Será vendido primeiro na série especial Fifty, por R$ 297 mil. O Carpress acelerou o modelo em um autódromo particular de Mogi Guaçu (SP). O ronco inconfundível do motor ao pisar forte no acelerador é item de série nesse carro – ninguém abre mão desse prazer. Recurso interessante observado no test-drive foi o cronômetro que mede o tempo de 0 a 100 km/h. Fiz a marca em 4,5 segundos (menos 0,3 é para pilotos profissionais).
Mais fotos na galeria!
O superesportivo da GM está bem melhor. A cada ano, desde que foi lançado, a cada geração, introduzem-se mais tecnologia e potência. Ao chegar a meio século e depois de mais de 350 horas de testes em túnel de vento, o novo Camaro está muito melhor para viver a sua sexta geração.
É o tipo de carro que não é para consumidores comuns. Quem tem um Camaro é fã de Camaro. Se já era fã, agora vai enlouquecer com o seu ídolo automotivo. O propulsor foi herdado do Corvette Stingray e é mais eficiente tanto nas retas quanto nas curvas.
Seu sistema de frenagem também é um capitulo à parte, pois não derrapa, não sai de frente e consegue parar de 100 km/h a 0 em inacreditáveis 35 metros. Sim, está mais estável, com a carroceria mais rígida transmitindo mais segurança mesmo com os agressivos 55 cv a mais. Com a aerodinâmica redefinida, o peso foi reduzido em 20%, ganhou mais arrasto e eficiência energetica e o visual ficou mais esportivo.
Neste ano o modelo será vendido só na série especial Fifty (alusão aos 50 anos), na cor grafite e totalmente personalizado. Serão cem unidades que vieram dos Estados Unidos para o Brasil – 43 delas já estão indo embora via sistema de pré-vendas.
Por dentro não falta refinamento e tecnologia. A cabine traz avançados recursos, como painel customizável, head up display, multimídia Mylink com Android Auto e Apple Car Play, alto-falantes Bose, carregador wireless para smartphone, volante com aquecimento, bancos dianteiros com ventilação, ajuste elétrico e memória, ar-condicionado dual zone, além de partida remota da ignição.
No alto, interior recheado de tecnologia; acima, traseira do “muscle car”
O cupê da Chevrolet adiciona ainda seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios de alta performance Brembo com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, pneus mais largos, teto solar, faróis de xenônio e lanternas com LEDs.
Do modelo anterior, o Camaro 2017 manteve somente duas peças: a gravata dourada da Chevrolet e o emblema SS que identifica a versão luxuosa da gama. A configuração SS conversível também estará disponível no mercado brasileiro. A previsão é que ela estreie nas lojas no fim do primeiro trimestre de 2017.
Cerca de 70% dos componentes da arquitetura do Camaro foram desenvolvidas especificamente para o carro, que está estruturalmente 28% mais rígido e 83 kg mais leve. Já a distribuição de peso é praticamente idêntica entre os dois eixos. Isso foi possível graças à profusão de uso de materiais nobres, como o aço de alta resistência e o alumínio em diversos componentes do veículo. Um exemplo é o sistema de suspensão, que ficou 12 kg mais leve.
O conjunto dianteiro agora é multi-link McPherson com geometria específica, barra estabilizadora e pivô duplo, enquanto o traseiro é do tipo independente com cinco braços, desenhado para proporcionar controle excepcional do veículo e não deixar a carroceria empinar em acelerações bruscas.
“A estrutura leve e reforçada, a adição de tecnologias dinâmicas de última geração, os freios e o motor mais eficientes deixaram o Novo Camaro muito mais ágil que o anterior, seja em retas ou em curvas”, destaca Fabiola Rogano, vice-presidente de engenharia da GM. “Tudo isso torna a experiência ao volante completamente diferente, algo muito próximo do que se encontra em bólidos de competição, porém com comodidades de um veículo de passeio de luxo.”
De série na versão SS mundo afora, os freios de alta performance da marca Brembo trazem discos ventilados de 345 milímetros na dianteira e 338 mm na traseira, todos com pinças de quatro pistões. Contam com assistência antiblocante (ABS), distribuição da força de frenagem (EBD) e frenagem de urgência (PBA).
Seus pneus foram feito para oferecer o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados. As rodas são de alumínio aro 20.
Modos de condução
O novo Camaro traz sistema de vetorização do torque, controle de tração e de estabilidade e um inédito seletor com quatro modos de condução (Passeio, Esportivo, Neve, Pista), que configura diversos parâmetros do veículo. Muda desde a sensibilidade do pedal do acelerador e do volante, passando pelo mapeamento da transmissão até a cor da ambientação da cabine.
O cupê soma teto solar elétrico à sua lista de equipamentos de série. Da mesma forma, o conversível ganha capota com acionamento retrátil completamente automático. A operação pode ser feita remotamente pela chave ou por um botão no console, mesmo com o carro em movimento (até 50 km/h). Interessante observar que, quando fechada, a capota traz exatamente a mesma silhueta do cupê.
Outra novidade é uma tela de alta definição, de oito polegadas, entre os dois mostradores. Configurável, ela pode exibir informações adicionais de performance, de navegação, do multimídia e do computador de bordo.
Traz informações gerais do veículo – velocidade instantânea, hodômetro parcial, consumo médio, velocidade média para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, vida útil do óleo, monitoramento de pressão dos pneus, média e melhor consumo nos últimos 50, 100 e 650 quilômetros, cronômetro, horas do motor, horas marcha lenta do veículo –, informações de performance, do áudio, do telefone, de navegação, bem como aviso de velocidade, seleção das telas a serem exibidas em Informações Gerais do Veículo e Informações de Performance, por exemplo.
Outra tela, de oito polegadas, posicionada na parte central do painel e sensível ao toque, exibe as funções da mais avançada geração do multimídia MyLink, com Android Auto e Apple CarPlay, comando de voz e sistema de navegação com mapas em 3D.
Os comandos do sistema de ar-condicionado (dual zone) foram incorporados às molduras das saídas de ventilação e o freio de mão passa a ter acionamento elétrico, aumentando a sensação de espaço na cabine. O novo Camaro permite ainda a customização da iluminação dos LEDs internos que contornam o multimídia, os painéis de porta e o porta-copos central. São 24 opções de cor disponíveis.
A cor ambiente também muda quando o motorista troca os modos de condução. Na posição “Passeio”, indicado para uma condução mais tranquila, a iluminação fica azul clara. No modo “Pista”, que deixa o comportamento do carro completamente arisco, a iluminação fica vermelha.
Os bancos dianteiros estão mais anatômicos. Ganham sistema de ventilação interno e ajuste elétrico com três opções de memória – válidas também para os retrovisores externos; enquanto o volante redesenhado traz base reta, aquecimento e o emblema “Fifty” em todas as configurações.
A linha 2017 do superesportivo da Chevrolet adiciona a sua ampla lista de itens de série partida remota pela chave ou por botão no painel, sistema de destravamento das portas por aproximação (keyless), carregador de celular wireless, sistema de som Bose, oito airbags, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e alerta de pressão e temperatura dos pneus, entre outros.
O novo Camaro é produzido nos Estados Unidos. Desde que foi lançado no Brasil, no final de 2010, o Camaro teve mais de 5.000 unidades emplacada no país, o que faz dele o superesportivo de maior sucesso comercial da atualidade. É comum nas ruas acharem que ele custa mais do que o preço sugerido.
Faz pouco tempo que cheguei aos 50 anos. Quisera tivesse atingido essa idade com tamanho vigor e com esse ronco que faz sucesso entre as mulheres...