publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

14/08/2020 - 14h15
LANÇAMENTO > NOVA STRADA

“Torinho” do século passado se reinventa

Testamos a versão top de linha Volcano de R$ 79.990
Luís Perez
Do Carpress, em São Paulo
Fotos Luís Perez/Carpress/Divulgação Apesar de banho de loja, visual da nova Strada continua inconfundível Apesar de banho de loja, visual da nova Strada continua inconfundível

De pensar que ela foi lançada no século passado. Sucumbiram as stations, algumas congêneres, mas a Fiat Strada se mantém líder absoluta da categoria há 20 anos – e só agora chega à segunda geração totalmente renovada.

Mais para carro de passeio do que utilitário esportivo, avaliamos a picapinha na versão Volcano, top de linha, que chega ao mercado por R$ 79.990. A Volcano Cabine Dupla traz motor 1.3 Firefly manual de cinco velocidades.

O modelo oferece motor transversal de quatro cilindros em linha com 101 cv (gasolina) a 109 cv (etanol) de potência. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos com etanol, com velocidade máxima de 168,4 km/h com o mesmo combustível. O consumo na cidade fica em 12,1 km/l (gasolina) e 8,4 km/l (etanol); na estrada, fica em 13,3 km/l com gasolina e 9,4 km/l com etanol.

Em vez de encostar a picapinha, a Fiat decidiu mexer em time que está ganhando e assim o veículo ganhou ares de Argo.  Com cinco lugares, traz controle de tração avançado E-Locker (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa de série em todas as versões; quatro airbags na cabine dupla e faróis de led (versão Volcano).

A nova central multimídia Uconnect 7”, com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, é um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento do mercado. As versões Cabine Plus contam com o maior volume de carga da categoria (1.354 litros).

Com ótimo ângulo de entrada (24 graus) e maior altura de solo da categoria (até 21,4 centímetros), o modelo traz ainda maior robustez – e beleza. O visual da Nova Strada está em linha com o design bem-sucedido dos últimos lançamentos da Fiat.

Mesmo inspirado nos elementos da picape Toro, o modelo tem identidade própria. Com influência italiana, para ser funcional e emocional ao mesmo tempo, todo o desenvolvido foi realizado no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).

Sua forte presença é marcada por uma frente elevada, com destaque para os faróis de led afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). O conjunto óptico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente.

Ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo.

Todo seu desenho exclusivo prossegue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à nova Strada uma impressão visual de presença muito marcante.

Além disso, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus.






Linha de cintura avança e deixa o carro mais bonito

A capacidade de carga também vai além e varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada. Todos esses números demonstram a grande versatilidade e a desenvoltura ampliada da nova picape para qualquer situação de uso.

A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo.

O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.

A utilização da plataforma MPP permitiu ainda outras melhorias, a exemplo do diâmetro de giro de apenas 10,7 m. Além disso, a nova plataforma abriga uma moderna arquitetura eletrônica, garantindo novos equipamentos de conforto, segurança e entretenimento, presentes somente em veículos de segmentos superiores.








Interior ficou mais requintado; na foto, a cabine dupla Volcano

A moderna plataforma MPP permite uma arquitetura com equipamentos sofisticados. Como itens de série em todas as versões, a Nova Strada recebeu, entre outros recursos, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+).

Trata-se de um sistema voltado para situações de off-road leve, que auxilia em manobras do veículo que se encontra em terreno escorregadio e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.

O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.

A nova Strada Volcano conta também com vidros traseiros elétricos, bancos de couro/tecido, câmera de ré, volante em couro, faróis em LED e sensor de estacionamento. A versatilidade do modelo fica ainda mais evidente com itens como capota marítima, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, o cliente pode optar por exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).

Notícias relacionadas

Fiat faz recall do Pulse por conta do sensor de estacionamento

A Stellantis convoca os proprietários dos veículos da marca Fiat, modelo Pulse, ano-modelo 2022, para, a partir do dia 7 de março de 2022, a agendar o comparecimento a uma das concessionárias da rede Fiat a fim de que sejam providenciadas a análise e, se necessária, a substituição da central do sensor de estacionamento dos veículos convocados. Segundo a empresa, “foi identificada a possibilidade de a central do sensor de estacionamento apresentar problemas internos, que desabilitam o sinal sonoro indicativo da aproximação de obstáculos, dianteiro ou traseiro, com o veículo em movimento de manobras, potencializando a ocorrência de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou a terceiros”.

Stellanttis divulga na Holanda seu plano estratégico
A Stellantis N.V. apresentou nesta terça (2º) o Dare Forward 2030, seu ousado plano estratégico para a próxima década, que levará os empregados da Stellantis a serem ‘inigualáveis’ na criação de valor para todos os stakeholders. A Stellantis se compromete a se tornar a campeã da indústria na luta contra as mudanças climáticas, atingindo emissões zero de carbono até 2038.
Antigo de anseios de donos de Strada, agora donos têm motivos para esquecer o pé esquerdo

A Fiat inova sua linha de picapes pequenas coma nova Fiat com câmbio mais gostoso do país, primeira picape com com transmissão automática de sua categoria no país e câmbio CVT que prima pelo conforto e economia de combustível com três modos de funcionamento.

Fiat Pulse chega ao mercado com preços de R$ 79.990 a R$ 115.990

A Fiat lançou nesta terça-feira (19) seu utilitário esportivo Pulse, que chega em cinco versões: Drive 1.3 Manual (R$ 79.990), Drive 1.3 Automático (R$ 89.990), Drive Turbo 200 Automático (R$ 98.990), Audace Turbo 200 Automático (R$ 107.990) e Impetus Turbo 200 Automático (R$ 115.990).

Fiat dará férias coletivas a 1.800 funcionários de Betim (MG)

A Stellantis vai conceder layoff a cerca de 1.800 trabalhadores, pelo período de três meses, da planta da Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) a partir de segunda-feira (4). A iniciativa foi aprovada pelos trabalhadores na semana passada, informa a empresa

Palavras-chave:
  • strada
  • nova strada
  • fiat
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Pulse da Fiat é bem competitivo no mar de SUVs
  • S10 Z71 é meio rústica em conectividade, mas agrada em visual aventureiro
  • Ah, essa nova geração
  • Vem aí o novo Eclipse Cross 2023, feito pela Mitsubishi
  • Uso de máscara está liberado inclusive em locais fechados
  • Dezenove condutores são autuados por embriaguez ao volante
  • Citroën começa a fabricar em série seu novo C3
  • Executivo da GM assume novas posições na corporação
  • Sexta e sábado são os Lion Days oferecidos pela Peugeot
  • Porsche inaugura centro mundial de serviços de alta tecnologia
  • Volkswagen mostra pela primeira vez a Kombi elétrica
  • Aston Martin inaugura nova fase da marca no Brasil
  • Fiat confirma Pulse Abarth para o final deste ano
  • Quase 200 mil motoristas precisam renovar CNH até o fim do mês
  • Corra porque está acabando
Mais notícias
publicidade

Mais Lidas

  • Pulse da Fiat é bem competitivo no mar de SUVs
  • S10 Z71 é meio rústica em conectividade, mas agrada em visual aventureiro
Leia mais
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2022 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade