Mas o Nivus é um misto de utilitário esportivo com cupê em embora lindo, traz como grandes atrativos o que não se vê à primeira vista que são os novos conceitos de conectividade e streaming. O Nivus estreou de uma forma totalmente digital, do Brasil para o mundo.
Mais fotos na galeria!
O novo modelo foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e será produzido inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para comercialização no mercado latino-americano. Em um segundo momento, o modelo será produzido também na Europa.
A revolução que vem desde 2017 tem no Nivus o estreante na América do Sul também sua New Brand Design – vide o novo logo da marca. É uma atitude de marca, com novas cores, mais próxima das pessoas. Por dentro, Há duas telas de 10 polegadas com Active Info Display e o infotainment VW Play.
Batendo recordes de pré-vendas, o Nivus estreou demonstrando uma dinâmica de dirigibilidade sem par no mercado. Com linhas marcantes e muita personalidade, o Nivus carrega no design uma das características que o torna único no mercado. “Desde o início, definimos que o design do Nivus precisaria ser inovador, atraente e ao mesmo tempo funcional”, afirma José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen para a América Latina.
A queda rápida e fluida da coluna C é um dos destaques do design. “Na lateral o Nivus tem um perfil cupê bastante característico. As proporções e os volumes definem um caráter atlético e moderno.” Pavone, que começou os primeiros sketches do Nivus há cerca de quatro anos, explica que a parte frontal do Nivus traz a típica identidade visual de design da Volkswagen, a começar pelo novo logo mais clean.
“Os faróis são conectados com uma grade bastante dominante e com a linhas marcadas no capô, que definem o caráter robusto ao carro.” Há profusão de leds – faróis, o DRL (daytime running light) e faróis de neblina, que conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso.
A parte traseira do Nivus traz um elemento horizontal que une as lanternas de led, formando uma peça única e extremamente elegante, digna de modelos do segmento premium. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.
Volks Play
Nova referência em conectividade, o VW Play é um marco tecnológico na indústria e traz uma série de benefícios para os clientes. O VW Play é uma das principais inovações do Nivus. A central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro.
Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e com botões virtuais, essa plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.
Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um “cockpit digital” (até então conhecido dos mais recentes modelos da Audi) dotado de uma interface intuitiva, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.
Com o Nivus, estreia a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 minutos (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e iFood (delivery de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus.
O VW Play oferece ainda Manual Cognitivo integrado ao veículo (Nivus é o primeiro carro do mundo com esse recurso), capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia, alta qualidade de áudio e grande capacidade de conectividade com smartphones Android e Apple – no caso, é o primeiro carro do Brasil com espelhamento sem fio.
Além do uso de inteligência artificial do Manual Cognitivo, outro diferencial do Volkswagen Nivus é o uso massivo de realidade aumentada e virtual, desde o processo de desenvolvimento de protótipos até o showroom das concessionárias. “O Nivus realmente chegou para inaugurar uma nova era digital para a Volkswagen, com muita tecnologia. Vamos utilizar a realidade virtual para mostrar o Nivus aos nossos clientes. Por meio do DDX (Digital Dealer Experience), o cliente conseguirá ver todos os detalhes do carro em 3D, tudo completamente virtual”, destaca Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil. “Mais de 85% das concessionárias no Brasil estarão equipadas com essa estrutura completa de realidade virtual.”
Detector de Fadiga, Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré são outros itens de segurança e conforto presentes no Nivus. Os faróis e as lanternas são de led, assim com o DRL (Daytime Running Light). O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil.
O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão. São 4,27 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1.49 m de altura e 2,57 m de entre-eixos.
Segundo a Volkswagen, alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir são as principais características do powertrain do Nivus. O motor é o já conhecido 200 TSI (família EA211) de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível.
Esse propulsor entrega até 128 cv de potência máxima e 20,4 kgfm (200 Nm) de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T-Cross.
Modelo acirra esportividade em relação ao T-Cross, lançado em 2019
Em números, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, o seu ‘New Volkswagen’ obteve, conforme normas do Inmetro, 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol).
A linguagem visual da marca Volkswagen também está mudando. Ela será muito mais vibrante, mais colorida e mais natural do que no passado. Além disso, o tom da comunicação segue novas diretrizes: mais humana, com senso de humor, estimulante, focada e acolhedora.
