publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

23/07/2019 - 20h18
LANÇAMENTO > 100% elétrico

Leaf reafirma protagonismo entre elétricos

Modo “B” usa frenagem regenerativa mais potente
Luiz Humberto Monteiro Pereira
Da Agência Automotrix
Fotos Divulgação O Nissan Leaf, lançamento mais importante da última semana O Nissan Leaf, lançamento mais importante da última semana

A eletrificação é a mais forte tendência da indústria automotiva global, tanto que os veículos híbridos e elétricos dominaram os principais salões automotivos do mundo nos últimos anos.

E o carro 100% elétrico mais vendido do planeta é o Nissan Leaf, lançado em 2010 e com a segunda geração apresentada em 2017 – no total, mais de 400 mil unidades já foram comercializadas.

Atualmente é produzido em três fábricas – Oppama, no Japão, Smyrna, Tennessee, nos Estados Unidos, e Sunderland, na Inglaterra – e vendido em mais de 50 mercados. A segunda geração, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, chega agora ao mercado brasileiro, com estreia simultânea na Argentina, no Chile e na Colômbia.

Importado da Inglaterra, o novo elétrico desembarca em um lote inicial de 200 unidades e será vendido em uma versão única, com preço de R$ 195 mil. No Brasil a venda de automóveis elétricos ainda é incipiente. Estão disponíveis os modelos Renault Zoe (R$ 149.990), BMW i3 (R$ 205.950 a R$ 257.950) e Jaguar I-Pace (R$ 437 mil).

Para este ano, estão previstos os lançamentos do JAC iEV 40, agendado para setembro e com preço de R$ 153.500, e do Chevrolet Bolt, com preço estimado em R$ 175 mil e com estreia no último trimestre. Com o Leaf, a Nissan pretende reeditar no Brasil a posição de liderança em automóveis elétricos que já desfruta nos principais mercados mundiais.

Embora não tenha sido comercializado ao público no mercado brasileiro na primeira geração, o Leaf circulou experimentalmente em frotas de táxis no Rio e em São Paulo de 2013 a 2016 – e algumas das estruturas de recarga utilizadas na época foram reativadas agora.

Afinal, a criação de locais de recarga é uma questão estratégica na popularização dos veículos elétricos, principalmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Por isso o lançamento do novo Leaf será feito inicialmente em apenas em sete concessionárias dos estados de São Paulo (duas lojas), Rio, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Para facilitar o abastecimento de eletricidade, os R$ 195 mil cobrados pelo Leaf já contemplam um kit completo de equipamentos de recarga para casa e rua, com o carregador homologado pela Nissan com a instalação inclusa, um cabo de recarga de emergência e um adaptador para plug do tipo 2.

Com seu perfil baixo e elegante, o novo Leaf traz linhas que denotam uma aerodinâmica esmerada. Os faróis em formato de bumerangue com luzes diurnas DLR em leds e a grade frontal V-motion, característicos da Nissan, se fazem presentes.










Modelo chega comercialmente ao Brasil em sua segunda geração

O tom azul no fundo da grade frontal e na moldura do para-choque traseiro é recorrente na família de veículos elétricos da Nissan. Por dentro, o Leaf incorpora tecnologias que buscam aprimorar o conforto, o prazer de dirigir e a segurança, com atributos que serão vistos em futuros lançamentos da marca.

O mais marcante é o e-Pedal, que permite ao motorista, ao acionar uma tecla no painel, passar a utilizar somente o pedal do acelerador para acelerar, desacelerar e parar o carro. Para acelerar, basta pisar no pedal do acelerador. Soltando gradualmente o pedal do acelerador, o carro para de forma gradual e suave, sem necessidade de se pressionar o pedal do freio.

Além do e-Pedal, o Leaf vem com um conjunto de tecnologias que forma o Nissan Intelligent Safety Shield – algo como “escudo inteligente de segurança”. Integra sistemas avançados de segurança como Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360 Graus com Detector de Movimento, Alerta de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.

