Mudou em robustez, tecnologia, conectividade – alguns ranzinzas ainda vão bater no painel e vociferar “Plástico duro, plástico duro!” –, enfim, é outro carro, que descontinuou o motor 2.0 e a tração 4x4 em razão das baixas vendas. Para a Renault o 1.6 com tração 4x2 dá perfeitamente conta do recado.
O carro ficou mais bonito. Por fora o design é completamente novo, com linhas mais musculosas. Agora os faróis apresentam a assinatura luminosa característica da gama Renault com luzes diurnas de led em formato de “C”. O novo para-choque se associa às linhas do capô. Mais aerodinâmico, o modelo reduziu o ângulo do para-brisa e aumentou sua linha de cintura, diminuindo assim a área envidraçada.
Por dentro, melhores acabamento e ergonomia. Entre as novidades estão o painel de instrumentos mais moderno e funcional, a central multimídia Easy Link de 8 polegadas, os bancos com novas espumas e novo revestimento, o sistema de ar-condicionado e uma série de materiais que compõem o design.
Há maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (23,7 centímetros). Em uma pista off-road preparada para o teste, o modelo avaliado pelo Carpress mostrou que encara obstáculos com muita facilidade.
O Duster por outros ângulos: promessa de briga boa com outros SUVs
Ele mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno. O modelo também apresenta um aumento de 12,5% em sua rigidez torcional, se comparado ao modelo anterior, o que permite encarar terrenos irregulares com tranquilidade, garantindo conforto a bordo.
O SUV traz a nova central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay. Com layout personalizável para até cinco usuários diferentes, a tela se ajusta ao desejo de cada consumidor.
Pela central multimídia também é possível visualizar imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road. Trazendo mais segurança, o Duster também recebe alerta de ponto cego e o sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis.
São quatro versões: Zen, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic.
Confira preço e conteúdos de cada versão
Zen (R$ 71.790) – Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Stop & Start, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16”, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.
Zen CVT X-TRONIC (R$ 77.790) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT X-Tronic e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.
Intense CVT X-TRONIC (R$ 83.490) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade. Opcional: banco de couro.
Iconic CVT X-TRONIC (R$ 87.490)– Todos os itens da versão Intense - CVT X-TRONIC + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço.
Design
O Duster mudou completamente sem perder a identidade. As novas linhas marcantes do capô, associadas ao novo para-choque cromado, o fazem mais imponente. Outra importante mudança no design foi a redução do ângulo do para-brisa, tornando o modelo mais aerodinâmico.
Ricardo Gondo, presidente da Renult do Brasil, mostra metade do carro antigo e metade do novo em argila
Entre as novidades na parte traseira estão tampa do porta-malas, para-choque e lanternas de LED, que transformam a percepção do cliente e reforçam seu design icônico. Já na parte superior do veículo, novas barras de teto complementam o visual robusto.
Há oito opções de cor: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé, azul Iron e preto Nacré.
A fim de auxiliar o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central mantém o Eco Scoring e Eco Monitoring, sistemas que já existem nos veículos Renault com Media Nav e Media Evolution.
Assista a vídeo que mostra o novo Duster em ação
No motor 1.6 SCe, a grande novidade é a tecnologia Start & Stop, adicionada inclusive às versões equipadas com câmbio CVT X-Tronic. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. O motor é flex e com etanol atinge a potência máxima de 120 cv e o torque (força) é de 16,2 kgfm.
Quem adquirir o novo Duster terá à disposição dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem Renault: Pacote Tech, composto por seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina. Pacote Outsider, proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.
O novo Duster também tem quatro kits exclusivos com mais de 26 acessórios, para atender às necessidades específicas de cada cliente. A instalação destes kits é feito nas concessionárias Renault. São eles: Kit Conforto (tilt down, apoio de braço e tapete de carpete), Kit Família (Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo), Kit Viagem (barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora) e Kit Aventura (proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta).
O carro inclui garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros, revisão Preço Fechado e Renault Assistance durante um ano. Lançado em 2010 na Europa, o Duster (lá vendido como Dacia, marca pertencente ao grupo Renault) é comercializado em mais de cem países e tendo vendido mais de 3,2 milhões de unidades.
Lançado no mercado brasileiro em 2011 – também em Foz do Iguaçu –, o veículo foi um dos pioneiros do seu segmento no país. Desde o lançamento, mais de 280 mil unidades já foram comercializadas no Brasil