Por muitas décadas, os materiais em vídeo da Volkswagen tem usado uma voz masculina para apresentar seus veículos e em propagandas e outros matérias de comunicação. A partir de agora, a marca adota um tom de voz feminino. Em quase todos os mercados utilizando o novo padrão global de assinatura, os materiais receberão ao final uma assinatura sonora exclusiva seguida por uma mulher com uma voz, agradável, acolhedora e confiante que falará pela Volkswagen.
A apresentação dos veículos, como será vista com o Nivus, terá como foco situações realistas e autênticas, com as quais os clientes possam se identificar de fato. As situações e paisagens terão pessoas em destaque e serão preservados os seus detalhes reais como a interferência da vegetação na imagem do carro, podendo até permitir apenas parte do carro ser visível.
O uso dirigido da luz na combinação de cores e formas é outro elemento-chave de estilo no novo design da marca – na iluminação do logo ao pôr do sol, nas concessionárias e em estandes de vendas em áreas urbanas das cidades. Isso torna sempre marcante e surpreendente o contato com a marca nos mais diversos meios de comunicação e espaços presencias.
A mudança no Brasil será implementada em etapas, com a utilização de um enfoque consciente voltado à otimização de custos e à conservação de recursos, principalmente em função do atual cenário.
Preços e afins
O modelo chega com uma linha bastante enxuta, com apenas duas versões: Comfortline 200 TSI, por R$ 85.890, e Highline 200 TSI, por R$ 98.290. A marca vai posicioná-lo entre o Polo e o T-Cross. Seu novo infotainment VW Play, ACC e frenagem autônoma de emergência são itens de série na versão top de linha Highline.
O Nivus chega às concessionárias de todo o Brasil buscando um público mais jovem do que o do T-Cross no início de agosto, com essa gama enxuta de versões. “O Nivus é o coração da Nova Volkswagen. Daqui do Brasil, projetamos um carro global, para fazer sucesso nos mercados mais competitivos do mundo", afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
"Por isso, a chegada às concessionárias no Brasil, programada para o início de agosto é motivo de orgulho e otimismo para todos nós", completa. Fabricado na planta da Volkswagen na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus é um personagem fundamental na maior ofensiva de produtos da Volkswagen na América Latina.
Detalhes em vídeo sobre o novo Nivus
“Totalmente desenvolvido na América Latina, o Nivus começou a ser produzido no dia 8 de junho, seguindo a programação inicial de lançamento no mercado. Todas as nossas fábricas da Volkswagen no Brasil e na Argentina já retomaram a produção de forma gradativa, respeitando todas as normas de segurança de combate à pandemia", ressalta Di Si.
“Com o Nivus, nosso foco é o cliente com idade média entre 30 e 35 anos, ligado a esportes, tecnologia, games, música, carros, gastronomia, viagens e pets. Esses são os vibrant millennials!”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen América Latina. Não é à toa que o Nivus será o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e que também será produzido e comercializado no mercado europeu a partir de 2021.
Além do consagrado motor 200 TSI e da transmissão automática de seis marchas, o Nivus traz de série em todas as configurações direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função “Coming & Leaving home” e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, Isofix e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos.
Destaque para a conexão de internet via celular, manual cognitivo, APP Meu VW pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros. É uma experiência inédita de uso do infotainment como um tablet a bordo.
Pré-venda
Com o lançamento, a marca apresenta os principais benefícios da pré-venda para os primeiros clientes. Os clientes que optarem por fazer a aquisição do VW Nivus no período de pré-venda contam com benefícios como: um ano de seguro gratuito pela Porto Seguro (independente do perfil do segurado); um ano de mensalidade do tag Sem Parar e um ano de Audio Book 12 Minutos.
A Volkswagen Financial Services elaborou uma condição especial que permite que o cliente fique um ano sem pagar parcelas (carência de 12 meses para início dos pagamentos, 35 parcelas regulares e uma parcela final de 30%, com taxa de 1,09%).
O VW Nivus inaugura um novo segmento no mercado, com um design inovador, que mistura elementos de SUV e linhas de cupê esportivo. Ele é o 1º "smart car" da América Latina com suas duas telas de 10 polegadas com Active Info Display e o novo infotainment VW Play. Além disso, o modelo inova com itens de segmento premium, como ACC (Adaptive Cruise Control), Frenagem de emergência, motor TSI e faróis de LED.