O Leaf traz ainda controles de tração e estabilidade, sistema de partida em rampas, controle dinâmico de chassi (que reúne os controles inteligentes de freio e curvas e o estabilizador de carroceria), seis airbags e multimídia A-IVI com tela colorida sensível ao toque. No Brasil, o Leaf tem garantia de três anos sem limite de quilometragem, enquanto o conjunto de baterias tem garantia de oito anos ou de 160 mil quilômetros.

Impressões

O ambiente a bordo do Leaf consegue uma interessante combinação de elegância com futurismo. Na cabine, destaca-se o painel frontal em forma de “asa planadora” (Gliding Wing). Um tom de azul claro aparece nos pespontos dos bancos, do painel e do volante. A configuração do novo display colorido de 8 polegadas com tela de película fina (TFT) dá destaque às principais funções, como o indicador de energia disponível e informações sobre os sistemas de GPS e áudio.

Os mostradores do consumo de energia “induzem” o motorista a dirigir da forma mais econômica e poupar as baterias. A ergonomia é caprichada e os comandos são fáceis e intuitivos.

Em termos de espaço, o Leaf é compatível com um hatch médio convencional. No banco traseiro, dois passageiros viajam bem, embora o espaço para cabeças, pernas e pés não seja dos mais generosos. Um quinto passageiro comprometeria o conforto, além de o lugar central na traseira não contar com apoio para a cabeça.

A central multimídia inteligente A-IVI tem tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas. Permite o uso fácil de aplicativos como Waze, Spotify, Deezer, Google Maps, WhatsApp, Apple CarPlay e Android Auto. Com o aplicativo Door-To-Door instalado em um smartphone, pode-se inserir um destino no GPS antes mesmo de entrar no veículo.

Quando o motorista entra no carro, telefone e central sincronizam e traçam automaticamente a rota. Pelo Apple CarPlay ou Android Auto, o motorista conta com a assistência de voz para responder a mensagens de texto ou traçar rotas no GPS.

Na nova geração do Leaf, o e-powertrain oferece maior eficiência energética e maiores torque e potência em relação à geração anterior. O conjunto de baterias de íons de lítio de 40 kWh oferece autonomia de 389 quilômetros no ciclo WLTP e 240 quilômetros no ciclo americano e proporciona desempenho linear ao entregar potência equivalente a 149 cavalos (110 kW), 37% mais do que na geração anterior, e torque de 32,6 kgfm (26% maior).

O torque máximo, semelhante ao de um motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros, está disponível em 0,1 segundo, característica típica dos veículos elétricos. Isso se traduz em respostas instantâneas às pressões no acelerador, que viabilizam saídas arrebatadoras nos semáforos ou retomadas perfeitas para ultrapassagens seguras.



Dinamicamente, o Leaf impressiona bem. As baterias instaladas no assoalho favorecem o baixo centro de gravidade, o que contribui para a estabilidade em curvas. Outra característica típica dos elétricos é o silêncio. O motor com zero emissões é inaudível. Os ruídos são apenas os aerodinâmicos e de rodagem.

São três modos de condução, selecionáveis por meio de uma alavanca no console que mais parece um “joystick”. O “D” é o modo de operação normal, com a potência máxima do motor, que deixa o carro bem “esperto”. O “Eco” limita o desempenho do motor e ajuda a economizar energia. E o “B” usa uma frenagem regenerativa mais potente, para recarregar com mais eficiência a bateria, mas sem comprometer a potência.

Ao acionar a tecla do e-Pedal, o motorista pode utilizar somente o acelerador para avançar, desacelerar e parar o carro. Soltando lentamente o pedal do acelerador, o carro para de forma gradual e suave, sem necessidade de usar o pedal do freio. Ao soltar o pedal rápido, a frenagem é imediata.

Ao eliminar a necessidade de mover o pé do pedal do acelerador para o de freio para reduzir a velocidade ou parar o veículo completamente, o e-Pedal diminui expressivamente o estresse ao dirigir. Na prática, o funcionamento é simples e intuitivo. Como o pedal de freio convencional passa a ser usado apenas em eventuais necessidades de frenagens mais bruscas, o sistema permite que o motorista acione apenas um pedal em 90% das necessidades de direção.

