publicidade

publicidade
  • Home
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
publicidade

28/10/2016 - 10h10
LANÇAMENTO > AVALIAÇÃO

Camaro 2017 faz 50 anos no auge do vigor

Pilotamos o superesportivo de 461 cv da GM em autódromo do interior de SP
Wandick Donett
Do Carpress, em Mogi Guaçu (SP)
Fotos Fabio Gonzalez/Divulgação Modelo será vendido a princípio na série limitada Fifty, por R$ 297 mil Modelo será vendido a princípio na série limitada Fifty, por R$ 297 mil

Um cinquentão com vigor total. Assim é a sexta geração do Chevrolet Camaro, apresentado nesta semana. O superesportivo ficou mais potente, leve e compacto. Traz motor 6.2 V8 de 461 cv, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

Será vendido primeiro na série especial Fifty, por R$ 297 mil. O Carpress acelerou o modelo em um autódromo particular de Mogi Guaçu (SP). O ronco inconfundível do motor ao pisar forte no acelerador é item de série nesse carro – ninguém abre mão desse prazer. Recurso interessante observado no test-drive foi o cronômetro que mede o tempo de 0 a 100 km/h. Fiz a marca em 4,5 segundos (menos 0,3 é para pilotos profissionais).

Mais fotos na galeria!


O superesportivo da GM está bem melhor. A cada ano, desde que foi lançado, a cada geração, introduzem-se mais tecnologia e potência. Ao chegar a meio século e depois de mais de 350 horas de testes em túnel de vento, o novo Camaro está muito melhor para viver a sua sexta geração.

É o tipo de carro que não é para consumidores comuns. Quem tem um Camaro é fã de Camaro. Se já era fã, agora vai enlouquecer com o seu ídolo automotivo. O propulsor foi herdado do Corvette Stingray e é mais eficiente tanto nas retas quanto nas curvas.

Seu sistema de frenagem também é um capitulo à parte, pois não derrapa, não sai de frente e consegue parar de 100 km/h a 0 em inacreditáveis 35 metros. Sim, está mais estável, com a carroceria mais rígida transmitindo mais segurança mesmo com os agressivos 55 cv a mais. Com a aerodinâmica redefinida, o peso foi reduzido em 20%, ganhou mais arrasto e eficiência energetica e o visual ficou mais esportivo.

Neste ano o modelo será vendido só na série especial Fifty (alusão aos 50 anos), na cor grafite e totalmente personalizado. Serão cem unidades que vieram dos Estados Unidos para o Brasil – 43 delas já estão indo embora via sistema de pré-vendas.

Por dentro não falta refinamento e tecnologia. A cabine traz avançados recursos, como painel customizável, head up display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.




No alto, interior recheado de tecnologia; acima, traseira do “muscle car”

O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.

Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama. A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no fim do primeiro trimestre de 2017.

Cerca de 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28% mais rígido e 83 kg mais leve. Já a distribuição de peso é praticamente idêntica entre os dois eixos. Isso foi possível graças à profusão de uso de materiais nobres, como o aço de alta resistência e o alumínio em diversos componentes do veículo. Um exemplo é o sistema de suspensão, que ficou 12 kg mais leve.

O conjunto dianteiro agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar controle excepcional do veículo e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas.

“A estrutura leve e reforçada, a adição de tecnologias dinâmicas de última geração, os freios e o motor mais eficientes deixaram o Novo Camaro muito mais ágil que o anterior, seja em retas ou em curvas”, destaca Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM. “Tudo isso torna a experiência ao volante completamente diferente, algo muito próximo do que se encontra em bólidos de competição, porém com comodidades de um veículo de passeio de luxo.”

De série na versão SS mundo afora, os freios de alta performance da marca Brembo trazem discos ventilados de 345 milímetros na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. Contam com assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA).

Seus pneus foram feito para oferecer o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. As rodas são de alumínio aro 20.

Modos de condução

O novo Camaro traz sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine.

O cupê soma teto solar elétrico à sua lista de equipamentos de série. Da mesma forma, o conversível ganha capota com acionamento retrátil completamente automático. A operação pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h). Interessante observar que, quando fechada, a capota traz exatamente a mesma silhueta do cupê.

Outra novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores. Configurável, ela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo.

Traz informações gerais do veículo – velocidade instantânea, hodômetro parcial, consumo médio, velocidade média para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, vida útil do óleo, monitoramento de pressão dos pneus, média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 quilômetros, cronômetro, horas do motor, horas marcha lenta do veículo –, informações de performance, do áudio, do telefone, de navegação, bem como aviso de velocidade, seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo e Informações de Performance, por exemplo.

Outra tela, de oito polegadas, posicionada na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções da mais avançada geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.

