Para defenestrar do mercado um dos maiores investimentos feitos na última década, o do Captiva, o Equinox (que também chega do México), o modelo oferece alto padrão de conforto. Daí uma versão única, a mais sofisticada. Ao propulsor vem uma transmissão automática de nove velocidades. A tração é integral.
Dessa forma a GM completa seu chamado “ano de SUVs”, iniciado com o Tracker, apresentado na fria Detroit, passando por discutíveis Onix e Spint “Activ” e chegando ao Trailblazer. Mas voltemos ao Equinox. Em que pese o porte do modelo à primeira vista – são 4,65 metros de comprimento, 2,11 m de largura, 1,70 m de altura e 2,73 m de entre-eixos –, ele acomoda cinco ocupantes.
Todos eles, no entanto, viajam muito bem acomodados e em segurança, graças à vasta oferta de equipamentos que incluem frenagem automática de emergência, alerta de esquecimento de crianças no banco traseiro e dispositivo de abertura elétrica da tampa do porta-malas por sensor de movimento.
Outra conveniência pouco comum: o modelo traz um sistema que emite ondas contrárias para a neutralização dos ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo.
No alto, traseira do Chevrolet Equinox; acima, interior, que prima pela conectividade
Outra característica está na performance e no comportamento dinâmico similar ao de esportivos. Além de proporcionar acelerações e retomadas de velocidades vigorosas, os 37 kgfm de torque (força) do motor podem ser distribuídos em percentuais diferentes para cada uma das quatro rodas a fim de garantir melhor dirigibilidade. O propulsor é o mesmo do Camaro norte-americano. Assim, o Equinox cumpre a prova de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h.
Além disso, o carro tem sensores, radares e câmeras capazes de identificar situações de risco e acionar de maneira autônoma o sistema de frenagem e o de direção para evitar ou suavizar os efeitos de um acidente.
Como não poderia faltar, no caso de um modelo Chevrolet, o Equinox traz sistema de carregamento wireless para smartphones, multimídia MyLink compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de telemática OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um aplicativo para celular.
Em termos de design, o carro traz elementos característicos dos novos veículos Chevrolet, como a frente ampla e horizontal, faróis afilados integrados à grade que transmite força e modernidade ao conjunto. A esportividade é completada pelas grandes rodas de alumínio aro 19.
Na traseira as linhas são horizontais, e o aerofólio parece flutuar sobre o vidro que segue envolvendo toda a área externa do compartimento de bagagem para transmitir ao mesmo tempo amplitude, dinamismo e leveza. Na base, duas saídas de escape completam o conjunto.
A sofisticação fica evidenciada pelos cromados delineando as janelas das portas. O mesmo acabamento aparece na grade frontal e dá toque especial ao para-choque posterior e às barras longitudinais do teto. Uma moldura fosca contorna toda a parte inferior do veículo e reforça sua robustez.
“Projetamos o Equinox para que ele fosse a principal referência da categoria e para que ocupasse nossa vitrine tecnológica, ao lado do Camaro. O Equinox chega para agregar ainda mais valor à marca Chevrolet e, no segmento de SUVs, imagem de marca é quesito fundamental para a decisão de compra”, afirma Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul. A empresa espera vender mensalmente 350 unidades do modelo.
O Equinox terá três anos de garantia e será vendido em cinco opções de cor: vermelho Glory, preto Global, cinza Graphite, branco Summit e prata Switchblade.