Além do e-Pedal, o Leaf está equipado com tecnologias de segurança que identificam se o carro está saindo da faixa sem que se perceba, se há pessoas ou objetos atrás do veículo durante uma manobra, presença de veículos em pontos cegos no retrovisor e sinais de fadiga do condutor, entre outras ações preventivas.

O controlador automático de velocidade inteligente, que monitora a distância do carro da frente (pode ser definida no painel), freia o Leaf caso necessário e torna a direção mais segura. Nas manobras, a direção elétrica com relação curta melhora a agilidade. A visualização do entorno do veículo oferecida pelas quatro câmeras que formam a Visão 360 Graus na tela do sistema multimídia é um verdadeiro achado.

O Leaf tem motor elétrico com 110 kw, 149 cv a 9.795 rpm e torque (força) de 32,6 kgfm a 3.283 rpm. Mede 4,48 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,70 metros. O porta-malas não deixa a desejar: 435 litros.

Notícias relacionadas

Nissan apresenta no Japão crossover-conceito Ariya Concept

Ao escolher um nome para o seu novo crossover-conceito elétrico com características próximas de um modelo de produção, a Nissan buscou em seu passado uma palavra que também representasse a futura direção da empresa: Ariya.

Nissan torna processo de recrutamento e seleção totalmente digital

A Nissan do Brasil acaba de implementar uma plataforma 100% digital para modernizar todo o processo de recrutamento e seleção da empresa no Brasil.  Com um banco de dados de mais de 70 mil currículos, o projeto, que leva o nome de Agile Recruitment, oferece mais agilidade e transparência na aquisição dos novos talentos.

Nissan Kicks ganha série Special Edition desde R$ 81.840

A Nissan lança a série especial Special Edition do crossover urbano Kicks. Limitada a 950 unidades, a novidade é baseada na versão S e terá duas opções de câmbio, por R$ 81.840 (manual) e R$ 88.840 (CVT). A série tem diferenciais como a pintura em dois tons e espelhos retrovisores pintados em preto, que deixam o visual sofisticado e mais esportivo.

Nissan usa drones para contar carros no pátio de Resende (RJ)

A Nissan está implementando o uso de drones para elaborar inventários do Complexo Industrial de Resende (RJ). A novidade reduz o tempo gasto na atividade, além de garantir maior confiabilidade às informações.

Veículo 100% elétrico, Leaf é o lançamento da semana

O Nissan Leaf é o lançamento da semana. Mas não só no Brasil. O veículo que na marca japonesa caracteriza início de uma nova era como o 100% elétrico mais vendido do mundo chega também a Argentina, Chile e Colômbia.

Palavras-chave:
  • leaf
  • nissan
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Chinesa JAC lança SUV T60 com preços desde R$ 99.990
  • GM Equinox Midnight estreia com o inédito motor 1.5 Turbo
  • Nissan lança linha 2020 da Frontier desde R$ 140.900
  • Toro e Compass se destacam em maior valor de revenda
  • Fiat lança Argo Trekking com motor 1.8 automático por R$ 68.990
  • Mercedes e Bosch criam centro de testes na região de Campinas (SP)
  • Peugeot fabricará novo hatch 208 na Argentina
  • O jurado que também lida com o carro “usadinho”
  • Audi inicia pré-venda do e-tron desde R$ 459.990
  • Nova carteira digital anuncia mais informações
  • BMW estreia do novo Série 2 Gran Coupe no Salão de Los Angeles
  • Toyota oferece Yaris com motor mais potente em versão XL Plus Tech
  • Toro bate 200 mil unidades e chega na versão Ultra, de R$ 164.990
  • Kicks tem maior volume de vendas em um mês desde o lançamento
  • Renault chama para recall 10.852 Duster e Duster Oroch
Mais notícias
publicidade

Mais Lidas

  • GM Equinox Midnight estreia com o inédito motor 1.5 Turbo
  • Chinesa JAC lança SUV T60 com preços desde R$ 99.990
Leia mais
publicidade

Enquete

QUE MODELO MERECE GANHAR O GRANDE PRÊMIO CARPRESS "ESCOLHA DA AUDIÊNCIA" 2019?

Processando....
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2019 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

publicidade

publicidade