Outra boa notícia é que o VW Play está disponível também como opcional para a versão Comfortline, que vem de série com o sistema de infotainment Composition Touch, em tela de 6,5 polegadas. O VW Play faz parte de um único opcional disponível para o Nivus, o pacote “VW Play & Tech”, que além da moderna central de infotainment, agrega também o ACC, sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento frontal e volante multifuncional revestido em couro com “shift-paddle”. Preço: R$ 3.520.
A suspensão também foi totalmente desenvolvida para atender às necessidades dinâmicas do Nivus. E por entregar uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posição muito confortável ao volante. O Nivus é 27,5 mm mais alto que o Polo, sendo 10 mm da suspensão e mais 17,5 mm do conjunto roda/pneu. Dessa forma, o vão livre do solo do Nivus é maior que o do Polo, o que permite superar lombadas com maior facilidade. Destaque também no Nivus para as regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção, proporcionando excelente posição de dirigir.
Segurança é uma das premissas obrigatórias nos carros da Volkswagen. O resultado deste empenho envolvendo diversas áreas da empresa resultou em um veículo recheado de recursos tecnológicos de segurança ativa e passiva. Algumas delas encontradas apenas em veículos de segmentos superiores.
A grande novidade é o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista determinar a velocidade que deseja trafegar e a distância que quer manter em relação ao veículo à frente. A partir destes parâmetros, o Nivus acelera e freia automaticamente em função do tráfego.
Atrelado ao ACC está o monitoramento frontal de veículos e o sistema de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), que evita uma colisão frontal a até 50 km/h, freando automaticamente (sem qualquer interferência do motorista) o veículo ao identificar um risco iminente de acidente. Em velocidades superior, o sistema também atua com o propósito de evitar danos físicos maiores aos ocupantes.
Importante destacar que tanto no caso do ACC quanto do AEB, a responsabilidade pela segurança do veículo permanece com o motorista. Por isso, a atenção é fundamental. Caso o motorista demonstre sinais de cansaço, o Nivus dispara um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, por meio do Detector de Fadiga, após a análise de uma série de parâmetros, que o condutor pode estar cansado e que precisa, de repente, de um pit-stop para tomar um café e recuperar a atenção ao volante.
Outro recurso importantíssimo, e que está presente no Nivus, é o Post Collision Brake. Este sistema reconhece o primeiro impacto (frontal), aciona automaticamente o sistema de freios e evita colisões sequenciais. Versatilidade única e design funcional. O Nivus é produzido sobre a multifacetada Estratégia Modular MQB, presente nos modelos Polo, Virtus, T-Cross, Jetta, Passat e Tiguan Allspace.
Sua flexibilidade é um dos vários recursos que tornam o Nivus um veículo de versatilidade única no mercado brasileiro. Destaque para o porta-malas, com capacidade para 415 litros, número superior ao dos hatches médios e até mesmo de alguns sedãs.
Suas medidas permitem o transporte de cargas volumosas, assim como a amplitude da abertura de sua tampa facilita o acesso ao compartimento com grandes objetos. O espaço interno é outra virtude do Nivus. Com 4,27 metros de comprimento, 2,57 m de distância entre-eixos, 1.76 m de largura e 1,49 m de altura, o crossover coupé de personalidade única e marcante transporta até cinco ocupantes com conforto para pernas, joelhos, ombros e cabeças.
Infotainment play
Um parque de diversões. O Nivus inaugura um sistema capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para iOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços. É um dispositivo semelhante a um smartphone ou tablet, e marca também a estreia da VW Play Apps, uma loja de aplicativos exclusiva. Há tudo o que existe de bom e melhor. Waze, iFood, além de um convênio com o Sem Parar.
Aliás, a Volkswagen deixou à disposição, que, OK, ninguém é de ferro, falhou duas vezes, mas em outras quatro permitiu que comprássemos lanches sem ter de mexer com cartão, dinheiro, foi atendido por um balconista de luvas e em tempo satisfatório.
