No país os veículos dos sonhos da marca da estrela vão do Classe C Coupé, que chega no segundo semestre, ao Classe S Coupé com 94 cristais Swarovski em seu conjunto óptico.
Em julho chegam os roadsters SL e SLC, incluindo suas versões de alta performance da divisão esportiva AMG. As duas novidades chegam reestilizadas, com linhas e acabamento em que a proposta é reforçar o prazer da direção open-air.
Os modelos trazem teto rígido e sistema vario-roof, que em segundos transforma o veículo de roadster em cupê, além do sistema Dynamic Select, que adapta os parâmetros de direção, transmissão e suspensão e permite que suas características sejam ajustadas instantaneamente ao toque de uma tecla, de série. As opções são Eco, Comfort, Sport, Sport + e Individual.
Há ainda faróis full LED com Intelligent Light System, que se adaptam automaticamente às condições de luz, de condução e da via. Os modelos são equipados com seis airbags (dois localizados no volante e no painel, acima do porta-luvas, dois laterais que saem da parte traseira dos assentos em direção à porta e dois de cabeça na parte superior da coluna cobrindo as janelas).
Também há sistemas de proteção em caso de capotamento. Para o SLC, há dois arcos fixos posicionados atrás do apoio de cabeça, enquanto o SL traz duas barras retráteis pré-tensionadas por molas no compartimento traseiro, também atrás dos apoios de cabeça. Elas são ativadas no momento em que o sensor de colisão do controle do airbag reconhece uma situação iminente de batida.
Neste ano faz duas décadas que surgiram os primeiros roadsters compactos, com o SLK, modelo mais tradicional da categoria, que agora é relançado com nova nomenclatura e mais tecnologia. Nesse período foram vendidas 670 mil unidades.
Na versão AMG SLC 43, a prova de 0 a 100 km/h é feita em 4,7 segundos
O nome SLC tem origem no sedã Classe C, com o qual compartilha plataforma e muitas das tecnologias. O carro chega em duas motorizações – SLC 300 e Mercedes-AMG SLC 43, este último com linhas mais agressivas.
O SLC 300 é equipado com motor 2.0 de quatro cilindros em linha e 245 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Custa R$ 292.900. A versão Mercedes-AMG SLC 43 tem motor com motor 3.0 V6 biturbo e 367 cv, indo da imobilidade aos 100 km/h em 4,7 segundos. O preço sugerido é de R$ 399.900. Nos dois casos a transmissão é 9G-Tronic.
Mercedes-Benz SL
Ícone da Mercedes, roadster SL chega em duas versões, SL 400 (R$ 605.900) e Mercedes-AMG SL 63 (R$ 887.900), com transmissão 9G-Tronic na versão regular e AMG Speedshift MCT de sete marchas na AMG, também com Dynamic Select.
Entre os destaques, está o acabamento do defletor de vento em tecido de alta qualidade, bancos dianteiros climatizados e o sistema Airscarf, responsável pelo aquecimento do pescoço dos ocupantes.
O Mercedes-AMG SL 63 (R$ 887.900) cumpre o 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos
O modelo teve sua iluminação interna reformulada com luzes indiretas no interior com três opções de cor. O SL 400 traz motor 3.0 V6 biturbo de 367 cv de potência (34 cv a mais do que a versão anterior), indo de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Mercedes-AMG SL 63 tem motor 5.5 V8 biturbo de 585 cv – 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e máxima de 300 km/h.
O superesportivo é o primeiro modelo da marca no Brasil a vir de série com o Active Body Control, sistema de suspensão inteligente que reduz os efeitos da força centrífuga ao sair com o veículo em curvas acentuadas e ultrapassagens.
“Desde a invenção do automóvel, há 130 anos, a Mercedes-Benz tem buscado se manter à frente do seu tempo no desenvolvimento de tecnologias que façam dos nossos veículos ainda mais seguros e confortáveis”, afirma Holger Marquardt, diretor-geral Automóveis América Latina e Caribe.
“Outra premissa importante da marca é continuar explorando seu DNA derivado das pistas de corrida, investindo em modelos que agregam também esportividade, alto desempenho e encantam aqueles que buscam uma verdadeira experiência ao dirigir.”