Há duas motorizações: 1.6 de 123 cv de potência com gasolina a 130 cv com etanol e 2.0 de 156 cv a 166 cv. Em todas as versões o modelo traz de série sistema Stop & Go de parada e partida automática, além de oferecer itens como banco do motorista com ventilação e farol direcional cornering lamp, que ilumina na direção e que o volante é virado.
Elaborado na mesma plataforma do sedã Elantra, o Creta é um carro global da Hyundai, mas recebeu toques exclusivos de design para o Brasil. Entra no mais disputado segmento do mercado, em que estão, por exemplo, Jeep Renegade, Nissan Kicks e Honda HR-V.
Seu nome é inspirado na maior ilha da Grécia, no Mar Mediterrâneo, e segue a linha dos SUVs da Hyundai de reverenciar localidades específicas, como Santa Fe, New Tucson e Vera Cruz. As versões (e seus preços) são: Attitude 1.6 manual (R$ 72.990), Pulse 1.6 manual (R$ 78.290), Pulse 1.6 automática (R$ 85.240), Pulse 2.0 automática (R$ 92.490), e Prestige 2.0 automática (R$ 99.490). Tanto a transmissão manual quanto a automática é de seis velocidades.
Modelo combina linhas fluidas com robustez no conjunto
São itens de série em todas as versões moldura cromada na tampa do porta-malas, lanternas Clear Type, retrovisores externos na cor da carroceria com luz indicadora de direção, barras de teto longitudinais na cor prata, acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B, pomo da alavanca de câmbio de couro, detalhes pintados de prata no volante, painel e console, detalhe em cromo acetinado no freio de mão, maçanetas internas em cromo acetinado, monitoramento de pressão dos pneus, alerta sonoro de não-colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro dianteiro, alerta visual de portas e porta-malas abertos, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, limpador e desembaçador do vidro traseiro, Isofix com top tether para cadeirinhas, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança dianteiros de três pontos com pré-tensionador e ajuste de altura, cintos de segurança traseiros de três pontos, alarme, alerta sonoro de travamento das portas, direção elétrica progressiva, sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro rebatível e bipartido 60/40, porta-revista no encosto do banco do passageiro, duas tomadas de 12 volts no console central, porta-óculos no console de teto, espelho com iluminação no para-sol para motorista e passageiro, iluminação no porta-malas, apoio para o pé esquerdo do motorista, comando interno de abertura do tanque de combustível e quatro alto-falantes.
Por fora, visto de frente, o modelo sobressai pela robustez. De lado, tem linhas fluidas que denotam agilidade, como em alguns hatches premium. Visto de traseira, o Creta se assemelha a uma minivan. O porta-malas tem 431 litros, podendo ser ampliado para 1.425 litros com o rebatimento dos bancos. Suas medidas são: 4,27 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,64 m de altura e 2,59 m de entre-eixos. São opcionais para algumas configurações os faróis com projetores e luz diurna DRL de LED, faróis de neblina dianteiros e rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas.
A nova cor perolizada prata Moonlight foi criada exclusivamente para o veículo e se soma às tradicionais branco Polar e preto Onix, aos tons metálicos prata Metal, prata Sand, cinza Titanium e bronze Terra, e às pinturas também perolizadas verde Forest, vermelho Chilli e azul Sky.
Interior da versão top de linha, que inclui acabamento em couro
Por dentro chama a atenção o bom acabamento, mas por vezes um tanto modesto. O Carpress dirigiu uma versão top de linha do Creta e notou que, enquanto há bancos de couro, o painel traz colorido que imita o couro, mas na verdade é em plástico duro.
O Creta Attitude e Pulse vêm equipados com painel de instrumentos Supervision Cluster, acabamento interno na cor preta e pomo da alavanca de câmbio revestido em couro. A versão Prestige conta com o Advanced Supervision Cluster que, além de ser diferente esteticamente, permite configurar diversas funções do veículo.
A sofisticação do modelo top de linha deve-se também ao pacote Brown Leather, apresentando bancos de couro marrom, acabamento das portas e apoio de braços lateral e central em couro preto, costuras na cor marrom, painel de textura exclusiva com detalhes na cor marrom e volante revestido em couro.
A versão top de linha tem ar-condicionado automático digital, chave presencial smart key com telecomando de travamento das portas e porta-malas, partida do motor por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico, computador de bordo com configurador de funções, câmera de ré dinâmica e acendimento automático dos faróis.
Banco ventilado
Item oferecido só em veículos mais sofisticados, a ventilação do banco do motorista utiliza ventiladores localizados no interior do assento e do encosto. Esse recurso aparece na versão Prestige como padrão e oferece três níveis de ventilação, acionados por um botão no console central.
Saída de ar para os passageiros dos bancos traseiros, vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch para subida e descida e antiesmagamento, e abertura e fechamento dos vidros por meio da chave são itens disponíveis a partir da versão Pulse 2.0.
O Creta Prestige vem com seis airbags, sendo dois duplos frontais, dois laterais de tórax e dois cortina. Para as outras versões, são sempre dois airbags frontais. À exceção da versão Attitude, todas as demais trazem sistema completo de segurança ativa, com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, gerenciamento de estabilidade, sinalização de frenagem de emergência e faróis de neblina dianteiros.
Avaliado mais em trechos rodoviários, o Creta se mostrou extremamente ágil na versão 2.0, respondendo bem às aceleradas do motorista. O câmbio automático, no entanto, revelou um motor um tanto ruidoso a rotações mais elevadas, na casa das 4.000 rpms. Há opção de trocas sequenciais, mas apenas na alavanca – borboletas atrás do volante fazem falta.
Para quem não abre mão de conectividade, a Hyundai desenvolveu a nova central multimídia blueNav, de série na versão Prestige. O equipamento tem tela touchscreen de 7 polegadas, navegação GPS embarcada, compatibilidade com Apple CarPlay e Google Android Auto, conexão via Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB/iPod e AUX, microfone no teto e comandos de áudio e Bluetooth no volante.
Para as outras versões, o sistema é blueAudio, que traz tela LCD de 3,8 polegadas com iluminação em fundo preto e informações em branco, o que facilita a leitura durante o dia ou à noite. Conta também com comandos no volante, conexão Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, conexões USB/iPod e AUX e banda de rádio AM/FM.
Assim como a linha HB20, o Creta tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua em cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros. O modelo tem ainda revisões periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos. A primeira mão de obra é gratuita.
Ao que tudo indica, o Creta promete fazer sucesso e vender muito, sobretudo na esteira do sucesso da linha HB20, que surpreendeu até a própria Hyundai. Cacife – leia-se design, robustez, bom nível de equipamento e honestidade – para isso não falta.
Viagem a convite da Hyundai