"O VW Play é um marco tecnológico na indústria e traz uma série de benefícios para os clientes. Ele foi desenvolvido com base em pesquisas com usuários e pensado na usabilidade real do cliente”, diz Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina. “É um recurso que é a cara da Nova Volkswagen, com foco total na digitalização e que abre várias oportunidades de novos modelos de negócios para a marca.”
O VW Play é uma das principais inovações do Nivus, que vai revolucionar o mercado e inaugurar um novo segmento em 2020. Assim como o Nivus, o VW estreia no Brasil e, em breve, estará em muitos mercados no mundo.
O VW Play é composto 100% por botões virtuais, sensíveis ao toque. Esse conceito, aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria.
Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna. Assim como nos dispositivos de tecnologia, o VW Play possui tela de vidro temperado de alta resistência, com proteção antirrisco e antirreflexo, para entregar ótima usabilidade aliado à uma aparência altamente tecnológica e moderna.
Intuitivo
Desenhado na América Latina, o VW Play foi inspirado no uso de um smartphone. Ela conta com padrões intuitivos do mundo digital, tais como o slider entre telas (aquela função de deslizar o dedo na tela de um lado para o outro para trocar de ambiente de navegação), função volume sensível ao toque (há uma barra crescente na horizontal que, mesmo que o carro passe em um buraco enquanto se ajusta o volume, por exemplo, o sistema “entende” a ação desejada) e botão “home”, que volta para tela inicial.
Isso sem falar na função “buscar”. Basta digitar o que você precisa, que o sistema mostrará o atalho e todas funções relacionadas ao item pesquisado. Igual a um navegador de computador.
A barra virtual do lado esquerdo mostra os ícones referentes ao sistema de infotainment e, do lado direito, são ícones de comando de funções do veículo, como sensor de estacionamento e abertura da tampa do porta-malas.
O VW Play é composto por três telas de comando. Ele é configurado de maneira que a primeira mostra itens de conectividade, comandos do rádio e atalhos de acesso rápido (que o cliente pode escolher os mais úteis para ele). A segunda tela reúne a central de controle do veículo, com informações do computador de bordo, ajustes do painel digital e notificações dos aplicativos. A terceira concentra os aplicativos instalados no veículo.
Com o VW Play, o Active Info Display (uma exclusividade na categoria) ganha novos recursos, como a opção de exibir (dentro dos mostradores) a capa do álbum de música que está tocando ou a foto de quem está ligando, por exemplo.
O VW Play oferece a opção de se escolher um avatar, onde é possível deixar salvo seus atalhos personalizáveis e configurações gerais do sistema. Assim, cada um ajusta o sistema da forma que achar melhor.
Wi-fi
Se você já paga uma conta de celular ou de internet sem fio na sua residência, por que ter outra conta para a internet do seu carro? Foi pensando nisso que a Volkswagen habilitou o recurso de conexão com a internet do VW Play, seja por roteamento de celular ou por um wi-fi. Ao ser conectado, o sistema oferece as mesmas funções de um dispositivo de tecnologia. Ou seja, busca músicas, baixa aplicativos, atualiza rotas no sistema de navegação...
O VW Play tem a mais moderna interação com smartphones disponível no mercado. Para os smartphones com sistema iOS, o VW Play oferece a opção de pareamento sem fio. Trata-se do primeiro carro nacional a chegar ao mercado com essa tecnologia.
O VW Play também oferece conectividade com o Android Auto para celulares que usam o sistema operacional Android.
Vídeos
Além de reproduzir vídeos de alta definição, a tela do VW Play utiliza uma tecnologia que permite a visualização do que está sendo exibido em qualquer ângulo, ou seja, motorista, carona e passageiros do banco de trás têm a mesma nitidez de imagem.
Para garantir a privacidade das informações do VW Play, o sistema tem o recurso “Modo Vallet”. Basta clicar no ícone desta função (é possível também programá-la para entrar em funcionamento automaticamente todas as vezes que se abre a porta do motorista, por exemplo) que o sistema bloqueará todas as informações. O VW Play só desbloqueará o sistema se a senha de quatro dígitos (definida previamente) foi inserida.
Assim é o Nivus. Um automóvel que esconde sob certa simplicidade uma quantidade imensa de tecnologia embarcada. E tecnologia útil para o leitor do dia a dia do usuário.