Argo. Com cinco lugares, traz controle de tração avançado E-Locker (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa de série em todas as versões; quatro airbags na cabine dupla e faróis de led (versão Volcano).
A nova central multimídia Uconnect 7”, com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, é um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do mercado. As versões Cabine Plus contam com o maior volume de carga da categoria (1.354 litros).
Com ótimo ângulo de entrada (24 graus) e maior altura de solo da categoria (até 21,4 centímetros), o modelo traz ainda maior robustez – e beleza. O visual da Nova Strada está em linha com o design bem-sucedido dos últimos lançamentos da Fiat.
Mesmo inspirado nos elementos da picape Toro, o modelo tem identidade própria. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao mesmo tempo, todo o desenvolvido foi realizado no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).
Sua forte presença é marcada por uma frente elevada, com destaque para os faróis de led afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). O conjunto óptico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente.
Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo.
Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à nova Strada uma impressão visual de presença muito marcante.
Além disso, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus.
Linha de cintura avança e deixa o carro mais bonito
A capacidade de carga também vai além e varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada. Todos esses números demonstram a grande versatilidade e a desenvoltura ampliada da nova picape para qualquer situação de uso.
A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo.
O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.
A utilização da plataforma MPP permitiu ainda outras melhorias, a exemplo do diâmetro de giro de apenas 10,7 m. Além disso, a nova plataforma abriga uma moderna arquitetura eletrônica, garantindo novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento, presentes somente em veículos de segmentos superiores.
Interior ficou mais requintado; na foto, a cabine dupla Volcano
A moderna plataforma MPP permite uma arquitetura com equipamentos sofisticados. Como itens de série em todas as versões, a Nova Strada recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+).
Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.
O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.
A nova Strada Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos de couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. A versatilidade do modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).