Os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de mão passa a ter acionamento elétrico, aumentando a sensação de espaço na cabine. O novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cor disponíveis.

A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.

Os bancos dianteiros estão mais anatômicos. Ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta, aquecimento e o emblema “Fifty” em todas as configurações.

A linha 2017 do superesportivo da Chevrolet adiciona a sua ampla lista de itens de série partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.

O novo Camaro é produzido nos Estados Unidos. Desde que foi lançado no Brasil, no final de 2010, o Camaro teve mais de 5.000 unidades emplacada no país, o que faz dele o superesportivo de maior sucesso comercial da atualidade. É comum nas ruas acharem que ele custa mais do que o preço sugerido.

Faz pouco tempo que cheguei aos 50 anos. Quisera tivesse atingido essa idade com tamanho vigor e com esse ronco que faz sucesso entre as mulheres...

Notícias relacionadas

Toyota apresenta o Corolla GR-S

A Toyota apresenta o Corolla GR-S 2021, nova versão do líder de vendas da categoria no Brasil, agora mais esportivo e com itens exclusivos Gazoo Racing. Primeiro modelo produzido no Brasil com a grife GR e desenvolvido em parceria com a Argentina, o sedã leva em consideração o lema “pushing the limits for better” (em tradução livre, “indo ao limite em busca do melhor”), que tem como objetivo desenvolver carros cada vez melhores e de alta performance.

S10 High Country tem internet “limpinha”
Quem gosta de picape e não faz muito uso destes veículos para trabalho geralmente dá um valor altamente considerável ao visual, tecnologia e robustez para a compra. Com muitas escolhas possíveis (S10, Hilux, Amarok, Ranger, Frontier, L200, Toro, Strada, Saveiro), na maioria das vezes a decisão é tomada por detalhes. E para isso, confiança, mercado e o próprio design valem votos para eleger a sua favorita para a compra.
Chevrolet vai estrear versão RS no Brasil

Dentro de sua linha de séries especiais, a versão RS é uma das mais cultuadas da Chevrolet no mundo por agregar acabamentos exclusivos que proporcionam um design mais esportivo ao veículo.

Nova Chevrolet S10 traz internet a bordo

Se existe um setor que mais cresce em meio à pandemia, esse setor responde pelo nome de agronegócio – é o que mais cresce na economia, e a forte ligação da Chevrolet S10 com o campo ganha ainda mais relevância.

Web revela aspectos da nova Chevrolet S10

O próximo lançamento da Chevrolet vem aí é a nova picape média S10, que chega às concessionárias da marca ainda no terceiro trimestre deste ano.

Palavras-chave:
  • camaro
  • chevrolet
  • esportivo
voltar ao topo
publicidade

Últimas Notícias

  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Caoa Chery lança versão RXS de seu sedã Arrizo 5 por R$ 84.390
  • Volvo XC40 híbrido economiza combustível, mas não aceleração
  • Confira dez dicas para que o carro não estrague o seu final de ano
  • Renault é 1ª montadora a lançar agendamento pelo WhatsApp
  • Indício de fim de linha, Volkswagen up! chega na versão única Xtreme
  • Uma década atrás, Ford prometia SUV derivado da Ranger
  • Série especial do Audi Q3 chega em janeiro por R$ 255.990
  • Ford cria traje com refletores para promover segurança de ciclistas
  • Andamos no Atron 1635, um dos 12 últimos 'bicudos' da Mercedes-Benz
  • Metamorfose: Versa passa de “bom custo-benefício” para carro-desejo
  • Volkswagen Taos é apresentado pela primeira vez no Brasil
Mais notícias
publicidade
publicidade

Mais Lidas

  • Jetta GLI tem preço salgado, mas é um doce prazer de dirigir
  • Troca-troca: confira os carros que saem e os que chegam
  • Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil
  • Começando a pensar em viajar? Veja que carros alugar no Exterior
Leia mais
publicidade
publicidade
publicidade
  • Home
  • Canais
  • Notícias
  • Lançamento
  • Reportagem
  • Opinião
  • Prêmio Carpress
  • Caminhões e ônibus
  • Ela e os Carros
  • Multimídia
  • TV Carpress
  • Galeria de fotos
  • Mais na web
  • YouTube Tele Perez Oficial
  • Especiais
  • Salão de Paris
  • Salão de SP
  • Salão de Detroit
  • Salão de Frankfurt
  • Um mês com...
  • Sobre o Carpress
  • Expediente
  • Media kit
  • Contato
  • Normas de segurança e privacidade
Desenvolvido por ADR Web
© 2006-2021 Carpress® - Todos os direitos reservados
Scroll to Top

É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça a nossa Política de Privacidade.

publicidade

publicidade